terça-feira, 30 de março de 2010

the history of my friend


Picture made by Una, Letonne.
wo3 shì shuí ne? Zhè shì yi ge nán de wèn ti.

IS THERE A WAY TO DEFINE MYSELF? THINK ABOUT YOU...
是谁呀? 还是一个.
who am I? That's a difficult question.
Je suis qui? C'est un difficile question.
Quién soy? Es una questión muy dificil.
Quem soy eu? essa é uma questão muito difícil.

I believe deeply that what is important is not what we've got in this life, but what we do to that. Our decisions can open doors for great dreams we may have or destroy all hope, we just need to choose the first. Just try to live a peaceful life. Deeply. NOTHING ELSE CAN SAY WHAT I AM BESIDES MY OWN ACTIONS AND CHOICES. AND BEYOND IT, JUST MY FAITH AND BELIEFS, MY INTERNAL HUMAN BEEN, MY DEEPEST "I".

BY:ANDREICO

domingo, 28 de março de 2010

unicef

Ficheiro:Flag of UNICEF.svg
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês United Nations Children's Fund - UNICEF) é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

O UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

Tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.O mundo já viu muitas guerras. Todas elas prejudicam as famílias dos países atingidos, especialmente as crianças.
Depois da Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945, muitas crianças na Europa, no Oriente Médio e na China não tinham quem cuidasse delas. Ficaram sem casa, sem família, sem saúde, sem comida, às vezes sem tudo isso de uma vez. Dizem que a união faz a força. Então, um grupo de países reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu arregaçar as mangas e fazer alguma coisa. Foi fundada em 11 de dezembro de 1946, e foi criada para ajudar as crianças que viviam na Europa e que sofreram com a 2.ª Guerra Mundial. Sua sede é em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

No começo, o UNICEF era um fundo de emergência para ajudar as crianças que sofreram com a guerra. Mas alguns anos depois, milhões de crianças de países pobres continuavam ameaçadas pela fome e pela doença. Não dava para ficar de braços cruzados... Em 1953, o UNICEF tornou-se uma instituição permanente de ajuda e proteção a crianças de todo o mundo, e é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Hoje, está presente em 191 países. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência ,ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

Em paralelo o UNICEF apoia projectos concretos desenvolvidos por organizações não-governamentais ou governamentais que oferecem soluções locais ao problema. São projectos de atendimento directo a crianças e adolescentes em todas as regiões do mundo. As iniciativas que conseguiram criar metodologias inovadoras e eficientes para tratar o problema são divulgadas e inspiram outras instituições e projetos.

O que faz

O UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.

Ao elaborar o seu Plano de Acção para 2002/2005, o UNICEF decidiu mobilizar os seus recursos para conseguir resultados para as crianças em seis áreas de intervenção prioritária:

* Educação das crianças: para que todas as crianças tenham acesso e completem o ensino primário.

* Desenvolvimento na primeira infância: para que cada criança tenha o melhor começo de vida.

* Imunização “mais”: proteger as crianças de doenças e deficiências, dando

especial relevo à imunização.

* Luta contra o HIV/SIDA: para prevenir a propagação da doença e para que as crianças e jovens infectados

e afectados pela Sida recebam cuidados adequados.

* Protecção Infantil: para que todas as crianças possam crescer livres da violência, exploração, abusos

e discriminação.

* Educação escolar

A criança em primeiro lugar

o logotipo da UNICEF.

A missão é lutar por um mundo melhor, com o respeito pelas crianças.

O UNICEF trabalha com governos e organizações não-governamentais (ONGs) de 191 países e territórios em todo o mundo para que todos os direitos das crianças sejam respeitados. O dinheiro do Fundo vem de doações voluntárias do governo, de ONGs e de pessoas comuns.

O UNICEF é financiado por contribuições voluntárias e com o apoio do sector privado. Esta colaboração assume diversas formas, nomeadamente:

• donativo em nome da empresa - muitas empresas, ou fundações com carácter de solidariedade a elas associadas, decidem fazer directamente um donativo no valor que desejarem.

• campanhas de marketing social - em que uma empresa decide doar uma percentagem das vendas de um produto ou serviço à UNICEF. Deste modo as empresas aumentam a notoriedade e vendas das suas marcas e, ao mesmo tempo, contribuem para uma causa.

• campanhas de angariação por meio dos clientes – incentivo à participação dos clientes por meio de programas de fidelização.

• recolhimento de fundos junto dos colaboradores - em alguns casos, o montante angariado é duplicado pela empresa.

• patrocínios de iniciativas e eventos

• voluntariado - a empresa disponibiliza uma parte da carga horária dos seus colaboradores para participarem em acções de voluntariado.

• compra de cartões de Natal e produtos UNICEF

Todas as parcerias se caracterizam respeito mútuo e pelo reforço das potencialidades de cada uma das organizações.

Desde 1950, o UNICEF trabalha no Brasil, em parceria com governos municipais, estaduais e federal, sociedade civil, grupos religiosos, mídia, setor privado e organizações internacionais, incluindo outras agências das Nações Unidas, para defender os direitos de meninas e meninos brasileiros.

O UNICEF atua na articulação, no monitoramento e avaliação e na promoção de políticas públicas na área da infância e da adolescência.

Entre 2007 e 2011, a atuação do UNICEF no Brasil tem como objetivo garantir a cada criança e adolescente os seus direitos a:

* Sobreviver e se desenvolver;
* Aprender;
* Proteger e ser protegido do HIV/aids;
* Crescer sem violência;
* Ser prioridade absoluta nas políticas públicas.

A garantia desses direitos tem a ver com o reconhecimento de que alguns grupos de crianças e adolescentes estão mais vulneráveis à violência, à exploração e a várias situações de risco. Por isso, os direitos devem ser entendidos a partir de dois temas transversais fundamentais na universalização dos direitos: a promoção da eqüidade de raça/etnia e de gênero e a participação das próprias crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida, sua família e sua comunidade.

Os esforços para a garantia dos direitos também devem ser entendidos a partir das históricas disparidades regionais. Desse modo, para universalizar os direitos, é preciso centrar foco em algumas áreas geográficas do Brasil. São elas:

* o Semi-árido brasileiro, onde se encontram os piores indicadores sociais e onde 70% dos 13 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza;
* a Amazônia, onde vivem 9 milhões de crianças e adolescentes de considerável diversidade étnica e social, vivendo esparsamente em enormes áreas onde o desenvolvimento econômico, social e institucional é precário;
* as comunidades populares dos grandes centros urbanos do País, onde prevalecem altos tipos de violência contra crianças e adolescentes

Fonte dos dados estatísticos

IBGE/PNAD 2006 e Estimativas populacionais 2007 metodologia AiBi (para total de crianças e adolescentes na Amazônia).

FUNDAÇÃO ROTARIA!

http://files.rotarycivr.webnode.com/200000036-be189bfeb8/rotary-roda-gira.gif
O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, não é secreto, nem filantrópico ou social.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir; 2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; 4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr - engenheiro de minas, Hiran Shorey - alfaiate, Silvester Schiele - comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.

Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 32.400 Rotary Clubs espalhados por 168 países do mundo.

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.

A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes e distritos.

História do Rotary

É difícil dizer exatamente quando surgiu o Rotary. Muitos usam a data de fundação do Rotary Club de Chicago -- 23 de fevereiro de 1905 -- como referência principal, porém seu embrião foi gerado em 1900.

Naquela época, havia em Chicago um advogado em início de carreira chamado Paul Percy Harris que crescera na pequena, pacata e acolhedora Wallingford, no estado de Vermont e que, morando na segunda maior cidade do continente, sentia falta do espírito de camaradagem de seus tempos de infância, juventude e universidade.

Mas, em uma noite do verão de 1900, Paul foi jantar na casa de um colega advogado no bairro de Rogers Park. Terminada a refeição, saíram para uma caminhada nas redondezas e Paul viu que seu anfitrião tinha conseguido fazer vários amigos no comércio local. Alí lhe surgiu a ideia de um clube que transformasse relacionamentos comerciais em amizades. Tal idéia ficou encubada na mente de Harris durante cinco anos, até que, na noite de 23 de fevereiro de 1905, ele e mais três amigos fizeram a primeira reunião do que seria o primeiro Rotary Club.

Fundação do Rotary Club de Chicago

Os primeiros rotarianos eram homens de negócios (que em inglês, businessman, é um termo muito amplo) vindos de cidades pequenas e que haviam conseguido se estabelecer na metrópole. Além de Paul, estavam presentes um cliente seu, Silvester Schieler, um outro amigo, Gustavus (Gus) Loehr e um amigo deste último, Hiram Shorey. Um quarto nome, Harry Ruggles, era parte da lista inicial de Paul mas somente começou a frequentar o clube a partir da segunda reunião. Schieler tinha uma empresa de fornecimento de carvão, na época o principal meio de aquecimento de interiores, e Loehr era engenheiro de minas. Não se conheciam mas Paul previra, com sucesso, que se tornariam amigos com o convívio. Shorey era o que se chamava na época de merchant tailor, que hoje corresponderia a ser dono de uma confecção, e Ruggles tinha uma gráfica, a qual fazia os papéis do escritório onde Paul trabalhava.

Na gênese do Rotary, podemos já ver dois de seus elementos principais: o companheirismo e as relações profissionais.

O terceiro elemento, o serviço à comunidade, surgiu em 1907, quando o Rotary Club de Chicago decidiu construir um banheiro público (eufemisticamente chamado de "Public Comfort Station"). Embora com certa pressão contra de algumas lojas e bares vizinhos, o projeto foi realizado, tornando-se o primeiro de milhares de outros.
Intercâmbio de jovens

Um dos principais programas do Rotary International é o intercâmbio de jovens. Todos os anos, mais de 8.000 jovens viajam para países diferentes, patrocinados por Rotary Clubs, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e fraternidade entre as diversas nações em todo o mundo, bem como promover o intercâmbio de culturas e valores, fundamentais para o estabelecimento da paz e da boa-vontade no mundo.
Fundação Rotária do Rotary International

A Fundação Rotária do Rotary International é uma organização que suporta os esforços do Rotary International para alcançar a compreensão e paz mundial através de programas internacionais humanitários, culturais e educacionais. A Fundação é mantida somente através de contribuições voluntárias de Rotarianos e amigos da Fundação que compartilham esta visão de um mundo melhor.

Foi criada em 1917 pelo sexto presidente do Rotary International, Arch C. Klumph, como um fundo de doações para o Rotary "para fazer o bem no mundo". Tem crescido desde uma contribuição inicial de US$26,50 somente para mais de US$55 milhões.

O Rotary Club de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, Brasil, conta com 41 associados e se destaca no Distrito 4600, na área denominada 01 e seus rotarianos se reúnem todas as segundas-feiras, às 20:00 h, no Porto Grande Hotel.

Este clube se dedica muito a receber jovens intercambistas e a contribuir de diversas formas para a Fundação Rotária, tendo crescido bastante nos últimos anos a partir da presidência de Ivan de Carvalho, sucedido por João Carlos de Souza Lima Figueiredo e no ano rotário 2008-2009, por Olga Hon Viganó. Atualmente, nas sessões ordinárias cada vez mais é crescente o companheirismo, com jantares regados por Palestras, leitura de artigos em jornais, desenvolvimento de serviços à comunidade, arrecadação de recursos, eventos gastronômicos, como o MACARRÃO AO VIVO, já na sétima edição, além de contribuir para o crescimento do quadro social e valorização e ações em prol das crianças, das gestantes, da igualdade entre os sexos e dos outros cinco modos de melhorar o mundo, conforme os parâmetros da ONU.
E bem,eu como um interctiano,( club patrocinado pelo rotary club)me sinto honrado por fazer parte dessa história.

Rotary club e Interact club de mirandópolis distrito 4470,para mim foi um prazer ter conhecido essa instituição em minha cidade ,"graças ao intermédio de minha ex-professora e minha grande amiga ,além rotariana Marita Rodella Amancio Pinhata",pois logo de cara me identifiquei,e sempre tento me empenhar ao massimo para ajudar a instituição em que participo,quanto ajudar a sociedade em geral.

Rotarianos famosos

* Albert Sabin, Estados Unidos
* Ron Hubbard, Rodésia
* George W. Bush, Estados Unidos
* General Douglas MacArthur, Estados Unidos
* Walt Disney, Estados Unidos
* Soleiman Frangieh, Líbano
* Konosuke Matsushita, Japão
* Ernest Medina, My Lai, Vietnã/Vietname
* Principe Bernhard de Holanda, Países Baixos
* Neville Chamberlain, Primeiro Ministro, Birmingham, Reino Unido
* Hassan II de Marrocos, Marrocos
* Rainier III de Mônaco, Mônaco
* Nelson Pereira dos Santos, Brasil
* Charles Lindbergh, Estados Unidos
* Bill Gates, Estados Unidos



Ligações externas

* O portal da Família Rotaria Brasileira (em português)
* Rotary International Página oficial (em inglês - link para português)
* Página Oficial da Secretaria de Rotary no Brasil (em português)
* Revista Brasil Rotário
* Intercambio
* Rotex
* Intercâmbio de Jovens do Rotary

legião urbana,uma legião de fãns

http://afrorocks.files.wordpress.com/2009/07/legiao-urbana-02.jpg
Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 à 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda vendeu mais de 15 milhões de cópias, sendo ainda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Acústico MTV de 1999 e Que País É Este de 1987.
A banda foi formada em agosto de 1982, após o termino de sua banda antiga, o Aborto Elétrico, por briga com o integrante Fê lemos (bateria). Com o fim da banda Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo, reunem se com Dinho Ouro Preto e formam então o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como The Smiths, The Cure e Joy Division.

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a da Plebe Rude, que abriu o palco para a Legião.

Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista). Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.

Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.

O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo. "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum.

O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples. Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico. "Tempo Perdido" fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da Legião. "Eduardo e Mônica", "Índios" e "Quase Sem Querer" também fizeram sucesso.

Que País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, embora todas as faixas tivessem sido regravadas e produzidas para este álbum e em estúdio. Este material foi programado para entrar no antigo projeto Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora. Das nove canções do disco, sete eram do antigo Aborto Elétrico. Esta é a obra mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo. As maiores músicas deste álbum foram "Que País É Este", "Faroeste Caboclo" e "Angra dos Reis".

O álbum As Quatro Estações de 1989 é considerado por muitos o melhor trabalho deles, além de conter o maior número de hits: são onze canções, das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios. É o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias, é também considerado o disco mais "religioso". O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas desse álbum, mas acabou por deixar o grupo devido a desentendimentos com os outros membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras. Músicas legendárias como "Pais e Filhos" e "Monte Castelo" fizeram parte deste álbum.

Lançado em Novembro de 1991, V é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado de sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes, os problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, e o alcoolismo. O álbum é recheado de canções atípicas para os "padrões" da banda. A atmosfera de "Metal Contra as Nuvens", com seus mais de onze minutos de duração, é um dos destaques, assim como a densa "A Montanha Mágica", a crítica social de "O Teatro dos Vampiros" e a melancólica "Vento no Litoral". Para boa parte dos fãs mais fervorosos, esta é a obra-prima da Legião Urbana.

O álbum O Descobrimento do Brasil de 1993, época em que Renato Russo tinha iniciado o tratamento para livrar-se da dependência química e mostrava-se otimista quanto ao seu sucesso. Ainda assim, as letras oscilam entre tristeza e alegria, encontros e despedidas. É como se, para seguir em frente, fosse necessário deixar muitas coisas para trás, e não se pudesse fazer isso sem uma boa dose de nostalgia. Desta forma, Descobrimento é um álbum com fortes notas de esperança, mas permeado por tristeza e saudosismo. Ainda assim, é considerado por muitos o álbum mais "alegre" e delicado da Legião Urbana. E um dos que menos tocou nas rádios. As faixas de sucesso foram "Vinte e Nove" e "Perfeição", música essa que foi na época uma pesada crítica ao Brasil, fez parte deste álbum.


O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna.

A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último da banda. Além disso, o álbum possui densas músicas, alternando o rock clássico de "Natália" e "Dezesseis", ao lirismo de "L'Avventura", "A Via Láctea", "Leila", "1º de Julho" e "O Livro dos Dias" e ao classicismo de "Longe do Meu Lado".

As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, homossexualidade, AIDS, amor, intolerância e injustiças, sendo um disco "melodramático" e de alma triste.

Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente". As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distante de 1995, já que o cantor se recusou a fotografar para o disco. O álbum A Tempestade foi lançado inicialmente na época como um clássico livrinho com capa de papelão e anos depois relançado como álbum comum (caixa de plástico). A foto do guitarrista Dado é diferente entre as duas versões. Com exceção de "A Via Láctea", as demais faixas do álbum possuem apenas a voz guia de Renato, que não quis gravar as vozes definitivas. Também não foram incluídas as frases "Urbana Legio Omnia Vincit" e "Ouça no Volume Máximo", presentes nos discos do grupo. Em seu lugar, uma frase do escritor modernista brasileiro Oswald de Andrade: "O Brasil é uma república federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus".

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996.

Uma Outra Estação foi um álbum póstumo. A ideia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. Como saiu simples, as sobras de estúdio foram compiladas nesse álbum de 1997. Canções como "Clarisse" ficaram de fora do álbum anterior por desejo do próprio Renato, que a considerava com uma temática muito pesada. A letra da canção "Sagrado Coração" consta no encarte porém não possui registro da voz de Renato. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha, baixista dos primeiros discos da Legião, e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso.

A banda então prossegue fazendo sucesso e vendendo muitos discos, e se seguem muitas entrevistas e reportagens com os ex-integrantes, Dado e Bonfá. Muitos começam a ouvir as músicas da banda após a morte de Renato, aclamado por alguns até mesmo como herói, embora sem nenhum feito heroico, mas perpetuado como um portador de uma visão crítica e realista.


Em 05 de Setembro de 2009, o sítio oficial da banda divulgou um comunicado, em nome da família Manfredini, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e da gravadora EMI-Music, esclarecendo que a Legião Urbana não voltaria às suas atividades, ao contrário das informações que circulavam através de boatos, uma vez que Renato Russo jamais seria substituído. Ainda no intuito de aniquilar falsas informações, deixa claro que Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos não pretendem formar uma nova banda.

No entanto, como o assunto sobre "a volta" da banda andava em alta, tanto nos jornais de grande circulação, tabloides eletrônicos ou mesmo nos sites de discussão e relacionamento (principalmente por conta do show que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá realizaram no festival Porão do Rock, no dia 20 de setembro de 2009 em Brasília), o comunicado fez questão de reiterar que os integrantes não pretendiam retomar a banda, mas tão somente existiria uma "possibilidade" para que fosse realizada uma única turnê, com cantores convidados, contando ainda com uma banda de apoio, formada por músicos uruguaios. No entanto, nada estaria confirmado.

O comunicado deixa registrado também o intuito do sítio oficial da banda, que é "estreitar os vínculos entre a obra da banda e seu público", Além de se tornar uma fonte de comunicação oficial.

santos fc toda história!

Foi no início do século XX que a Cidade de Santos começou a realmente ser de grande importância para o Brasil. O porto despontava como um dos maiores do mundo. Por ele, passava a maior parte do café, produto forte na época, exportado pelo país. A vida social do município crescia rápido movida ao dinheiro dos barões do café e de seus negócios milionários com o porto. Em 1912, Santos já era a principal cidade exportadora de café do mundo.Os negócios iam bem e a cidade atraía cada vez mais o dinheiro dos fazendeiros do Interior.

Apesar de na época os esportes aquáticos tais como o remo serem os mais praticados pelos jovens, já havia equipes da cidade fortes o bastante para disputarem com destaque o Campeonato Paulista de Futebol (criado em 1902): o Sport Clube Americano, fundado em 1903 e o Clube Atlético Internacional, fundado em 1902. O Internacional foi extinto em 1910 e o Americano mudou sua sede para São Paulo, deixando alguns praticantes descontentes e que decidiram então criar o seu próprio clube na cidade.

Assim, em 1912 Mário Ferraz, Argemiro de Souza e Raymundo Marques fundaram o Santos Futebol Clube
Primeiros anos

Havia menos de 20 anos que o jovem Charles Miller, precursor do futebol no Brasil, havia aportado em Santos com as duas primeiras bolas de futebol utilizadas no País, quando três esportistas santistas resolveram fundar um clube de tal esporte.

A fundação do Santos Futebol Clube deu-se a 14 de abril de 1912, domingo, por iniciativa de Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, três esportistas da cidade, que convocaram uma assembleia, por volta das 14 horas, na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário — atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, foi discutido o nome para a agremiação, dentre as sugestões estavam: Concórdia, Euterpe e Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião, por unanimidade, aceitaram a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-ball Clube. O primeiro presidente do clube, eleito na reunião, foi Sizino Patuska (que tinha participado da fundação do Internacional e sido fundador do Americano).

Na mesma reunião foram decididas as cores do clube. O uniforme oficial escolhido era constituído por uma camisa com listras verticais azuis e brancas, separadas por um fio dourado, em homenagem ao Clube Concórdia, local daquela reunião.

Em 12 de abril de 1912, duas noites antes daquela em que nascia o clube, o Titanic afundava nas águas geladas do Oceano Atlântico Norte. Um grande titã mundial substituía o outro. E não haveria data melhor para nascer o clube que dominaria o futebol mundial por muitos anos. Isso porque, em 14 de abril de 1895, portanto 17 anos antes, aconteceu a primeira partida de futebol no Brasil, organizada por Charles Miller.

O primeiro jogo-treino foi realizado no dia 23 de junho, contra um combinado chamado Thereza Team. O Alvinegro, até então tricolor, venceu por 2 a 1, com gols marcados por Anacleto Ferramenta da Silva e Geraule Moreira Ribeiro. O primeiro jogo oficial ocorreu apenas em 15 de setembro daquele ano. O Santos venceu na estréia o Santos Athletic Club por 3 a 2. O primeiro gol oficial da história do clube foi marcado por Arnaldo Silveira.

Ari Patuska, filho do primeiro presidente do clube, Sizino Patuska, foi o primeiro brasileiro a jogar em um clube estrangeiro.Como era costume naquele tempo, Ari Patuska havia sido mandado por seu pai para estudar na Suíça. Lá, entrou para o Brühl St. Gallen e foi campeão suíço de futebol, chegando até a jogar na seleção helvética. Depois de quatro anos na Europa, retornou ao Santos. Foi o artilheiro do time em 1915, com 19 gols.
O ataque dos 100 gols

De 1921 a 1926, o Santos fez campanhas fracas no Campeonato Paulista, mas foi o período necessário para o surgimento da primeira geração do que se tornaria uma tradição no Alvinegro: descoberta e criação de jovens talentos.

A equipe de jovens garotos que formaria o ataque dos 100 gols, consagrando o Santos no cenário nacional, começou a ser gerada em 1923 com a chegada do jovem Araken Patuska, então com 16 anos. Na mesma época entraram para a equipe outros atletas de baixa idade.

Quatro anos após a chegada desses jovens, e com a inclusão de alguns nomes como o do extraordinário artilheiro Feitiço, o Santos estreava no Campeonato Paulista aplicando uma goleada, o que se repetiria por diversas vezes na competição. A vítima foi a equipe do Ypiranga, o jogo ficou em 12 a 1, com 7 gols de Araken. Foi o recorde de gols em uma única partida, só sendo superado 37 anos depois por Pelé.

Durante toda a disputa estadual o clube venceu por placares elásticos, o que resultou em 100 gols pró, média de 6.25 gols por partida. Mas a excelente campanha não foi coroada. No último jogo, quando o Peixe precisava de apenas um empate, foi derrotado pelo Palestra Itália, por 3 a 2, em partida muito conturbada. O Santos seria ainda vice-campeão em 1928 e 1929, sempre fazendo muitos gols. Em 1931 foi novamente vice-campeão, mas Araken não estava mais no clube (retornaria em 1935).

O ataque que entrou para a História como a famosa "linha dos 100 gols" era formado por Siriri, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista. Essa escalação foi ouvida por décadas, repetidas como um verso popular pelos torcedores de futebol de várias partes do país.

O marco histórico do ataque dos 100 gols foi resultado de um trabalho de características que, mais tarde, valeriam um trecho do hino oficial do clube: "Técnica e Disciplina".

Os lendários substantivos surgiram após dois confrontos amistosos contra a equipe do Vasco da Gama, onde o Peixe venceu os dois jogos, e foi chamado por jornalistas de o "Campeão da Técnica e da Disciplina".
Campeão Paulista de 1935

Desde os primeiros anos de existência, o quadro de futebol do Santos obteve êxitos memoráveis, tanto em jogos locais como internacionais mas demoraria para conquistar o primeiro título importante, pois bastava superar a estrutura de seus rivais estaduais da Capital, que contavam com grande torcida(Corinthians), força política e financeira(São Paulo e Palestra Itália).

O inédito título de campeão estadual, o mais importante que disputava — já que as competições nacionais ainda eram incipientes —, aconteceu em 1935, após um declínio dois anos antes, em razão do início do profissionalismo no futebol brasileiro.

A final daquele campeonato aconteceu em 17 de novembro, no Parque São Jorge, casa do rival. O resultado foi 2 a 0 contra o Corinthians,que já não lutava pela taça. O Corinthians enfrentaria ainda o Palestra Itália na rodada seguinte, e caso ganhasse do Santos e perdesse para o Palestra, haveria uma final desempate entre Santos e Palestra Itália.Os gols foram marcados por Raul Cabral Guedes e Araken Patusca. Assim, o Santos FC conquistava seu primeiro título paulista,que era na verdade a primeira edição da Liga Bandeirante de Futebol, fundada por Corinthians e Palestra Itália e disputada paralelamente ao Campeonato Paulista de Futebol de 1935,vencido pela Portuguesa, mas que não contava com os 4 times de maior expressão, que disputaram a Liga Bandeirante de 1935: Corinthians,Ypiranga, Palestra Itália e Santos.
Era Pelé
Pelé, craque revelado pelo Santos FC, que mais tarde seria conhecido como "O Rei do Futebol".

O prenúncio da grande fase do Santos FC começou em 1955, quando voltou a ser campeão paulista, com um time em que se destacavam, entre outros, Zito, Ramiro, Formiga e Vasconcelos.

Em 1956, chegaria à Vila Belmiro, trazido pelas mãos de Waldemar de Brito, o menino Pelé, de 15 anos, que deu de novo impulso à história do Santos, levando-o a conquistas que enalteceram o futebol brasileiro no planeta. O time do Santos vinha de grandes campanhas, sendo bicampeão paulista em 1955-1956, apresentando os craques Pepe e Zito, dentro outros. Com Pelé, o time se tornaria um dos maiores da História.

Pelé marcou seu primeiro gol com a camisa do Santos num amistoso com o Corinthians de Santo André, jogo em que o time da Vila Belmiro venceu por 9 a 1. Em 1958 ganhou seu primeiro Campeonato Paulista, estabelecendo como artilheiro o recorde de 58 gols que permanece até hoje. Neste Campeonato Paulista, o Santos marcou 143 gols.

O Santos com Pelé continuou nos anos seguintes a ganhar todas as principais competições que disputava. Em 1959, a conquista do primeiro Torneio Rio-São Paulo e o vice-campeonato da Taça Brasil. Em 1960, mais um paulista. De 1961 até 1965 a hegemonia do futebol brasileiro com cinco Taças Brasil. Em 1962 e 1963, o bicampeonato sul-americano da Copa Libertadores da América e o bicampeonato Mundial. Só não ganhou todos os Campeonatos Paulistas de 1958 até 1969 pois o Palmeiras, time conhecido na época por "Academia", conseguia interromper a sequência de tempos em tempos.

Em 1967 o Santos ganharia novamente o Campeonato Paulista e daria início ao seu segundo tri-campeonato da competição. Em 1968 o time com grandes revelações como Clodoaldo, Edu, Abel e Toninho Guerreiro voltaria a conquistar outra série de títulos nacionais e internacionais, como a Recopa Mundial de Clubes Campeões de 1968.
Busto de Pelé, feita em sua homenagem, estátua localizada no Estádio Urbano Caldeira.

No ano de 1969, as conquistas e a fama do Santos eram tão grandes que, em uma excursão pela África, a guerra no Congo Belga, atual República Democrática do Congo, entre forças de Kinshasa e de Brazzaville, foram suspensas para que as cidades pudessem assistir aos jogos do time. Logo após as partidas e as homenagens, o conflito recomeçou.Este evento serviu claramente de inspiração para o "Amistoso da Paz", realizado entre as seleções de Brasil e Haiti, em 18 de agosto de 2004. Mas a partir de 1970 a fase hegemônica e dos títulos seguidos acabaria.

Com dívidas devido a investimentos que não deram certo, como o do Parque Balneário, o clube ia vendo seus craques saindo. Compromissos com a CBD para a eleição de João Havelange para presidente da FIFA obrigaram o time a sucessivas excursões por todo o globo, desde a África até a Arábia, o que refletiu no fraco desempenho do time nos campeonatos internos. Em 1973, o Santos ganhou o último Campeonato Paulista com Pelé. Competição que teve uma final muito conturbada, acabando na disputa por pênaltis contra o time da Portuguesa. O erro histórico do árbitro Armando Marques, que encerrou as cobranças quando o Santos vencia por 2 a 0, mas ainda com possibilidade de empate por que restavam ainda duas cobranças da Portuguesa, atrapalhou a conquista certa (Pelé ainda não havia feito sua cobrança), fazendo com que o título daquele ano fosse dividido entre os dois clubes.


Após a Era Pelé, o Santos continuou seu caminho de glórias. Em 1978, o técnico e ex-atleta do Santos Formiga formou um time campeão. Os "Meninos da Vila", apelido dado pela juventude dos atletas da equipe, conquistaram o Campeonato Paulista de 1978. Destacaram-se na época Juary, Nílton Batata, Pita, Aílton Lira, entre outros. Em 1983 o Santos montou uma equipe forte trazendo para a Vila jogadores consagrados como Serginho Chulapa e Zé Sérgio (do São Paulo) e Paulo Isidoro (do Atlético Mineiro) e conseguiu disputar a final do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1983 com o Flamengo de Zico, vencendo a primeira partida no Morumbi por 2x1. Mas na final do Maracanã, jogando com alguns desfalques, o Santos acabou apenas com o vice-campeonato.

Com o reforço do goleiro Rodolfo Rodriguez, a equipe confirmaria sua competitividade e se sagraria campeã do Campeonato Paulista de 1984. Após esse título, o Santos só voltaria a uma final de campeonato nacional de futebol em 1995, enfrentando o Botafogo. O Santos vinha animado após uma vitória histórica para o clube na partida semi-final contra o Fluminense, por 5x2, com grande atuação do ídolo santista da época Giovani. Mas na final contra o Botafogo, o Santos empatou e acabou novamente com o vice-campeonato, num jogo em que a arbitragem foi grandemente contestada (os santistas reclamam do árbitro Márcio Rezende de Freitas a anulação do gol do ponta santista Camanducaia e também a validação do gol em impedimento do botafoguense Túlio Maravilha).

O Santos voltaria aos titulos vencendo o Torneio Rio-São Paulo de 1997 e a Copa Conmebol (precursora da atual Copa Sul-Americana) de 1998, derrotando o Rosario Central da Argentina na final.

Em 2002, ano em que o clube completou 90 anos, o Santos conquistou, pela primeira vez, o principal torneio nacional, o Campeonato Brasileiro. O time que conseguiu a conquista foi, basicamente, formado na Vila Belmiro, montado pelo treinador Emerson Leão. Os novos "Meninos da Vila" viraram febre no Brasil inteiro e a dupla Diego e Robinho se tornou símbolo de um futebol vistoso e alegre, junto de Renato, Elano, Alex e Léo. No ano seguinte, com a base mantida, o Peixe chegou aos vice-campeonatos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Robinho, um dos jogadores responsáveis pelo título do Santos pelo Campeonato Brasileiro de 2002.

Em 2004, o time mostrou toda a sua força entre os oito melhores times do continente, perdendo nas quartas-de-finais da Libertadores para o campeão Once Caldas, da Colômbia. No Campeonato Paulista, foi até as semifinais. Porém, o ano foi fechado com chave de ouro com a conquista do segundo título brasileiro. Com uma equipe liderada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, a base de 2002 e reforços como Ricardinho e Deivid, o time encerrou o torneio de pontos corridos disputando até a última rodada o título com o Atlético-PR e conquistou mais uma vez o Campeonato Brasileiro.

A maior conquista do Santos, excluindo-se os títulos, foi o reconhecimento internacional obtido com a honraria de ser considerado o "Clube do Século XX nas Américas", em eleição da FIFA que premiou, no fim dos anos 1990, os melhores clubes de futebol da História (além do Santos, o Real Madrid foi considerado o "Clube do Século XX") e os melhores jogadores, com Pelé recebendo, enfim, a "oficialização" do título que por tanto tempo o acompanhou.
[editar] Campanhas recentes

Após 3 anos consecutivos de vitórias, com conquista de dois Campeonatos Brasileiros e chegada a final da Copa Libertadores da América de 2003, o Santos FC começou o ano de 2005 tentando manter o ritmo.

O maior jogador após a Era Pelé, Robinho, permaneceu no clube durante o primeiro semestre. Mas após a sua saída para o Real Madrid, o Santos ficou prejudicado em seu desempenho. Para completar Deivid e Léo também saíram, o que deixou a equipe completamente desfigurada e enfraquecida.

Para restaurar a equipe, o Peixe contratou o craque e ídolo Giovanni, mas que viria apresentar desempenho instável; e dois atacantes repatriados: Luizão, que se mostrou fora de forma; e Cláudio Pitbull, que marcou apenas dois gols.

O ano também foi tumultuado com relação aos técnicos, começando com Oswaldo de Oliveira para a substituição de Vanderlei Luxemburgo, devido a saída do treinador para o Real Madrid. Passaram ainda como treinadores Gallo e Nelsinho Baptista, terminando com Serginho Chulapa, que levou o Santos interinamente. Após fraca atuação na Espanha, Luxemburgo retorna em 2006 como treinador da equipe santista, sinalizando grandes investimentos para o ano da Copa do Mundo.
O Estádio Urbano Caldeira (mais conhecido como Vila Belmiro), casa do Santos Futebol Clube.

Em 2006, a equipe foi inteiramente renovada. Várias contratações foram feitas com os campeonatos em andamento, o que prejudicou o conjunto da equipe. Mesmo com esse fator desfavorável, Luxemburgo conseguiu manter a equipe em alto nível de competição durante o Campeonato Paulista e, se aproveitando de que seus principais adversários estavam com as atenções divididas devido a participação na Taça Libertadores da América, o Santos conquistou o Campeonato Paulista de 2006. Foi o fim de um período de 21 anos sem levar a taça da FPF. O time entraria ainda para a história dos recordes como a única equipe que venceu todas as partidas jogadas em seu estádio (10 partidas no total); e que marcou gols em todas as partidas do campeonato (19 partidas no total, marcando 33 gols). O time histórico que consagrou esse título com vitória de 2 a 0 contra a Portuguesa de Desportos, sob a modalidade de pontos corridos, foi composto por Fábio Costa; Luiz Alberto, Julio Manzur e Ronaldo Guiaro; Kléber, Fabinho, Maldonado, Cléber Santana e Rodrigo Tabata; Reinaldo e Geílson. Já pelo Campeonato Brasileiro, conquista direito à disputa da Taça Libertadores da América de 2007 com o 4ª lugar na competição nacional.

Em 2007, com uma campanha impecável na primeira fase do Campeonato Paulista de 2007, o Santos conquista o direito de jogar com vantagem nas fases semifinais e finais do campeonato. Aproveitando-se desta vantagem, o Santos elimina o Bragantino nas semifinais ( 0 X 0 no primeiro e segundo jogos) e o São Caetano na finais (derrota por 2 X 0 no primeiro jogo e vitória por 2 X 0 no segundo jogo), conquistando o bicampeonato paulista (2006 e 2007). O time que conquistou o bi, foi a campo com: Fábio Costa, Maldonado, Adailton, Ávalos e Kléber; Rodrigo Souto, Pedrinho, Cléber Santana e Zé Roberto; Marcos Aurélio e Jonas. Entraram ainda Carlinhos, Rodrigo Tabata e Moraes, que fez o gol do título. Já no Campeonato Brasileiro da Série A de 2007, o Santos ficou com o vice-campeonato e conquistando um das vagas para a Copa Libertadores da América de 2008.

Em 2008, com muitas mudanças de técnicos e jogadores, o Santos FC fez campanhas irregulares no Campeonato Paulista, na Copa Libertadores e no Campeonato Brasileiro. No torneio estadual, um começo ameaçador, no qual a equipe rondou a zona de rebaixamento. A melhora nas atuações trouxe consigo um sequência de vitórias que quase classificou a equipe para as finais. Na Copa Libertadores da América, o Santos Futebol Clube obteve uma difícil classificação para as finais, conquistada somente na última rodada, na vitória sobre o Cúcuta Deportivo, da Colômbia. Nas oitavas-de-final, duas vitórias por 2x0 sobre o mesmo Cúcuta Deportivo classificaram o Santos Futebol Clube para as quartas-de-final, nas quais foi eliminado pelo América. Derrota por 2x0 no México e vitória por 1x0 no Brasil. O Campeonato Brasileiro de 2008 foi aquele no qual o Santos Futebol Clube realizou sua pior campanha, lutando durante quase toda a competição contra a despromoção. Ao final do torneio, uma difícil 15ª posição, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. Como destaque positivo, os 21 gols do atacante Kléber Pereira, um dos artilheiros do campeonato.
Jogo envolvendo Santos e Corinthians, em 2009 (vencido pelo Santos por 3 a 1). Partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Em 2009, depois de um início com problemas o Santos troca o técnico Márcio Fernandes por Vágner Mancini e consegue ótima reação no Campeonato Paulista. Com grandes vitórias sobre a Portuguesa de Desportos (1 X 0) e a Ponte Preta (3 X 2, em Campinas), o Santos se classifica para o Quadrangular Final. Derrota o Palmeiras, que foi o melhor time da primeira fase, por duas vezes (duas vitórias por 2 X 1) chegando à final com o Corinthians. Fica com o vice-campeonato depois de uma derrota na Vila Belmiro (3 X 1) e de um empate no Pacaembu (1 X 1). No Campeonato Brasileiro, após um bom início - no qual alcançou a vice-liderança - a equipe decaiu.
Pacaembú no jogo entre Santos 2X1 Rio Claro, partida válida pelo Paulistão de 2010. Nota: Jogo com a segunda participação de Robinho no Peixe depois de seu retorno do Manchester City.

Turbulências internas e más exibições ocasionaram a demissão do Treinador Vágner Mancini, logo após a derrota por 6x2 para o Vitória, em Salvador. Para o seu lugar foi contratado Vanderlei Luxemburgo, que pela quarta vez assumiu o Santos Futebol Clube, tendo como objetivo a classificação para a Copa Libertadores da América de 2010. A ausência de bons nomes no elenco de jogadores tornaram a campanha da equipe santista muito irregular, numa constante alternância de vitórias, empates e derrotas. Ao final do campeonato, uma decepcionante 12ª posição, contabilizando 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Como saldo positivo, as boas atuações do jovem goleiro Felipe, que substituiu o titular Fábio Costa, dos meias Paulo Henrique e Madson, e do atacante Neymar, de apenas 17 anos. Em dezembro de 2009, as tumultuadas eleições para a presidência do clube tiraram do cargo Marcelo Pirilo Teixeira, que se manteve por 10 anos nessa posição. Para o seu lugar foi eleito o sociólogo e empresário do setor imobiliário Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, da oposição.
Santos nas Copas

O Santos sempre foi ao longo dos tempos uma equipe que cedeu vários atletas para a Seleção Brasileira. Só de campeões mundiais, o Peixe cedeu 11 atletas. Na história das Copas, o Alvinegro teve 15 de seus jogadores convocados para defender a Seleção, sendo o atacante Araken Patusca o primeiro santista a disputar um Mundial, em 1930, no Uruguai.

Na época havia uma briga entre a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) e a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), pois nenhum paulista estava na comissão técnica. Por este motivo, a Apea alegou não haver tempo hábil para que chefes de família deixassem tudo organizado e partissem para ficar tanto tempo afastados de casa. Isto fez com que o Brasil embarcasse apenas com jogadores que atuavam no Rio de Janeiro, com exceção de Araken Patusca, único paulista, que estava brigado com o a direção do time santista.

Mas as participações dos jogadores do Santos sempre se notabilizaram pelo número de atletas que foram campeões do Mundo. Em 1958, na Suécia, o Alvinegro cedeu o ponta-esquerda Pepe, além do volante Zito e do Rei do Futebol, Pelé. Estes dois atletas foram importantíssimos na arrancada brasileira rumo ao primeiro título de campeão mundial. Pois Pelé e Zito só estrearam na vitória brasileira sobre a União Soviética, por 2 a 0, na última partida da primeira fase.

A consagração de Pelé começaria ali mesmo em gramados suecos, com o Atleta do Século sendo o artilheiro do Brasil, com seis gols, sendo que dois deles foram marcados na final contra os donos da casa.
Pepe, um dos atletas do Santos convocados pela Seleção Brasileira, em 1962.

Em 1962, no Chile, o time da Vila Belmiro cedeu sete jogadores para que a seleção disputasse essa Copa do Mundo. Gilmar (goleiro), Mauro (zagueiro), Zito (volante), Mengálvio (meia), Coutinho (atacante), Pelé (atacante) e Pepe (atacante), foram os santistas que brilharam na conquista do bicampeonato. Pelé jogou apenas duas partidas, marcando um gol sobre o México, por 2 a 0, na estréia brasileira. Mas o Rei não pode continuar ajudando a Seleção, pois uma lesão muscular o impediu de atuar no restante da Copa.

Porém a Seleção continuou vencendo sem Pelé. Na final, Zito teve uma participação decisiva na vitória sobre a Tchecoslováquia por 3 a 1, já que o capitão santista fez o segundo gol brasileiro na final. O Peixe também teve uma grande participação com o zagueiro Mauro, que além de ter feito uma bela participação no Mundial disputado em terras chilenas, foi o capitão do time e teve a honra de erguer a Taça Jules Rimet, com o Brasil sendo coroado bicampeão do Mundo.

Após a Copa de 1966 na Inglaterra, em que o Brasil foi muito mal, a seleção recorreu mais uma vez a força dos jogadores do Santos para trazer o troféu de campeão, no mundial seguinte. Em 1970, Carlos Alberto Torres (lateral-direito), Joel Camargo (zagueiro), Clodoaldo (volante), Pelé (atacante) e Edu (atacante), ajudaram o Brasil a ganhar a terceira estrela.
Robinho atuando na Seleção Brasileira, num jogo contra a Suíça.

Considerada por muitos como a melhor seleção que o Mundo viu jogar, o time liderado por Carlos Alberto Torres, que era o capitão desta seleção e Pelé, no auge de sua maturidade futebolística foram os responsáveis por comandar a equipe que encantou o Mundo e trouxe a Taça Jules Rimet de forma definitiva para o Brasil, com a conquista inédita na época de tri-campeão mundial.

O últimos jogadores santistas que foram para uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira foram o zagueiro Marinho Peres e o atacante Edu, ambos defenderam o Brasil na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

Mesmo nas Copas de 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Coreia do Sul e Japão), o Santos se fez presente na Seleção Brasileira que conquistou os dois títulos. Em 1994, o zagueiro Ricardo Rocha e o volante Dunga, já tinham atuado com o manto alvinegro. O Dunga atuou no Peixe em 1986, enquanto que Ricardo Rocha por pouco não foi convocado pelo time da Vila Belmiro, onde atuou até o fim de 1993, quando terminou o contrato dele com o clube e o zagueiro resolveu ir para o Vasco da Gama.

Em 2002, os santistas cederam para o time pentacampeão mundial o preparador de goleiros, Carlos Pracidelli, e o fisioterapeuta, Luis Rosan, que foi muito importante para a recuperação do atacante Ronaldo, artilheiro desta Copa do Mundo.

Na Copa do Mundo de 2006, o jogador Robinho, recém-saído do Santos Futebol Clube, foi convocado. Também em 2006, esteve presente na Copa do Mundo de 2006 o zagueiro paraguaio Julio Manzur, convocado pela seleção de seu país e titular da conquista do Campeonato Paulista daquele ano.


O primeiro jogador estrangeiro do Santos a participar de uma Copa do Mundo foi o goleiro Rodolfo Rodriguez. O arqueiro foi convocado para defender a Seleção Uruguaia, que disputou o Mundial de 1986, no México. O arqueiro santista ficou durante toda a participação uruguaia no banco de reservas, sem ter a chance de jogar uma partida, pois se contundiu em um dos treinamentos durante a Copa. Os uruguaios foram eliminados pela Argentina, nas oitavas-de-final, pelo placar de 1 a 0.


Escudo do  clube na fachada do "Memorial das Conquistas", na vila belmiro  em Santos (SP).
O Santos Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro, fundado em 1912, com sede em Santos. Eleito pela FIFA como o melhor clube das Américas do século XX,é o único clube brasileiro a conquistar, num mesmo ano (1962), um título estadual, um nacional, um continental e um mundial.

O clube é conhecido no mundo inteiro por ter revelado o "Atleta do Século" (nomeado em 1999 pelo COI), Pelé, que começou sua carreira no Santos em 1956, com apenas 16 anos de idade. Na década de 1960, ele foi a principal estrela da maior equipe santista de todos os tempos, que obteve várias glórias ao redor do globo, entre elas os dois Mundiais que o clube venceu em 1962 e 1963.

Apesar de não ser reconhecido pela CBF, a FIFA considera o Santos como octacampeão brasileiro: 5 Taças Brasil (1960-1967), 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e 2 Campeonatos Brasileiro (2002 e 2004). Sendo assim, o maior campeão brasileiro ao lado do Palmeiras, com 8 títulos.

O Santos FC, em sua fase áurea, conquistou 9 títulos consecutivos entre 1961 e 1963.De 1960 a 1969, período de 10 anos, conquistou nada menos que 23 títulos oficiais, um recorde entre times brasileiros. Estes são eles :

* 1960 Campeonato Paulista
* 1961 Campeonato Paulista e a Taça Brasil
* 1962 Campeonato Paulista, Taça Brasil, Taça Libertadores da América e a Taça Intercontinental;
* 1963 Torneio Rio-São Paulo, Taça Brasil, Taça Libertadores e a Taça Intercontinental;
* 1964 Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo e a Taça Brasil;
* 1965 Campeonato Paulista e a Taça Brasil;
* 1966 Torneio Rio-São Paulo
* 1967 Campeonato Paulista
* 1968 Campeonato Paulista, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Recopa Sul-Americana e a Recopa Mundial;
* 1969 Campeonato Paulista

Em 20 de janeiro de 1998, o Santos tornou-se a primeira equipe na história do futebol a alcançar a marca de 10 mil gols (gol do meio-campista Jorginho). Em 26 de agosto de 2005, atingiu a marca de 11 mil (gol do atacante Geílson).
Em 2006, o Peixe foi representado pelo zagueiro Júlio Manzur, da Seleção Paraguaia. O jogador santista disputou a sua primeira Copa do Mundo, já tendo ajudado a seleção de seu país a conquistar a medalha de prata, nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia. O zagueiro também foi muito importante na campanha que levou o Alvinegro Praiano ao título de Campeão Paulista de 2006, defendendo as cores do Santos.

Mundiais

CONMEBOL UEFA intercontinental Mundial Interclubes: 2

(1962 e 1963)

Recopa dos Campeões Mundiais: 1

(1968)

Continentais

CONMEBOL liberators cup trophy.svg Copa Libertadores da América: 2

(1962 e 1963)

Coppacoppe2.png Recopa Sul-Americana: 1

(1968)

CONMEBOL - CONMEBOL Cup.svg Copa Conmebol: 1

(1998)

Nacionais

CBF - Taça Brasil.svg Taça Brasil:

(1961, 1962, 1963, 1964 e 1965)

RFEF - Copa del Rey.svg Torneio Roberto Gomes Pedrosa: 1

(1968)

Cbf brazilian championship trophy 02.svg Campeonato Brasileiro: 2

(2002 e 2004)

[editar] Regionais

Copario.gif Torneio Rio-São Paulo: 5

(1959, 1963, 1964¹, 1966² e 1997)

[editar] Estaduais

Bandeira do Estado de São Paulo Campeonato Paulista: 17

(1935, 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973, 1978, 1984, 2006 e 2007)

(1): dividido com o Botafogo;
(2): dividido com o Botafogo, o Corinthians e o Vasco da Gama;
(3): dividido com a Portuguesa.
[editar] Estatísticas

Ver artigo principal: Títulos e Estatísticas do Santos Futebol Clube

Bandeira do Estado de São Paulo Campeonato Paulista[19] Ano 1912 1913 1914 1915 1916 1917 1918 1919
Pos. — 6º — — 5º 4º 4º 6º
Ano 1920 1921 1922 1923 1924 1925 1926 1927 1928 1929
Pos. 10º 10º 11º 9º 4º 4º 4º 2º 2º 2º
Ano 1930 1931 1932 1933 1934 1935 1936 1937 1938 1939
Pos. 4º 3º 5º 5º 5º 1º 4º 5º 6º 6º
Ano 1940 1941 1942 1943 1944 1945 1946 1947 1948 1949
Pos. 7º 4º 7º 6º 6º 6º 4º 6º 2º 4º
Ano 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959
Pos. 2º 5º 5º 7º 4º 1º 1º 2º 1º 2º
Ano 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967 1968 1969
Pos. 1º 1º 1º 3º 1º 1º 3º 1º 1º 1º
Ano 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos. 4º 4º 3º 1º 3º 5º 13º 6º 1º 7º
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 2º 4º 9º 3º 1º 6º 4º 3º 7º 6º
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. 5º 7º 7º 6º 4º 6º 5º 3º 6º 3º
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 2º 3º — 8º 3º 3º 1º 1º 7º 2º



Brasil Campeonato Brasileiro Ano 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos. 9º 8º 6º 3º 26º 20º 21º 23º —
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 7º 9º 7º 2º 9º 21º 19º 15º 18º 12º
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. 7º 8º 7º 5º 9º 2º 20º 7º 3º 11º
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 18º 15º 1º 2º 1º 10º 4º 2º 15º 12º
Ano 2010
Pos.


* Em Negrito, os anos em que o Santos foi Campeão Brasileiro.
* Em Verde, os anos em que o Santos se classificou à Taça Libertadores da América, sem a necessidade de ser campeão.

Flags of the Union of South American Nations.gif Taça Libertadores da América Ano 1962 1963 1964 1965 1984 2003 2004 2005 2007 2008
Pos. 1º 1º 4º 4º 19º 2º 5º 8º 3º 5º


Flags of the Union of South American Nations.gif Copa Sul-americana Ano 2006 2010
Pos. 10º ?


Brasil Taça Brasil Ano 1959 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967 1968
Pos. 2º — 1º 1º 1º 1º 1º 2º — —


Brasil Copa do Brasil Ano 1989
Pos. —
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. — — — — — — 25º 5º 3º 17º
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 3º 21º 26º — — — 5º — — 18º


Bandeira do Estado de Rio de Janeiro Bandeira do Estado de São Paulo Torneio Rio-São Paulo Ano 1933 1940 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1957 1958
Pos. 9º - - 3º 9º 6º 5º 4º 7º 1º
Ano 1959 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1993 1997
Pos. 8º — 5º — 1º 1º 4º 1º 2º 1º
Ano 1998 1999 2000 2001 2002
Pos. 3º 2º 7º 3º 9º


Brasil Taça de Prata Ano 1967 1968 1969 1970
Pos. 5º 1º 8º 10º


Copa Intercontinental.svg Copa Intercontinental Ano 1962 1963
Pos. 1º 1º

Equipes campeãs

Mundial Interclubes

* 1962: Gilmar; Lima, Mauro e Calvet (Olavo); Zito, Dalmo e Dorval; Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1963: Gilmar; Lima, Haroldo e Calvet (Mauro); Geraldinho (Ismael), Zito e Dorval; Mengálvio, Coutinho, Pelé (Almir) e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).

Recopa Mundial

* 1968: Claúdio (Laércio); Carlos Alberto, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Clodoaldo e Negreiros; Toninho Guerreiro, Edu, Pelé e Abel. Técnico : Antonio Fernandes (Antoninho).

Taça Libertadores da América

* 1962: Gilmar; Lima, Mauro, Dalmo e Calvet; Zito, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé (Pagão) e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula)
* 1963: Gilmar; Lima, Mauro, Dalmo e Calvet; Zito, Dorval e Geraldino; Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).

Recopa Sul-Americana

* 1968: Claúdio; Carlos Alberto, Ramos Delgado e Rildo; Clodoaldo (Mengálvio), Joel e Manoel Maria; Negreiros (Marçal), Toninho Guerreiro, Edu, Douglas. Técnico : Antonio Fernandes (Antoninho).

Copa Conmebol

* 1998: Zetti; Anderson, Argel (Sandro), Claudiomiro e Athirson; Bazílio, Narciso, Eduardo Marques (Fernandes) e Lúcio; Adiel (Alessandro) e Viola. Técnico: Emerson Leão.

Taça Brasil

* 1961: Laércio (Silas); Lima, Mauro (Olavo) e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Tite, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1962: Gilmar; Lima, Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho (Tite), Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1963

Final: 2 a 0 contra EC Bahia. Time: Gilmar; Ismael, Mauro e Geraldino; Haroldo (Joel) e Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula)

* 1964: Gilmar; Ismael, Modesto e Geraldino; Zito e Haroldo; Toninho Guerreiro (Lima), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1965: Gilmar; Carlos Alberto, Mauro, Geraldino e Lima; Orlando, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).

Torneio Roberto Gomes Pedrosa

* 1968: Cláudio; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Marçal e Rildo; Clodoaldo e Lima; Edu, Toninho Guerreiro (Douglas), Pelé e Abel (Adílson). Técnico : Antonio Fernandes (Antoninho).

Campeonato Brasileiro

* 2002: Fábio Costa (Júlio Sérgio); Maurinho (Michel), Alex, André Luiz e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano, Diego (Robert); Robinho e Alberto (Willian). Técnico: Emerson Leão.
* 2004: Mauro; Paulo César, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano; Robinho (Basílio) e Deivid. Técnico: Wanderlei Luxemburgo.

Campeonato Paulista

* 1935: Cyro; Neves e Agostinho; Ferreira, Marteletti e Jango; Saci, Pereira, Raul, Araken e Junqueirinha. Técnico: Caêtano di Domênica
* 1955: Manga; Hélvio e Feijó; Ramiro, Formiga e Urubatão; Tite, Negri, Álvaro, Del Vecchio e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1956: Manga; Wilson e Feijó; Ramiro, Formiga e Zito; Tite, Pagão, Jair da Rosa Pinto, Del Vecchio e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula)
* 1958: Manga; Getúlio, Ramiro e Feijó; Urubatão e Zito; Dorval, Pagão, Jair da Rosa Pinto, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula)
- Obs. Primeiro título de Pelé
* 1960: Laércio; Dalmo, Mauro e Zé Carlos; Calvet e Zito; Sormani (Dorval), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1961: Laércio; Dalmo, Mauro e Lima; Calvet e Zito; Dorval, Tite, Coutinho (Pagão), Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1962: Laércio; Dalmo, Mauro e Zé Carlos; Calvet e Zito; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Luis Alonso Peres (Lula).
* 1964: Gilmar; Ismael, Modesto, Haroldo e Lima; Zito e Mengálvio; Toninho Guerreiro, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1965: Gilmar; Carlos Alberto, Mauro, Orlando e Geraldino; Lima e Mengálvio, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico : Luis Alonso Peres (Lula).
* 1967: Claúdio; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel e Rildo; Clodoaldo e Buglê, Wilson, Toninho Guerreiro, Pelé e Edu. Técnico : Antonio Fernandes (Antoninho).
* 1968: Claúdio; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel e Rildo; Clodoaldo e Lima, Douglas, Toninho Guerreiro, Pelé e Edu. Técnico : Antonio Fernandes (Antoninho).
* 1969: Claúdio; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Clodoaldo e Negreiros, Abel, Toninho Guerreiro, Pelé e Edu. Técnico : Antonio Fernandes (Antoninho).
* 1973: Cejas; Zé Carlos, Carlos Alberto, Vicente e Turcão; Clodoaldo e Léo, Jair da Costa (Brecha), Eusébio, Pelé e Edu. Técnico: Pepe
– Obs. A decisão por pênaltis foi interrompida por engano pelo juiz Armando Marques, quando o Santos vencia por 2 a 0, e a Portuguesa ainda tinha duas cobranças a fazer. Pelo Santos, Zé Carlos perdeu, e Carlos Alberto e Edu marcaram; pela Portuguesa, Isidoro, Calegaria e Wilsinho perderam. No dia seguinte, a Federação Paulista proclamou campeãs as duas equipes.
* 1978: Flávio; Nelsinho, Antônio Carlos, Neto (Fernando) e Gilberto; Zé Carlos, Toninho Vieira e Pita (Rubens Feijão); Nílton Batata, Juary e Claudinho. Técnico: Formiga.
* 1984: Rodolfo Rodriguez; Chiquinho, Márcio Rossini, Toninho Carlos e Toninho Oliveira (Gilberto); Dema, Paulo Isidoro e Humberto; Lino, Serginho e Zé Sérgio. Técnico : Castilho
* 2006: Fábio Costa; Julio Manzur (Ávalos), Luiz Alberto e Ronaldo Guiaro; Fabinho, Maldonado (Heleno), Cléber Santana (Wendel), Léo Lima (Rodrigo Tabata) e Kléber; Geílson (Magnum) e Reinaldo. Técnico : Wanderlei Luxemburgo.
* 2007: Fábio Costa; Maldonado, Adaílton, Ávalos e Kléber; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Pedrinho (Rodrigo Tabata) e Zé Roberto; Rodrigo Tiuí (Jonas, Moraes) e Marcos Aurélio. Técnico: Wanderlei Luxemburgo.

Sedes
Estádio
Fachada do Estádio Urbano Caldeira, em Santos, SP.

Nome: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro - Santos - SP)
Capacidade: 20.120 pessoas
Dimensões: 105,80 m X 70,30 m
Recorde de público: 32.989 espectadores no jogo Santos FC 0 X 0 Corinthians (jogo não terminado), em 20 de Setembro de 1964

sábado, 27 de março de 2010

planeta meu!

No dia 22 de abril comemora-se o Dia da Terra. A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson e representou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Trinta e oito anos depois, vivemos o temor do aquecimento global e suas conseqüências para a vida no planeta.

Mas, você já pensou se a sua rotina afeta a nossa maior moradia: O Planeta Terra?

Segundo relatórios do EPA, Agência de Proteção Ambiental norte-americana e da California Comparative Risk Project, o consumo insustentável é apontado como um dos responsáveis por esse superaquecimento. A maior parte de nossas atividades diárias leva, direta ou indiretamente, à emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

Um motor de carro mal cuidado, por exemplo, consome 50% mais combustível e produz 50% a mais de CO2. Utilizar veículos movidos a álcool ou biocombustíveis reduz em 500 Kg ou mais a sua emissão anual do gás. Os cuidados dentro de casa também são bem-vindos. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, por exemplo, é uma ótima prática.


Nesse dia da Terra queremos alertar você a se preocupar com suas atitudes em relação ao planeta que nos habita.

Devemos ter em mente que não somos os únicos e os últimos habitantes. Devemos preservá-lo para as próximas gerações!

Clique na imagem abaixo e veja que no trabalho, na escola, no carro e em casa podemos fazer a nossa parte e contribuir para a saúde do nosso planeta!


Condenados, pai e madrasta de Isabella podem obter semiaberto a partir de 2018

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados na madrugada deste sábado (27), respectivamente, a 31 anos,e carolina até 26 anos de reclusâo, ambos em regime fechado, poderão deixar a prisão pela primeira vez em 2018 e 2020. Até lá, pai e madrasta de Isabella Nardoni continuam em presídios de Tremembé (147 km de São Paulo), onde já estavam presos desde 2008, cumprindo a pena aplicada pelo homicídio triplamente qualificado da menina, imposta após um júri popular que durou cinco dias no Fórum de Santana, zona norte da capital paulista.


Pelo Código Penal, o condenado tem direito ao semiaberto após cumprir dois quintos da pena no caso de crimes hediondos, como o homicídio.

Como o casal já está há dois anos presos, Alexandre pode pedir a progressão de pena daqui a dez anos. Com uma pena menor, Jatobá poderá requerer o benefício em oito anos.

Os Nardoni, porém, podem ter o mesmo destino de Suzane von Richthofen, condenada pela morte dos pais em 2006, que teve o semiaberto negado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ao dar a sentença ao casal Nardoni, o juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana, decidiu manter a prisão levando em conta a gravidade do crime e a repercussão que causou no meio social.

“Portanto, diante da hediondez do crime atribuído aos acusados, pelo fato de envolver membros de uma mesma família de boa condição social, tal situação teria gerado revolta à população não apenas desta capital, mas de todo o país (...) daí porque a manutenção de suas custódias cautelares se mostra necessária para a preservação da credibilidade e da respeitabilidade do Poder Judiciário, as quais ficariam extremamente abaladas”, escreveu na sentença.

Você concorda com a condenação do casal?

Caso o assassinato não fosse um crime hediondo, de maior gravidade social, o casal poderia obter o semiaberto cumprindo apenas um sexto da pena.

O homicídio qualificado foi incluído na lei dos crimes hediondos graças a uma campanha da autora de telenovelas Glória Perez, que perdeu a filha Daniela assassinada a golpes de tesoura pelo actor Guilherme de Pádua e a mulher dele, Paula Thomaz. Esta semana, Glória compareceu a quase todos os dias de júri dos Nardoni.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Decisão de fazer parceria com China em gasoduto foi 'ideológica', diz Lula

Durante a inauguração do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna (BA), nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a decisão de financiar a obra com um banco chinês, e não com um japonês, foi "ideológica".

O gasoduto, que possui 1.387 quilômetros de extensão, custou R$ 7,2 bilhões no total. O trecho inaugurado nesta sexta, o maior e o último, tem 954 quilômetros e custou R$ 4,8 bilhões. O custo do último trecho foi financiado pelo banco chinês CDB, segundo a assessoria da Petrobras.

"Já tínhamos um trabalho avançado com um banco japonês para financiar a obra quando, em 2004, lá na Granja do Torto (uma das residências oficiais do presidente), eu e uns ministros fomos discutir se a gente ia fazer parceria com o Japão ou com a China. E nós entendiamos que era necessário o Brasil se aproximar da China e era preciso construir parceria estratégica entre os dois países", contou.

Presidente  Lula durante inauguração do Gasoduto                 Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna (Foto:  Divulgação)

Furnas é multada por Aneel em R$ 53,7 milhões por apagão em novembro

Estatal tem prazo de dez dias para entrar com recurso.
Furnas já informou que vai decorrer da decisão.

A transmissora e geradora de energia Furnas, do grupo Eletrobras, foi multada em R$ 53,7 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (aneel) pelo apagão em novembro passado ocorrido em 18 estados do Brasil, motivado por problemas de curtos-circuitos no sistema de transmissão da companhia.

Segundo relatório da Aneel disponível em seu site nesta sexta-feira (26), a aplicação da penalidade foi baseada, entre outros motivos, na descoberta de que Furnas não trocou alguns reatores em sua rede de transmissão.

Foto: AP

Avenida Atlântica durante o blecaute, em novembro. (Foto: AP)

Esses equipamentos, que tiveram problemas de sobrecarga detectados em 22 de julho passado, deveriam ter sido substituídos em setembro de 2009, o que não aconteceu.

A Aneel notificou Furnas sobre a multa na quinta-feira e a estatal tem prazo de dez dias úteis para recorrer da decisão da agência reguladora.

Outro lado
A estatal Furnas informou, por meio de sua assessoria, que irá recorrer da decisão.

A assessoria confirmou que já foi notificada e declarou que, no momento, o departamento jurídico de Furnas analisa o caso para enviar o recurso formal à agência.

Conforme a Aneel, sua investigação sobre Furnas detectou ainda "fortes sinais de ferrugem nos isoladores, nos pára-raios, nas estruturas metálicas e nas conexões de aterramento da linha de transmissão Itaberá".

"Situações semelhantes foram encontradas também nas subestações de Ivaiporã e de Foz do Iguaçu", acrescentou o órgão regulador.

Nos dias seguintes ao apagão de novembro, que durou 3 horas e meia e reduziu em cerca de 40% a oferta de energia no país, foram levantadas diversas hipóteses para a causa do problema elétrico. Entre elas, que a rede de transmissão tivesse sido atingida por raio.



Furnas é multada por Aneel em R$ 53,7 milhões por apagão em novembro

Furnas é multada por Aneel em R$ 53,7 milhões por apagão em novembro

Estatal tem prazo de dez dias para entrar com recurso.
Furnas já informou que vai decorrer da decisão.

meu querido rodoanel!sim ou não?


Relatório do tribunal aponta aumento do valor da obra em quase 80%.
Motivo seria acréscimos de serviços ao projeto original.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão dos pagamentos das obras do trecho Oeste do Rodoanel.

Um relatório do tribunal aponta "sobrepreço, superfaturamento, pagamentos indevidos e aumento do valor da obra em até 79,87%", que seriam provocados por acréscimos de serviços ao projeto original. Em nota, o TCU informa que "o pavimento dos trechos do Rodoanel já apresenta desgastes precoces, com rompimentos de placas ou rachaduras". O trecho Oeste foi inaugurado em 2002.

O documento constatou também falta de fiscalização sobre a gestão e execução das obras, assinatura de aditivos sem prestação de contas e ausência de cobrança das prestações de contas não entregues.

O tribunal afirma que vai apurar eventuais danos aos cofres públicos e identificar os responsáveis pelas irregularidades, além de analisar cada um dos serviços acrescentados ao projeto básico e as cobranças e pagamentos indevidos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Rei da Suécia defende parceria com Aeronáutica brasileira

  • Presidente Lula recebe rei da  Suécia, Carl Gustaf

    O rei Carl Gustaf apelou hoje (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ampliar as parcerias de cooperação dos setores de defesa militar, tecnologia, educação e meio ambiente. Atualmente o governo brasileiro analisa a proposta sueca para a venda de aviões-caça. Os suecos disputam com os franceses e norte-americanos a exportação de 36 aeronaves. Mas o assunto não foi diretamente mencionado.

    “Eu estou confiante na parceria estratégia entre Suécia e Brasil”, afirmou o rei retribuindo o brinde oferecido pelo presidente Lula no almoço no Itamaraty. “Estamos ansiosos pela visita à Embraer [Empresa Brasileira da Aeronáutica que é fabricante de aviões para o uso comercial, executivo, agrícola e militar], em São José dos Campos [SP], e a possibilidade de cooperação entre os dois países na área da Aeronáutica”, disse.

    Em abril, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve concluir um relatório técnico sobre a compra dos 36 aviões caças. O Ministério da Defesa analisa as propostas apresentadas pelas três empresas finalistas: a sueca Saab, fabricante do modelo Gripen NG; a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet, e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault.

    A expectativa é que depois de analisar o relatório técnico encaminhado por Jobim, o presidente Lula convoque o Conselho de Defesa Nacional. No governo não há consenso sobre qual das três propostas seria a ideal. Para setores das Forças Armadas, a transferência tecnológica dos franceses supera a apresentada pelos demais concorrentes.

    Amanhã (25), os reis Carl Gustaf e Silvia estarão em São Paulo onde visitam a sede da Embraer. Também têm encontro com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Vale Soluções em Energia. O rei também participará de Seminário sobre Cooperação Tecnológica e Industrial bilateral.

    Os reis encerram a visita ao Brasil no próximo fim de semana, quando irão a São Gabriel da Cachoeira, São Joaquim e Manaus – no Amazonas. O rei elogiou a iniciativa brasileira para combater a destruição da Amazônia e os esforços para o desenvolvimento de ações de defesa do meio ambiente e também dos direitos humanos.


terça-feira, 23 de março de 2010

pé na trilha,por Bernardo tabak

A viagem estava chegando ao fim. Acordei com um misto de sentimentos e sensações. Ao mesmo tempo em que me sentia um pouco cansado para percorrer oito horas de trilhas – ida e volta – rumo ao Fitz Roy, uma das montanhas mais famosas da Argentina, a satisfação pelo dever cumprido, de estar finalizando uma das mais incríveis viagens da minha vida, me enchia de disposição para, ao menos, fazer uma caminhada curta na capital argentina do trekking. Como só passaria apenas um dia em El Chaltén, não poderia deixar de conhecer algumas das trilhas que fazem a fama da cidade.

El Chaltén está de tal forma mesclada com a natureza ao seu redor que uma das principais vias da cidade, a Avenida San Martin, termina e se transforma no começo da trilha para o Fitz Roy e o Cerro Torre, as duas montanhas que são o objetivo principal daqueles que visitam a menor e mais jovem cidade da Argentina. Eu, Stav e Aron, companheiros de viagem israelenses que o destino acabou unindo em El Calafate, partimos para a caminhada.


A trilha começa bem sinalizada, com placas indicando os percursos e com informações de segurança e conservação ambiental indispensáveis, como manter a atenção, não fustigar os animais ou retirar plantas, e trazer todo o lixo de volta à cidade. O começo é uma subida de cerca de meia hora, bem íngreme e cansativa. Mas logo somos recompensados com o visual incrível de um vale cortado pelo Rio de Las Vueltas, que, como o nome já diz, é bem sinuoso, cheio de curvas.

O caminho dura mais uma hora, mais plano, com poucas subidas e descidas, em grande parte por dentro de bosques. Na trilha, assim como em Torres del Paine, novamente escuta-se línguas de várias partes do mundo, faladas por gente de idades variadas. Depois de quase duas horas, caminhando e parando para admirar as paisagens, chegamos ao mirante do Cerro Fitz Roy.

Uma enorme placa orienta os visitantes com relação aos nomes de cada um dos picos avistados. Como de praxe, e como escutei em vários momentos da minha viagem, o cume do Fitz Roy está encoberto por nuvens, apesar do céu aberto e do dia ensolarado. Lembro-me que, em Ushuaia, uma família de gaúchos que havia saído de Bagé rumo ao fim do mundo havia me dito que tinha desistido de passar por El Chaltén, pois “disseram que por lá o tempo está sempre nublado e raramente se consegue ver o Fitz Roy”.

Parecia que estávamos fadados, após milhares de quilômetros de viagem, a também não conseguir ver a famosa montanha de El Chaltén. O que não tem solução, solucionado está. Sentamos em uma pedra. Olhávamos a natureza ao redor que, mesmo com a montanha mais famosa encoberta, era encantadora. E conversávamos, beliscando nossos lanches, entre eles um delicioso “dulce de leche” (doce de leite) argentino. Em muitos momentos falávamos sobre os problemas do Oriente Médio e do Brasil. E muitas vezes fiquei surpreendido em perceber como a violência na minha cidade, Rio de Janeiro, parecia me afligir mais do que o conflito entre israelenses e palestinos aos meus amigos.

Eis então que, sem qualquer mudança no clima, sem sentir qualquer lufada mais forte de vento, as nuvens se dissiparam e o topo do Fitz Roy se mostrou soberano na paisagem. Sem perder tempo, levantamos e começamos a bater fotos. Mas a montanha foi generosa e decidiu se manter descoberta por mais tempo, para nossa intensa e simples contemplação.

Hora de tomar o rumo de volta. A última vez em que eu iria retornar de uma trilha nesta viagem. É quando começa a bater aquela onda de recordar tudo o que tinha conhecido, apreciado, enfim, tudo o que tinha vivenciado nesta grande aventura. Mas, como a viagem ainda não tinha chegado ao fim, um bando de pica-paus quebrou a minha sequência de lembranças. Nunca vi esses pássaros ao vivo, sequer em fotos, mas apenas no desenho animado que marcou a infância da minha geração de trinta e poucos anos. São engraçados e curiosos, alguns com a cabeça vermelha e o tufo de penas na cabeça, exatamente como a figura que povoava meu imaginário. E não aparentavam receio algum dos vários turistas que pararam na trilha para os observarem. Tirei várias fotos e fiz alguns vídeos deles abrindo tocos com fortes bicadas que, só de olhar, já faziam minha cabeça doer.

De volta ao albergue, à noite, banho tomado, abri uma das garrafas de dois litros de vinho chileno que trazia no carro e comemorei minha última trilha com os israelenses, e com um grupo de alemãs e holandesas, além dos donos do albergue, um casal de portenhos da melhor qualidade que havia fugido da “loucura” de Buenos Aires para viver em El Chaltén. Imagina se soubessem da situação caótica das metrópoles brasileiras.

E, nesta celebração, agradeci mentalmente ao Fitz Roy por ter me dado de presente uma paisagem deslumbrante, que muitos diziam ser difícil de presenciar. Certamente, foi a melhor despedida que poderia ter nesta viagem.

by:Bernardo Tabakbernardo

segunda-feira, 22 de março de 2010

Caso nardoni!! caso do brasil

Marcado para iniciar às 13h desta segunda-feira (22), o julgamento do casal Nardoni ainda não havia começado até 13h50. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella, serão levados a júri popular pela morte da menina, ocorrida em março de 2008.

A previsão do juiz Maurício Fossen é de que o julgamento dure de três a cinco dias.

O julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados da morte da menina Isabella em março de 2008, segue um roteiro determinado. Confira quais serão as etapas do julgamento, de acordo com a lei 11.689, de junho de 2008, fez algumas alterações no Código de Processo Penal:

- Sorteio dos jurados: sete são sorteados, entre 40 possíveis. O promotor e o advogado de defesa podem negar, sem justificativa, três jurados cada.

O advogado Antônio Nardoni chegou ao Fórum de Santana por volta das 12h50 desta segunda-feira (22), onde terá início às 13h o julgamento de seu filho, Alexandre Nardoni, e de sua nora, Anna Carolina Jatobá. O casal é acusado de homicídio triplamente qualificado e fraude processual durante a morte da menina Isabella. Antônio Nardoni chegou acompanhado da filha, Cristiane. Ele foi vaiado pelas pessoas que estão na entrada do fórum.
Amigos da mãe de Isabella fazem vigília

- Em seguida, os jurados podem ter cerca de 60 minutos para ler uma cópia da sentença de pronúncia ou de decisão posterior que tenha julgado admissível a acusação, além de um breve relatório sobre o processo.

- Depoimento das testemunhas: primeiro são ouvidas as arroladas pela acusação, depois as da defesa.

- Interrogatórios dos réus: acusados do crime respondem a perguntas de defesa e acusação (os jurados também podem fazer questionamentos, por intermédio do juiz).

- Leitura de peças: trechos do processo, como provas recolhidas por carta precatória são lidos se necessário.

- Debates: são disponibilizadas duas horas e meia para os argumentos da acusação e o mesmo para a defesa. Depois, há duas horas de réplica (a critério do promotor) e o tempo igual de tréplica.

- Voto em sala secreta: jurados vão até a sala secreta com o juiz, promotor e advogados para responder a quesitos estabelecidos pelo juiz. Depois, o magistrado formula o veredicto.

- Leitura da sentença: o juiz lê a sentença no plenário, de acordo com a decisão dos jurados. Em caso de condenação, o tempo de pena é definido pelo juiz presidente da sessão do júri.

Masataka Ota, pai do menino Yves Ota, assassinado aos 8 anos, em 1997, após ser sequestrado, foi acompanhar a movimentação em frente ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, onde serão julgados Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados da morte da menina Isabella.

Ele afirmou que não recebeu credencial para entrar na sala onde será realizado o julgamento, mas espera durante a semana ter acesso. “Acho que a justiça será feita. A impunidade neste país tem que acabar.”

Ota ficou muito próximo de Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, após a morte da menina. Segundo ele afirmou, atualmente ela está bem. “Ela está aprendendo a não ver ódio no casal. Mas mesmo assim, espera que a justiça dos homens seja feita.”

O filho de Ota foi seqüestrado enquanto brincava em sua casa, na Vila Carrão, em São Paulo. O garoto foi morto no dia seguinte por ter reconhecido um dos sequestradores, um segurança que trabalhava.

O julgamento de Alexandre Nardoni e sua mulher, Anna Carolina Jatobá, começa exatamente uma semana antes da morte de menina Isabella completar dois anos. A sessão está marcada para as 13h desta segunda-feira (22), no Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo.

O advogado Antônio Nardoni chegou ao Fórum de Santana por volta das 12h50 desta segunda-feira (22), onde terá início às 13h o julgamento de seu filho, Alexandre Nardoni, e de sua nora, Anna Carolina Jatobá. O casal é acusado de homicídio triplamente qualificado e fraude processual durante a morte da menina Isabella. Antônio Nardoni chegou acompanhado da filha, Cristiane. Ele foi vaiado pelas pessoas que estão na entrada do fórum.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, até as 12h40, 16 das 24 testemunhas já tinham chegado ao Fórum de Santana, na Zona Norte da capital paulista. Ainda estão ausentes o delegado Calixto Calil Filho, três médicos-legistas, um escrivão e um investigador.

Amigos e conhecidos da bancária Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella, fazem vigília em frente ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, desde a manhã desta segunda-feira (22). Eles pretendem ficar no local enquanto durar o julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella, acusados de matar a menina.

Vestidas com camisetas com uma foto de Isabella, cerca de 20 pessoas carregavam cartazes e faixas pedindo justiça. Segundo a pedagoga Clara Castro, vizinha de Ana Carolina, as camisetas e cartazes foram organizados pelo pai da bancária. ”Eu acompanhei de perto o sofrimento da Ana e sei o quanto foram difíceis esses dois anos. Espero que a justiça seja feita.”

O pedreiro Gabriel dos Santos Neto foi a primeira testemunha a chegar ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, por volta das 10h30 desta segunda-feira (22). A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, entretanto, não soube informar se ele foi encontrado pela Justiça ou se apresentou-se espontaneamente. Na época da morte de Isabella, Neto chegou a dizer que um ladrão invadiu uma obra ao lado do edifício London, onde morava o casal. Depois, negou tudo. O pedreiro não havia sido encontrado para receber a convocação do júri. A ausência dele poderia levar a defesa do casal a pedir o adiamento no julgamento.

Ao chegar ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, no início da tarde desta segunda-feira (23), o advogado Ricardo Martins informou que foi reintegrado ao caso, a convite do advogado Roberto Podval, que defende o casal Nardoni. Martins chegou a defender Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá logo no início das investigações, em março de 2008.

Questionado sobre a dificuldade do caso, sobre o qual as pessoas muitas vezes já têm opinião formada, ele respondeu: “Admito que se eu não tivesse trabalhado nesse processo, tivesse somente assistido ao que foi televisionado, também teria o pensamento que muitos têm.


Horas antes do início do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados da morte da menina Isabella Nardoni, o advogado criminalista Roberto Podval, que defende o casal, visitou na manhã desta segunda-feira (22) o Edifício London, na Zona Norte de São Paulo, onde o dois moravam e a menina morreu.

Podval subiu no apartamento onde aconteceu o crime acompanhado do pai de Alexandre, Antonio Nardoni, e saiu carregando algumas sacolas, sem dar declarações. O julgamento começa às 13h no Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo.

O promotor Francisco Cembranelli, responsável pela acusação no julgamento do casal Nardoni, chegou por volta das 11h45 ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Ele entrou direto com seu carro no estacionamento, sem dar declarações para a imprensa. Em entrevista , ele declarou atuar melhor sob pressão.

Um pouco antes da chegada do promotor, dois carros da Polícia Científica também ingressaram no prédio, provavelmente com os peritos que irão depor no julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella, marcado para iniciar às 13h desta segunda-feira (22).


O jurista Luiz Flávio Gomes, que irá acompanhar na plateia o julgamento do casal Nardoni, chegou ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, por volta das 11h40 desta segunda-feira (22), e comentou suas expectativas em relação ao júri. Ele espera dois momentos de maior emoção: o depoimento da mãe de Isabella, a bancária Ana Carolina Oliveira, e o interrogatório dos réus . “Nós teremos esses dois momentos em que a emoção vai se sobrepor à razão”. Ele disse que surpresas durante o julgamento não podem ser descartadas. “Quem transmitir mais segurança aos jurados leva o júri”. Para Gomes, este é um julgamento histórico para a Justiça brasileira.

A bancária Ana Carolina Oliveira chegou por volta das 11h15 desta segunda-feira (22) ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Ela será testemunha de acusação no julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de terem matado a menina Isabella Nardoni. De óculos escuros, camisa branca e calça jeans, a mãe da criança chegou no banco do passageiro dianteiro de um carro e entrou pelo estacionamento do fórum sem falar com os jornalistas. O veículo era conduzido pela advogada dela, a assistente de acusação Cristina Christo.


Em solidariedade à vizinha e amiga Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella, morta em março de 2008, a dona de casa Maria Lúcia Ferreira Guimarães, de 60 anos, foi até o Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, e aguardava o início do julgamento dos acusados da morte da menina nesta manhã

“Acho que a justiça será feita”, afirmou. Para ela, a lembrança de Isabella é constante. “Convivi com a criança e não é apenas em um dia desses que eu fico impressionada com o que aconteceu”, afirmou ela, vestida com uma camiseta com uma foto da menina.

O julgamento de Alexandre Nardoni, pai de Isabella, e Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina, está marcado para começar às 13h.

Se o júri considerar que o casal Nardoni é culpado pela morte de Isabella, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá poderão ser condenados a uma pena de 12 a 30 anos de reclusão. Ambos são acusados pelo Ministério Público de homicídio triplamente qualificado e fraude processual por terem alterado a cena do crime. Eles negam o crime.


Dez estudantes de direito aguardavam ansiosas na manhã desta segunda-feira (22) em frente ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, pela abertura dos portões do local, onde será realizado o julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella Nardoni.

Algumas das estudantes estavam no local desde 4h30. “A

expectativa é muito grande para acompanhar esse julgamento. Viemos de Itu [interior de São Paulo] ontem só para ver se já havia movimento”, contou Lanay Rugai Bedaque, de 20 anos.

Com outras duas amigas, ela alugou um quarto próximo ao fórum, onde passou a noite antes de ir para a fila. O acesso ao julgamento será limitado. Segundo funcionários do fórum, apenas as dez primeiras pessoas da fila poderão entrar na sala onde o casal será julgado.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, madrasta e pai da menina Isabella Nardoni, chegaram às 8h25 desta segunda-feira (22) ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, onde serão julgados pela morte da menina, ocorrida em março de 2008. Os dois deixaram as penitenciárias onde estão presos em Tremembé, a 147 de São Paulo, pouco antes das 6h30. Eles seguiram em dois carros separados, em comboio escoltado pela Polícia Militar. Até o início do julgamento, eles devem permanecer em celas separadas, como da última vez que prestaram depoimento à Justiça.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, madrasta e pai da menina Isabella Nardoni, chegaram às 8h25 desta segunda-feira (22) ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, onde serão julgados pela morte da menina, ocorrida em março de 2008. Os dois deixaram as penitenciárias onde estão presos em Tremembé, a 147 de São Paulo, pouco antes das 6h30. Eles seguiram em dois carros separados, em comboio escoltado pela Polícia Militar.

O júri popular que começa às 13h desta segunda é previsto em crimes contra a vida, como homicídio, tentativa de homicídio e auxílio ao suicídio. Nele, cidadãos comuns escolhidos por sorteio decidem se os réus são culpados ou inocentes.

A poucas horas do início do julgamento, o pedreiro Gabriel dos Santos Neto, uma das testemunhas de defesa, ainda não foi localizado. Na época da morte de Isabella, ele chegou a dizer que um ladrão invadiu uma obra, que fica nos fundos do Edíficio London, onde o casal morava. Depois, ele negou tudo. O pedreiro não foi encontrado para receber a convocação do júri.

Se tudo for seguido à risca, a partir das 13h desta segunda-feira (22), sete jurados começarão a decidir se o casal Nardoni é culpado ou inocente pela morte de Isabella em 29 de março de 2008. O juiz Maurício Fossen, que irá coordenar o júri e anunciar a sentença, acredita que o julgamento no Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, possa durar até cinco dias. Ao todo, 23 testemunhas foram arroladas para serem ouvidas pela acusação e pela defesa.

Alexandre Nardoni chega ao júri com 31 anos, e sua mulher, Anna Carolina Jatobá, com 26 anos. Os dois ficaram presos preventivamente por quase dois anos em Tremembé, a 147 km da capital, à espera deste julgamento. Ambos alegam inocência: haviam dito que um ladrão entrou no apartamento do casal e assassinou Isabella. O advogado dos réus, Roberto Podval, chegou também a aventar a possibilidade de levar aos jurados a tese de um acidente doméstico ter ocorrido no quarto onde Isabella dormia: ela teria caído sozinha da janela.

Mas para o promotor Francisco Cembranelli, a investigação da Polícia Civil e as provas técnicas dos peritos do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal indicam Alexandre e Jatobá como culpados.

Para a acusação, o casal discutiu no carro, a caminho do apartamento onde se deu o crime. Em seguida, a madrasta de Isabella agrediu a menina de 5 anos com uma chave, causando um corte na testa. O sangue foi estancado com uma fralda. Ao chegar no prédio, Alexandre atirou a filha no chão do corredor, provocando traumas na bacia e no punho direito dela. Depois, Jatobá tentou esganá-la: apertou seu pescoço até asfixiá-la. Alexandre cortou a tela de proteção da janela do quarto dos filhos Pietro e Cauã, e largou Isabella do sexto andar, uma queda de 20 metros de altura.

O casal Nardoni é acusado de homicídio doloso (quando há intenção de matar) triplamente qualificado por motivo cruel (asfixia), recurso que impossibilitou a defesa da vítima (jogá-la inconsciente da janela) e assegurar impunidade deoutro crime (agressão e esganadura). Caso sejam condenados, a pena para Alexandre e Jatobá poderá variar de 12 a 30 anos de prisão. Alexandre pode ter uma pena maior porque é acusado de matar um descendente