sábado, 25 de fevereiro de 2012

SARNEY FOI FEITO PRA ESCULHAMBAR. VEJA ISTO,Luzifotograma



Maranhão 66


O avesso do avesso - Nelson Motta.

Está bombando no YouTube e provocando acessos de gargalhadas e deboches um filme de sete minutos em preto e branco com o prosaico título Maranhão 66.



Aparentemente é um documentário sobre a posse de José Sarney no governo do Estado, feito por encomenda do eleito. Mas é assinado por Glauber Rocha.




Com 35 anos, cabelos e bigode pretos, Sarney discursa para o povo na praça, num estilo de oratória que evoca Odorico Paraguaçu, mas sem humor, à sério, que o faz ainda mais caricato e engraçado.

Sobre seu palavrório demagógico, Glauber insere imagens da realidade miserável do Maranhão, cadeias cheias de presos, doentes morrendo em hospitais imundos, mendigos maltrapilhos pelas ruas, crianças esquálidas e famintas, enquanto Sarney fala do potencial do babaçu.

Só alguém muito ingênuo, ou mal-intencionado, poderia imaginar que Glauber Rocha fizesse um filme chapa branca. Em 1964, com 25 anos, ele tinha se consagrado internacionalmente com "Deus e o diabo na terra do sol" e vivia um momento de grande prestígio, alta criatividade e absoluto domínio da técnica e da narrativa cinematográfica. E odiava a ditadura que Sarney apoiava.

O filme dentro do filme é imaginar o susto de Sarney quando o viu. Em vez de filmar uma celebração vitoriosa, Glauber usou e abusou da vaidade e do patrocínio de Sarney para fazer um devastador documentário sobre um arquetípico político brasileiro.

Glauber dizia que o artista também tem de ser um profeta; mas a sua obrigação é de profetizar, não de que as suas profecias se realizem. O discurso de Sarney e as imagens de Maranhão 66 são os mesmos do Maranhão 2011, num filme trágico, cômico, e, 46 anos depois, profético.


Para assistir o filme (antes que seja tarde), acesse:


AMY ADAMS SERÁ JANIS JOPLIN NO CINEMA,Luzifotogramas




A assessoria da atriz indicada ao Oscar Amy Adams (Dúvida, Julie & Julia) confirmou - ela fará o papel da lendária cantora Janis Joplin no cinema. O filme com o título Janis Joplin: Get It While You Can terá a quase confirmada direção do brasileiro Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel, Ensaio Sobre a Cegueira).

 A produção do longa ficará a cargo de Wyck Godfrey (da saga Crepúsculo). As filmagens serão realizadas na Califórnia no início de 2011.

Será uma cinebiografia da cantora de voz inconfundível que morreu aos 27 anos como tantos fantásticos artistas da sua geração (vide Jimi Hendrix e Jim Morrison), contudo teve uma vida intensa.

Não é a primeira vez que tentam tirar do papel uma cinebiografia sobre a cantora. No último projeto a ótima Renée Zellweger tinha sido escalada, porém o projeto não seguiu adiante.

PIADEX: ITAMAR SUPERA JESUS CRISTO,Luzifotograma


Itamar chegando, merecidamente, ao Céu, parecia orgulhoso.
São Pedro estranhou e questionou.
Porque essa cara de felicidade?
E Itamar respondeu:
- Pedrão, superei o Mestre. Quando Ele morreu, tinha só dois ladrões ao lado...
E Pedro, surpreso:
- E onde está a superação, Itamar?
- Olha aqui a foto do meu velório:


FUTEBOL E PUBLICIDADE: MOTEL IRONIZA PAULO HENRIQUE GANSO,Luzifotograma


O meia Paulo Henrique Ganso virou alvo de campanha publicitária de um motel da Baixada Santista. A imagem de um dublê de Ganso sendo afogado na banheira deixa clara a intenção do motel, que tem adotado ideias bem humoradas e de duplo sentido em suas mensagens de divulgação.

O ADEUS AO GURU STEVE JOBS - uma das três maçãs que mudaram o mundo!Luzifotogramas




Como não poderia deixar de ser, aqui também deixamos uma homenagem a este homem visionário, que inovou em praticamente tudo o que fez. Mudou a forma como nos relacionamos com a música, a tecnologia e até com as pessoas.

Foi um homem difícil e exigente, pelo que sempre ouvimos falar. Mas também sempre se mostrou obstinado a entregar o melhor. Sem essa perseverança nunca teria feito o que fez. Acompanhamos também ele lutar até o fim das suas forças. Saiu da Apple em agosto e se ele fez essa escolha, com certeza foi por aceitar que seu trabalho, infelizmente, estava feito.

Como lemos hoje em vários tweets e postagens no facebook, “Três maçãs mudaram o mundo, a de Adão e Eva, a de Newton e a de Steve Jobs”. Quem é o verdadeiro autor, não sabemos, mas ele acertou em cheio.

Mudar o mundo não é para todos, mas foi para Steve Jobs.

U>ROCK - CONCURSO PARA BANDAS UNIVERSITÁRIAS-Luzifotgramas





Já estão abertas as inscrições para a 3ª edição do U>Rock, concurso internacional de bandas universitárias. Nesta edição o prêmio é de 3.000 euros.
A competição é composta de 2 fases: a nacional, que escolherá a banda brasileira que representará o país, e a internacional, na qual estarão os finalistas de 22 países que integram a rede Universia.

Para a 1ª etapa, as bandas devem se cadastrar no site do concurso e fazer o upload das suas músicas. As músicas serão submetidas ao voto público e as dez mais votadas passam pela análise de um júri técnico que decidirá qual banda representará o Brasil na etapa internacional.

No dia 20 de outubro acontece a fase internacional que reunirá todas as 22 bandas. Elas serão avaliadas por voto popular até o dia 8 de novembro e as cinco mais votadas passarão para a etapa final.

Para participar do concurso, basta ser estudante universitário, residir no Brasil, ser maior de 18 anos e ter pelo menos um integrante matriculado em uma instituição parceira da Universia.

Mas corram, as incrições se encerram no dia 9 de outubro. O site do concurso é urock.universia.com.br

O CRISTO REDENTOR FAZ 80 ANOS E O QUE A FRANÇA TEM A VER COM ISSO?Luzifotogramas




Com 38 metros de altura e estátua de 1145 toneladas, foi inaugurada em 12 de Outubro de 1931. A quem diga que o Cristo Redentor foi um presente da França para o Brasil, como aconteceu com a Estátua da Liberdade em Outubro de 1886, quando Napoleão III, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra.
A estátua já era um sonho brasileiro em 1959, depois da abolição da escravatura, quando padres levaram a proposta de uma estátua a princesa Isabel, a princesa disse se fosse para fazer uma estátua teria que ser feita ao Cristo e não a ela, para reafirmar a catalocidade do povo brasileiro.

Mas afinal foi ou não foi um presente francês?

Na verdade, o Cristo Redentor NÃO foi um presente francês, o único envolvimento francês para com a estátua foi Paul Landowski, que executou os braços e o rosto da escultura. No qual fez o desenho dos traços finais o artista plástico Carlos Oswald ao Cristo. Da França veio a pedido uma réplica de aproximadamende 4 metros com molde e cabeça estilo francês. As obras foram iniciadas em 1926.

O Cristo Redentor é a maior referência da América Latina?

Sim, em uma pesquisa realizada por uma entidade, o Cristo ficou em 1º lugar com 23%. Como o principal ícone da América Latina.

O primeiro Cristo era assim desde o começo?

Não. O Cristo era para estar segurando uma cruz e o mundo debaixo do braço. Para não ser comparadao com o país do futebol, pediram para fazer outro concurso, no qual Heitor ganhou novamente. O Cristo está dentro da maior floresta urbana do mundo. Heitor da Silva Costa, foi o autor do projeto escolhido novamente em 1923.

AJUDE UM REPÓRTER - UMA FERRAMENTA PARA OS PAUTEIROS DE PLANTÃO,Luzifotogramas


A primeira vez que vi @ajudeumreporter no twitter pensei que fosse uma daquelas campanhas de solidariedade a um colega em situação difícil. Talvez vítima de algum infortúnio, como doença grave com tratamento caríssimo.

Demissão com calote, ameaça de descontentes com suas reportagens, vítima de censura, opressão, injustiça ou agressão foram outras situações que me vieram à cabeça diante do apelo precedido da arroba que praticamente já virou letra do alfabeto. Seria algum conhecido? E mesmo que não fosse, talvez pudesse ajudar. Ou, verdadeiro motivo, apenas matar a curiosidade. Clique imediato.

Apesar de as situações acima não serem raras, nenhuma delas era o motivo da mobilização na rede social do passarinho. Tampouco era um único repórter que precisava de ajuda. Eram muitos. E todos eles precisavam do mesmo tipo de ajuda: encontrar uma fonte para as suas reportagens. (Para quem não está familiarizado com as entranhas jornalísticas, fonte é, resumidamente, como chamamos as pessoas e instituições que são entrevistadas ou dão informações ao repórter para que este produza as suas reportagens)




Assim como os solitários dos classificados idealizam um amor perfeito ["homem, meia idade, sit. financeira estabilizada, procura mulher 25 a 30 anos, loira, olhos verdes, s/ filhos, + 1,70m, p.relacionamento sério. Prefr.BH. Descarto aventuras"], os repórteres que precisam de ajuda também estão em busca do entrevistado ideal:


“…procura pessoa q deteste Legião Urbana.”

“…procura loja ou fabricante de berrante na cidade de SP.”

“…procura pessoas q acordaram após período em coma.”

“…procura alguém q teve piora no rendimento físico por conta de problema bucal.”

“…procura mulher q coma mto chocolate todos os dias e não tenha problemas de saúde por isso.”

“…procura empresas q ainda não saibam como




O resultado da busca pela fonte ideal, aparentemente, tem sido um sucesso. O serviço foi aprimorado e ampliado. Além do Twitter, está no Facebook, virou blog e um site onde jornalistas e fontes se cadastram em busca do encontro perfeito.

Procurar por possíveis fontes sugeridas na pauta (o planejamento da matéria, como costumamos chamar as reportagens) nem sempre é uma tarefa fácil. E mesmo antes da internet repórteres sempre recorreram a uma rede de amigos, amigos de amigos, conhecidos, e a listas organizadas de especialistas em determinado assunto para conseguir um entrevistado, uma fonte ou, como se diz no jargão das redações, um personagem.

Mas, diante da obviedade e excentricidade do tipo de fontes e situações procuradas nessa espécie de “disk-fonte”, é inevitável questionar se não há algo de errado do outro lado também. Ao conceber fontes imaginárias na pauta e exigir que se materializem, mesmo com a possibilidade de algumas delas não existirem, não estarão os veículos e os repórteres invertendo o fluxo da reportagem?

Os repórteres estão mesmo precisando de ajuda.


LANÇAMENTO: FAYGA OSTROWER - COLEÇÃO CADERNOS DE DESENHO,Luzifotograma


Morta há dez anos, Fayga Ostrower (1920-2001) ganha edição na Coleção Cadernos de Desenho, com organização de Lygia Eluf e textos de Carlos Martins e Noni Ostrower, filha da artista polonesa.

Veja imagens de trabalhos de Fayga Ostrower, que estão no livro


35ª MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO E O PRODUTOR DO FILME LARANJA MECÂNICA DE STANLEY KUBRICK,Luzifotograma




Em 1971, o cineasta Stanley Kubrick (1928-1999) ficou horrorizado com os desdobramentos de sua obra que mais influenciou cultura pop, moda e comportamento.

Lançado naquele ano, "Laranja Mecânica" disparou uma onda de violência no Reino Unido, o que fez com que o próprio diretor pedisse que o longa fosse tirado de cartaz, mesmo com ótimos resultados em bilheteria.

"Ele ficou triste com as reações do público e com o comportamento da mídia de ter embarcado na ideia de culpar o filme", conta Jan Harlan, produtor do clássico e cunhado de Kubrick.

"Seria bem diferente hoje, já que a violência no cinema superou -e muito- aquela mostrada em 'Laranja'."
Harlan é um dos primeiros convidados da 35ª Mostra de São Paulo a chegar à cidade.
O festival começa no dia 21 e o alemão dará uma aula sobre Kubrick no dia 25, na Faap, em que falará sobre a versão restaurada do filme.

O longa retrata um futuro em que jovens delinquentes infernizam a sociedade com violência gratuita.
"Uma cena não precisa ser realista. Precisa ser tão real quanto a conexão emocional que faz com o espectador. Kubrick conseguiu filmar estupros terríveis apenas cortando da cena para a trilha sonora. Não é o que se vê, é o que se sente que faz com que as cenas sejam tão fortes."

Harlan e Kubrick trabalharam juntos por 30 anos.

LEIA MAIS NA FOLHA ILUSTRADA (fonte)

OZZY OSBOURNE DÁ DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR EM LIVRO,luzifotogramas

Baseado no fato do metaleiro Ozzy Osbourne ter sobrevivido a uma avalanche de drogas e bebidas durante 40 anos, ser um hipocondríaco indefectível, já ter até quebrado o pescoço e se recuperado e hoje ser uma pessoa saudável, o jornal "The Sunday Times", de Londres, resolveu oferecer uma coluna de perguntas e respostas sobre saúde e bem-estar a ele, que aceitou. O espaço recebeu o nome de "Ask Dr. Ozzy" (Pergunte ao Dr. Ozzy). Como esperado, seus comentários às dúvidas dos leitores fugiram totalmente do lugar comum e se tornaram muito engraçados.

Ozzy resolveu reunir todos os conselhos, que também falam de casamento, amizade, família e dia a dia, no livro "Confie em Mim, Eu Sou o Dr. Ozzy". O resultado, além de ser um boa fonte de gargalhadas, dá a dimensão da filosofia de vida do músico, que hoje, aos 65 anos, vive com saúde e alegria.

A pérola será lançada nos Estados Unidos no dia 11 de outubro e está prevista para sair no mesmo mês no Brasil pela editora Benvirá. Enquanto isso, ela já está disponível, em sistema de pré-venda e com capa provisória.

Boa Ideia para estante de Livros,Luzifogramas





A CHEGADA DE KADAFI AOS QUINTOS DOS INFERNOS,Luzifotograma





Com algum atraso (quem é vivo sempre aparece!), Kadafi finalmente chegou aos quintos dos infernos, onde vai dividir o aluguel de uma quitinete com Saddam Hussein e Bin Laden. No pulguento e odorento cafofo, foi recebido com uma cerimônia de gala. A decoração com caveiras e ossadas de insurgentes e opositores impressionou uma longa lista de convidados, que contava com Joseph Stalin, Pol Pot, Mao Tsé Tung, entre outros genocidas e irmãos-sanguinários. Após o jantar, onde o prato principal foi buchada de rebeldes ao molho de sangue, Adolph Hitler, convidado de honra, fez afagos ao homenageado do dia e decretou: “você ainda teria que matar muita gente para me alcançar, mas seus 42 anos no poder é um recorde imbatível”.

Ao final da cerimônia, Kadafi agradeceu a presença de todos e anunciou, sob olhares beligerantes de Saddam e Bin Laden, que pretende ser o zelador (ou ditador, se deixarem) do cafofo pelos próximos 42 anos.

SHOWS NO BRASIL E INGRESSOS À VENDA: ROGER WATTERS EX-PINK FLOYD,Luzifotogramas

Roger Waters remonta turnê do clássico disco do Pink Floyd 'The Wall' - Mario Anzuoni/ Reuters



Foram divulgadas nesta quarta-feira, 26, as datas das vendas e valores dos ingressos para os shows do ex-Pink Floyd Rogers Waters no Brasil.

A turnê The Wall, mesmo nome da obra prima da banda de Waters, passará por Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo em março de 2012, após apresentações do músico pela Austrália, Nova Zelândia, Chile e Argentina.
Os ingressos começam a ser vendidos primeiro para São Paulo, entre os dias 28 e 30 de outubro, depois no Rio e em Porto Alegre, entre 29 e 31, e novamente para São Paulo (que terá duas apresentações), entre 1 e 3 de novembro, em caráter de pré-venda. Para o público geral, as entradas ficarão disponível no dia 31 em São Paulo e 1 de novembro para Rio de Janeiro e Porto Alegre, no site da Tickets for Fun. Os valores variam entre R$ 90 e R$ 900.

No ano passado, Waters apresentou o show feito pelo Pink Floyd nos anos 80 nos Estados Unidos e na Europa. O custo estimado para a produção do cenário do espetáculo, que conta com um paredão de 11 metros de altura, é de US$ 15 milhões.

BLACK SABBATH ALTERA O SEU SITE OFICIAL E O CATRACA LANÇA UM DESAFIO,Luzifotogramas

No dia 4 de Novembro, a banda Black Sabbath fez a seguinte alteração em seu site oficial:
  





Já que o Catraca Livre também ficou curioso, eles querem fazer um desafio! Se você se der bem e acertar o que será revelado no dia 11/11/11, a recompensa é sua: uma Black Box – The Original Black Sabbath 1970-1978 – Box especial com os oito primeiros álbuns da banda (com a formação original), um DVD exclusivo e um livro com mais de 80 páginas contando a história da banda.

Formada em 1968, em Birmingham, na Inglaterra, a banda é considerada uma das mais importantes por ter contribuído para o crescimento (ou início) do cenário Heavy Metal no mundo. Numa época em que Deep Purple e Led Zeppelin tinham destaque com seu Hard Rock, o Black Sabbath surgiu com um som mais original: pesado, denso, distorcido e com letras que abordavam assuntos como magia negra, terror, bruxaria, etc., formando uma nova escola musical.

Ficou curioso com mais esse ocultismo na história do Black Sabbath? Então, participe!

VOCALISTA DO IRON MAIDEN DEVE PERDER O EMPREGO DE PILOTO,Luzifotograma







Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, deverá voltar a se dedicar integralmente à carreira de músico, já que a empresa aérea para qual ele trabalhava encerrou suas atividades. As informações são do site do jornal Daily Mail.
A Astraeus Airlines, companhia para qual o músico trabalhava como piloto profissional, estava passando por dificuldades e precisou cessar suas operações. Dickinson recebeu a notícia enquanto levava 250 passageiros em um voo que partiu do Aeroporto Internacional de Jeddah, na Arábia Saudita, para Manchester, na Inglaterra.
Além de pilotar voos comerciais, Dickinson também era o responsável por pilotar a aeronave conhecida como Ed Force One, que leva a banda Iron Maiden em suas turnês pelo mundo.

Cidade Limpa,Luzifotograma


Colaboração:
Thiago Mixel

JOHNNIE WALKER ARMA ENCRENCA COM A CACHAÇA DE MINAS,Luzifotogramas


A inglesa Diageo, gigante do setor de bebidas e fabricante do uísque Johnnie Walker, quer tirar do mercado um primo pobre inconveniente, nascido em Minas Gerais: a cachaça João Andante.

Criada por quatro amigos no último ano do ensino médio, em 2003, a pinga mineira vende cerca de 200 garrafas por mês no boca a boca e pela internet. Ainda assim, a Diageo entende que a marca – tradução meio manca de Johnnie Walker –, é plágio de uma de suas principais bebidas.
A gigante inglesa solicitou ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) que anule o registro concedido em fevereiro deste ano à João Andante, sua nova “rival”. A disputa com a multinacional tem tudo para ser mais um capítulo quixotesco na história dessa pinga mineira. Idealizada por inspiração de aulas de empreendedorismo, até hoje o negócio é um hobby para os donos, que usam o produto como cartão de visita profissional e social.
O veredicto, quem vai dar, é o INPI. Até agora, porém, ao invés de conseguir o que queria, o que a Diageo fez foi jogar lenha na fogueira ao promover a João Andante indiretamente, num momento em que a empresa se prepara para dar um salto na produção.
Na segunda-feira, por exemplo, o pedido de nulidade do registro da marca foi tema de uma longa matéria no jornal “Estado de Minas”. No ano que vem, ao invés de 200 garrafas para vender por mês, os fabricantes da cachaça já reservaram com produtores do interior de Minas quatro mil delas. A visibilidade gratuita deve contribuir para elevar a expectativa mensal de vendas, de 550 garrafas ao mês.

GILBERTO GIL DISPÕE CERCA DE 30 MIL FOTOS RARAS,luzifotograma


Gilberto Gil digitalizou mais de 30 mil itens que fazem parte da sua história em parceria com o Instituto Tom Jobim. A festa de lançamento do acervo digital vai rolar no Rio, nesta quarta (7). Veja algumas:
Gil no bloco Filhos de Gandhy
Gal e Gil
Caetano e Gil

ABSOLUT CONVIDA INTERNAUTA A CRIAR UMA GARRAFA DE VODKA NO FACEBOOK,luzifotogramas

A mais nova ação da Vodka Absolut em redes sociais, é um aplicativo dentro do Facebook, onde o internauta pode criar uma garrafa personalizada da bebida.

Criada pela Possible Worldwide, ex-Gringo, o projeto permite ao internauta criar uma nova garrafa usando as imagens de seus amigos como tinta. Basta clicar em qualquer foto (bolinhas coloridas em volta da garrafa), segurar e arrastar até um pedaço branco da garrafa.

Para experimentar, clique aqui.

Dica da Iara Martins

DESCOBRIRAM A FÓRMULA DO REFRIGERANTE. APRENDA A FAZER

Seja em Nova York ou em Chattanooga (Tennessee), chefs ou jovens empreendedores antes vinculados a outras atividades vêm se dedicando a inventar sabores da popular bebida gaseificada, que vem invadindo de feiras livres a restaurantes estrelados pelo guia “Michelin”, como os do grupo Momofuku.

Um dos fabricantes mais badalados da nova onda é o casal à frente do Brooklyn Soda Works, negócio de nada mais que um ano aberto pela artista Caroline Mak e o químico Antonio Ramos.

SABORES

As criações da dupla -refrigerantes de grapefruit, jalapeño e mel, ou limão, grão de pimenta-rosa e tomilho, entre outros, e que têm a missão de ser “tão sofisticados como um bom coquetel ou uma boa cerveja”- já foram degustadas em lugares como os restaurantes Untitled e Blue Hill, em Manhattan.

Não levam xaropes nem concentrados. Fora do circuito, o refrigerante de autor também vem ganhando espaço. Em Chattanooga, a Pure Sodaworks foi criada há nove meses por Shawn Clouse, e Matt e Tiffany Rogers.

A empresa tem como base o movimento “slow food” (a favor da pequena produção camponesa) e só usa componentes orgânicos.

COMO FAZER O SEU PRÓPRIO REFRIGERANTE
INGREDIENTES

- 3 colheres de sopa (45 ml) de fruta fresca, descascada e cortada em cubos
- Casca de 1 limão, ralada
- 2 xícaras (400 g) de açúcar
- 2 xícaras (meio litro) de água
- Água com gás

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

- Uma panela de tamanho médio
- Uma peneira de malha fina ou “pano de queijo” (pano de algodão fino)
- Uma tigela
- Um recipiente com tampa para guardar o xarope
- Um funil

PREPARO DO XAROPE

- Em fogo médio, junte a água, a fruta e a casca de limão em uma panela
- Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ferver
- Retire o recipiente do fogo e passe o conteúdo pela peneira, para uma tigela
- Peneire novamente se ainda houver pedaços de fruta ou de casca de limão na água
- Jogue fora a fruta e a casca de limão
- Coloque o açúcar na tigela e mexa até dissolvê-lo
- Com o auxílio de um funil, coloque o xarope em um recipiente e leve-o à geladeira, até esfriar

PARA FINALIZAR
- Junte 50 ml do xarope aos 200 ml de água com gás
- Mexa suavemente e sirva imediatamente
Fonte: Folha Uol

Anos 80,por Weliton Cardoso

Muita coisa interessante rolou nos anos 80 em termos musicais, já a moda, o que se vestia na época é de gosto lamentável, pelo menos a meu ver e pelas fotos que tenho eu acabei entrando na onda. Que rídiculo gostoso foram os anos 80. Veja as principais bandas da época:

Joy Division

Um dos grandes ícones da década, influenciou muitas bandas. O suicídio do vocalista Ian Curtis em 18 de maio de 1980, após o lançamento do segundo disco da banda, Closer, terminou a banda.
O compacto de "Love Will Tears Us Apart" foi eleito como uma das melhores músicas da década. Das cinzas do Joy Division nasceu o New Order.

Police

Trio que tinha como lider Sting, A banda conseguiu emplacar vários hits. Entre eles um dos mais famosos foi 'Every breath you take', também teve "Every little thing she does is magic" , ´Roxanne´, e ´King of pain´. Tinha batidas punks com elementos de reggae e ska no seu som. Em 1986 gravaram ´Don't stand so close to me`; já estavam brigados na época e logo depois o trio se desfez.

The Pretenders

Banda inglesa liderada pela vocalista Chrissie Hynde que no início da carreira fazia um rock básico e de forte apelo pop.
Depois de dois bons discos e duas mortes por overdose de heroína, que vitimaram num espaço de um ano o guitarrista e o baixista de banda, Chrissie Hynde foi em frente e remontou sua banda.

The Cure

Um dos melhores discos da banda liderada por Robert Smith foi o primeiro Three Imaginary Boys de 79. O sucesso tomou parte do The Cure por bastante tempo, transformando-os num dos ícones doa nos 80.
Apresentações no Brasil mostravam isso. ´Boys don't cry´ é música obrigatória nas festas que tratam destes anos. A banda não conta mais com a formação original, restando Robert Smith (um dos criadores) nas composições, guitarra e voz e Simon Gallup no baixo.

U2

Banda de rock que norteou os anos 80. O U2 foi talvez a única banda de rock dos anos 80 a chegar ao megaestrelato.
Misturando engajamento político com uma forte religiosidade a banda tornou-se quase uma unanimidade entre várias pessoas. O álbum Joshua Tree de 1987, foi o grande destaque de Bono Vox e sua banda. Com The Joshua Tree o U2 consegue finalmente estourar no mercado americano.

Echo & the Bunnymen

Uma das bandas de rock gótico da época. Banda de rock inglesa que criou um estilo de rock etéreo com letras cabeças. O som da banda era inspirado pelo psicodelismo dos anos 60.
Eles perpetuaram uma das melhores músicas da década: "Killing Moon" do álbum Ocean Rain de 1984.

The Smiths

Banda inglesa que foi chamada de ‘a redenção do rock’n’roll nos anos 80’. Também uma banda que destacou-se nestes anos com suas letras e músicas melodiosas.
Liderada pelo vocalista Morrissey , os Smiths emplacaram em várias rádios do mundo ´The boy with the torn in his side´ e ´Bigmouth strikes again´. A banda se desfez em 1987.

Bauhaus

Seguindo na onda gótica dos anos 80 encontramos esta banda.
Tinham visual cool e seus maiores destaques foram covers: "Ziggy Stardust" e "Telegram Sam"— de David Bowie e T. Rex respectivamente.

Jesus and Mary Chain

No primeiro disco eles misturaram Velvet Underground com melodias pop açucaradas dos anos sessenta e radicalizaram enchendo de distorções e feedback.
Faziam parte da época, flertando com o dark.

Siouxsie and Banshees

Banda inglesa que teve bastante destaque em nosso país. A vocalista era muito amiga de Roberth Smith do Cure e em algumas canções havia participação especial.
Também seguiam a onda gótica/dark e um de seus maiores destaques foi a música ´Partys fall´.

Pil

A segunda banda do ex-vocalista do Sex Pistols John Lydon, começou seus trabalhos em 79.
A banda teve o que se chama de carreira irregular com destaque para a segunda edição do álbum Metal Box (80).
A música "Rise" do LP Album (87) é considerada pelos críticos ingleses uma das melhores canções da década.

Men at Work
Rock australiano.

Totalmente popular no Brasil, sendo a banda preferida de norte a sul.
Emplacou hits como ´Down under´ , ´Who can it be now´, ´overkill´ e ´it´s a mistake´.
Sempre liderada pelo letrista/guitarrista/vocal Collin Hay.

Midnight Oil

Outra banda do chamado australian rock, Exemplo típico de um dos fenômenos da década de 80: artistas engajados em causas políticas e sociais.
Como destaque podemos citar ´Beds are burning´ e ´The dead heart´.

Misfits

Banda de punk rock americana, na linha dos Ramones, que possuia também elementos góticos no seu som e visual.
Começou suas atividades no final dos anos 70, mas nunca fez sucesso algum. Quando a banda acabou em 83 foram ganhando uma impressionante notoriedade póstuma.
Principalmente por causa de bandas como Metallica e Guns'n' Roses que fizeram covers de suas músicas. Curiosidade: apesar de continuar na ativa a banda ficou mais de sete anos sem poder usar o nome Misfits, por causa de um processo movido pelo vocalista e líder da banda Glen Danzig, que deixou a banda em 83.

Dead Kennedys

Banda de hardcore de San Francisco. O primeiro disco desses caras é um clássico, Fresh Fruit for Rotting Vegetables, aquele do vinil branco.
A banda foi processada pelo FBI por causa da arte do encarte de um de seus discos, Frankenchrist, de 1984.
Isso acabou

Tá agora tudo caindo do céu

Militares da Aeronáutica recolheram, na noite desta sexta-feira (24), o objeto que caiu do céu na manhã da última quarta-feira (22), em Anapurus (MA), a 275 km de São Luis. A bola metálica --de aproximadamente 30 quilos e 1 metro de diâmetro-- caiu no povoado Riacho dos Poços, a 15 km do centro do município. A peça estava guardada no quartel da Polícia Militar no município de Chapadinha, a 30 km de Anapurus.

Segundo a análise inicial feita pelos técnicos da Aeronáutica não há risco haver radioatividade no objeto, que deve ser uma peça do foguete francês Ariane 4. A confirmação só virá após uma análise mais detalhada.

Segundo a assessoria de comunicação da Aeronáutica, o objeto foi recolhido por militares do Centro de Lançamento de Alcântara, localizada a oeste de São Luís, para onde a peça foi levada e será analisada. “O objetivo da investigação que faremos é saber de onde ela veio e de que se trata o objeto. Sobre o risco de radioatividade, é zero”, informou a Aeronáutica ao UOL, na manhã deste sábado (25).

Ainda segundo a Aeronáutica, o material será analisado no próprio centro, em Alcântara, mas, caso seja necessário, poderá ser enviado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

De acordo com policiais militares da 4ª Companhia Independente de Chapadinha, a bola metálica foi recolhida do povoado onde caiu pelos policiais na tarde da quinta (23). A medida foi tomada por conta da repercussão do caso e do temor de haver radioatividade.

Segundo o sargento Cardeal, cinco técnicos da Aeronáutica realizaram os testes ainda no quartel da polícia e descartaram a possibilidade de radioatividade e de contaminação de quem teve contato com a bola metálica. “Eles pediram para informar à população que não fique com medo, pois não há riscos”, disse.

Apesar do temor dos moradores da região com possíveis novos acontecimentos, cientistas afirmam que não há nenhum motivo para pânico, pois novos objetos não devem cair na região. “No momento não há previsão de reentrada de nenhum objeto em órbita. Esses eventos não são previsíveis com longa antecedência. Mesmo quando se sabe que o objeto vai cair, o máximo que se consegue prever é uma faixa de latitude onde o ele pode cair. As pessoas não devem ficar preocupadas com esse tipo de incidente”, afirmou o astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Gustavo Rojas, que está acompanhando o caso de perto.

Rojas afirmou aos mais assustados que não há registros de mortes por conta de queda de lixo espacial, e que a possibilidade de uma pessoa ser atingida por uma peça do espaço “é muito menor que a de sofrer qualquer outro tipo de acidente cotidiano.” “O medo é infundado. Estima-se que a chance de isso acontecer seja de 1 em 1 trilhão, enquanto por exemplo a de ser atingido por um raio é de 1 em 1 milhão. Em 50 anos de exploração espacial mais de 5.000 toneladas de lixo espacial voltaram ao solo, sem nenhum relato de vítimas”, assegurou.

Foguete francês
Nesta sexta-feira, o cientista já havia informado ao UOL que o objeto que caiu no Maranhão deve ser um pedaço do foguete francês Ariane 4. A reentrada em órbita de objetos já era prevista pela entidade americana Center For Orbital and Reentry Debris Studies. Segundo o site do órgão, a previsão era de que um objeto do foguete caísse na Terra às 7h22 do dia 22, com a diferença de três horas a mais ou a menos –ou seja, pouco mais de uma hora antes do relato dos moradores. O mapa dos cientistas aponta o Estado do Maranhão como um dos locais por onde o resto do foguete poderia cair.

Segundo testemunhas, com a queda, o objeto atingiu um buritizeiro e um cajueiro, que tiveram galhos arrancados. Os moradores do povoado afirmaram que foram quatro “estrondos” causados com a queda da bola espacial, que abriu um buraco de cerca de um metro no chão próximo a casa de José Valdir Mendes, 46, proprietário do sítio onde a esfera caiu.

Vamos nos animar !?

Faltando pouco mais de dois anos para a Copa do Mundo de 2014, apenas um dos 12 estádios que serão usados no torneio tem pelo menos metade de sua preparação concluída. A informação consta de um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre obras para o Mundial.

O documento traz informações sobre todas as obras para a Copa coletadas até janeiro deste ano. Segundo o relatório, o Estádio Castelão, em Fortaleza (CE), é o que está mais adiantado quanto à sua preparação para o torneio. Orçado em R$ 518 milhões, ele tem 50,9% de sua obra já executada.

Na média, a preparação dos estádios está 26% executada, de acordo com o TCU. Esse percentual ainda desconsidera o andamento da obra da Arena Amazônia, não foi informado no relatório elaborado pelo Tribunal de Contas, que fiscaliza os contratos do governo. Como quase todas as obras dos estádios estão recebendo recursos ou empréstimos com dinheiro público, elas foram todas incluídas no relatório.
O Estádio Nacional Mané Garrincha, de Brasília (DF), é que está mais adiantado depois do Castelão. Ele tem 42,5% de suas obras executadas.

De acordo com o documento, as obras que mais preocupam são as do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), e da Arena da Baixada, em Curitiba (PR). A reforma do estádio da Copa no Rio Grande do Sul está parada há oito meses esperando um acordo entre o Inter, clube dono da arena, e as construtoras responsáveis pela obra. Já o estádio do Paraná tem só 5,5% da sua obra de preparação para o Mundial concluída, segundo o tribunal


Arena Pantanal, em Cuiabá (MT); Arena Fonte Nova, em Salvador (BA); e Mineirão, em Belo Horizonte (MG), vêm em seguida com cerca de 35% das obras prontas. Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ); Itaquerão, em São Paulo (SP); e Arena Pernambuco, em Recife (PE), estão mais de 20% concluídos. Já a obra da Arena das Dunas, em Natal (RN), está 11% executada.

A obra da arena de Natal, inclusive, foi citada como a mais preocupante pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em sua visita ao Brasil em janeiro. Em entrevista coletiva, Valcke disse até que o estádio poderia ser excluído do Mundial caso não acelerasse suas obras.

À época, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, disse que a obra está dentro de seu cronograma e que não há motivos para preocupações.