Muchacha. Crédito: Quadrinhos na Cia.

Obra de Laerte reúne série publicada pela primeira vez no jornal "Folha de S.Paulo"

A opção de reunir as tiras de Muchacha em livro fez bem à série de Laerte, à venda nas livrarias e lojas de quadrinhos (Quadrinhos na Cia., 96 págs., R$ 29).

O novo suporte ajuda a compreender melhor a história, antes publicada semanalmente no caderno de cultura jornal "Folha de S.Paulo".

O espaço de sete dias, reduzido agora à página seguinte, torna mais fluida e coerente a passagem de uma cena à outra e permite ao leitor entender melhor a trama como um todo.

O formato livro - ou álbum, rótulo usado quando se trata de quadrinhos - também contribui para que se percebe por completo os cortes narrativos feitos pelo cartunista.

***

Nem sempre a tira seguinte dá continuidade à anterior. Algumas funcionam como uma espécie de digressão à história lida até então.

Mas há uma relação temática, que vai sendo construída pouco a pouco. A trama de humor dialoga com os bastidores dos programas de TV da década de 1950.

O protagonista é Capitão Tigre, estrela de um dos seriados de então. Com o desenrolar da narrativa, ele começa a incorporar a personalidade do herói de máscara que interpreta.

A confusão de quem ele realmente é acentua com a troca de patrocinador e a substituição do programa por uma animação, encabeçada pelo revolucionário Morcego Frederico.

***

A Muchacha do título é em encarnada pelo ator Djalma, que também atuava no programa. Desempregado, Djalma vê na criação da cantora latina uma forma de continuar trabalhando.

A coletânea traz como extra uma história de oito páginas, que conta a origem do Capitão Tigre. O trabalho foi feito por Rafael Coutinho, filho de Laerte.

Mas o diferencial do livro é possibilitar o intervalo curto na leitura de uma tira à outra, o que ajuda a entender melhor o emaranhado narrativo de Laerte. Por isso, a série funciona melhor do que quando foi publicada no jornal, uma vez por semana.

Não são poucas as nuances narrativas construídas por Laerte, merecidamente premiado neste ano com um Troféu HQMix na categoria "grande mestre".