sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A ARTE DO BAURUENSE WALDIR FERRAZ CAMARGO,por wélinton

A maioria delas eu também não conhecia e é com grande satisfação que apresento a todos vocês este cara que é uma grande figura e que trabalha na mesma fundação que eu.
Waldir Ferraz de Camargo, 47 anos, nasceu em Bauru, é professor de História e funcionário público estadual.
Já na adolescência viu despertar o talento e a vocação para as Artes Plásticas. Da paleta inexperiente de um jovem sonhador surge o artista que venceu os obstáculos e adversidades, e tomado por um impulso irrefreável desenvolveu uma visão pictórica mais aprimorada, porém sem perder a coerência com seus próprios sentimentos ligados à sua tradição. Por isso, suas telas, quase sempre paisagens, transmitem algo mais do que a simples reprodução da natureza, pois expressam uma visão tipicamente bucólica, lírica e até ingênua.
Declarando ser apaixonado pela arte figurativa, afirma que o instante da inspiração precisa ser revelador e único, não se admitindo, portanto, quadros repetitivos. Seu domínio sobre os matizes das cores consegue transmitir com realismo e riqueza a exuberância da vegetação, acentuando o olhar contemplativo sobre a paisagem, captando sua delicadeza e seus tons mais refinados.

Segundo o seu mestre Jorge Augusto Giachini com quem estuda atualmente “sua obra revela um mundo silencioso e poético, mais sensível que o racional numa evidente evocação da harmonia, da sutileza, longe do bulício das grandes cidades sem alma.”

Sente-se feliz por ter conhecido pessoalmente muitos pintores bauruenses (Bergamini, Paulovich, Dna. Angelina, João Ponce, Cotrim, Baccan, ...) que já viajaram para outra etapa da vida mas marcaram sua existência terrena legando à eternidade os frutos de suas obras.

“Suas paisagens, aprisionadas no retângulo de suas telas ganham uma magia e uma exuberância tal atraindo de imediato o olhar apaixonado daqueles que sabem apreciar o belo, como um condão capaz de encantar todos os nossos sentidos” encerra Vera Lúcia, sua esposa e principal admiradora.

Parabéns ao meu amigo e artista Waldir. Pena que ele não me enviou a sua foto para que vocês leitores do Luzifotogramas,e também para o Conversa Variada pudessem conhece-lo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário