sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CLEÓPATRA

Cleópatra (o nome Cleópatra é grego e significa "Glória do pai”) nasceu em Alexandria no ano 69 a.C. e subiu ao trono do Egipto em 51 a.C.. Embora Cleópatra fosse rainha do Egito, não corria nas suas veias uma só gota de sangue egípcio. Era grega da Macedonia; sua capital egípcia, Alexandria, era uma cidade grega, e o idioma da sua corte era o grego.
Foi a última rainha da Dinastia Lágida, filha de Ptolomeu XII, general macedônio de Alexandre, o Grande, que depois da morte deste se fizera rei do Egito.

A rainha do Egito que seduziu os generais romanos Júlio César e Marco Antônio, foi representada no cinema como uma mulher de extrema beleza. Verdade? Provavelmente não.
A última monarca da dinastia ptolomaica tinha um longo nariz, em forma de bico de gavião, e não media mais do que 1,5 m de altura... "muito dessa imagem de mulher linda e sensual não passa de um mito", diz Susan Walker,historiadora.
O que ela tinha, era cérebro, e usava.


O historiador grego Plutarco diz a data de nascimento de Cleópatra. No obra "Vida de Antonio" ele conta que a rainha do Egito havia morrido aos 39 anos. Sabendo-se que se suicidou em 12 de agosto do ano de 30 a.C., então ela nasceu no ano 69 a.C. Segundo Plutarco, Cleópatra dominava o arameu, o hebreu, o árabe, o etíope, o latim, etc., num total de 9 línguas, era uma negociadora astuta e, ao que parece, uma estrategista militar de primeira ordem. Sua primorosa educação, lhe proporcionaria a bagagem intelectual para, tempo depois, pudesse manipular personagens importantes da sua época com o único objetivo de manter o Egito como um estado independente.

Ela era ambiciosa, determinada e inteligente... Seus cabelos eram avermelhados, a ilustração acima não mostra a rainha utilizando-se de jóias. De natureza generosa, orgulhosa e ousada, ela se indignou quando o jugo de Roma pesou sobre aquele país cuja civilização era tão mais antiga e refinada. Acalentou o sonho e a a ambição de livrar seu povo da tirania estrangeira. Todos os atos de seu governo e seu comportamento pessoal indicam que Cleópatra desde sempre acalentou a possibilidade de reinar sobre um vasto domínio, além- fronteiras. É imperioso abandonar o clichê da Cleópatra voluptuosa, ocupada apenas com paixões e prazeres. Ou, ao menos, é preciso reconhecer que, se essa Cleópatra realmente existiu, ela não era sua única face. Seu caráter e seu temperamento afastam qualquer tentativa de delimitação. A obstinação de definir de modo tão apequenado uma personalidade de prodigiosa complexidade não resiste diante das afirmações dos melhores historiadores da dinastia ptolomaica, que reconhecem todos nessa mulher as qualidades e as ambições de um grande rei.




Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas ( diamantes, esmeraldas, safiras e rubis ), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.

Cleópatra começou a governar ainda em vida de seu pai, Ptolomeu XII, como co-regente. Subiu ao trono do Egito na Primavera de 51 a.C., após a morte do pai, em conjunto com o irmão Ptolomeu XIII do Egipto (com quem casou e que era contra a dominação romana).
Devido a intrigas palacianas, Cleópatra foi exilada para a Síria mas, organizando um exército, ela atravessou o deserto para conquistar o trono.


Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Vários registros afirmam q Cleópatra , envenenou seu irmão, enviou sua irmã para um cárcere , e só assim chegou ao poder.....sem nenhum concorrente, tornando-se absoluta...Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Julio César. Após desenrolar-se do tapete, seu argumento foi tão ousado quanto seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria conhece-lo. Tornaram-se amantes e ele a ajudou assassinar seu irmão em 51 A.C. Após isto, ela tornou-se a rainha e foi para Roma, onde deu a luz a Cesarion.



A arqueóloga Sally Ann Ashton, usou imagens de artefatos antigos como moedas e um anel antigo para recriar a face de Cleópatra... passou mais de um ano manipulando as imagens para compor o rosto da rainha ate chegar ao resultado em três dimensões. O rosto recriado revela uma mulher de etnia mista com traços egípcios e gregos.

Muitos textos antigos afirmam que ela tenha sido morta por meio de uma picada de cobra. (resta saber se por uma naja, ou uma víbora. Seja o que for, terrível fim... para uma mulher que apenas queria ser mãe, Rainha, poderosa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário