segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Rotary youth exchange


Nossa cara,acho que a maioria daí o pessoal do Conversa Variada sabe que eu amo o Rotary,e todos seus programas e entidades como Interact,Rotaract,Rotary kids, agora um programa do Rotary que eu realmente admiro e claro que tenho vontade de participar(eu como a metade da cidade de Mirandópolis,ou até melhor todo mudo)é o Rotary youth exchange,ou seja intercâmbio de Jovens,puxa tenho amigos e amigas daqui de Mirandópolis que já estão perto de fazer o intercâmbio ,ou já fizeram,e estão fazendo.

Os que fizeram disse que é realmente uma experiência inexplicável,e que se pudessem fariam tudo novamente,já os que pretendem fazer até me incluiria na lista,bate sim uma ansiedade como por exemplo,será que vai dar tudo certo,será que vai chegar minha vez,essas expectativas que geralmente criamos encima disso,"bem no meu caso vou ter que aguentar essa expectativa por ainda mais 2 anos,pois o intercâmbio Rotário só é permitido aos 16 anos",mas já meus amigos que estão mais perto de fazer o intercâmbio como a Leticia Costa deixa a entender que a sensação é mesma,só que pelo menos já tem uma noção a que pé andas o negócio,já ao menos sabe se o application form foi aprovado,e a quantas anda a documentação e tal ...

E os que estão fazendo o intercâmbio como pessoas que eu conheço,também deixa a entender por meio de fotos e mensagens em sites como Facebook,e Orkut,que estão aproveitando muito a sua estadia no exterior.

Bem,o objetivo principal do YEP (Youth Exchange Program) é fazer o intercâmbiario virar um embaixador de seu pais lá fora,aprendendo os costumes e cultura do local onde você está,e ensinando sua própria cultura e costumes para os nativos do pais onde está intercâmbiando,além de lógico se divertir,e conhecer uma porção de pessoal novas.

Também um dos principais objetivos do YEP é fazer que o intercâmbiario aprenda o idioma nativo do lugar onde está intercâmbiando,para melhorar até nas relações internacionais,conheço alguns distritos em que os intercâmbiarios no final de sua estadia após logicamente de ter aprendido o idioma local,ensina o próprio idioma aos que querem aprender com ele,por exemplo se temos um(a) intercâmbiario(a) do EUA em nossa cidade,no finalzinho de sua estadia e após de ter aprendido o português,para quem tiver interessado em aprender inglês,ela ensina o inglês,assim ambos saem ganhando.

Para fazer Intercâmbio pelo Rotary você precisa ter a idade mínima de 16 anos,ter bom rendimento escolar,e se no caso for necessário fazer uma prova para adesão,logo depois você passará por uma série de etapas,até você fazer seu application form e fazer a documentação de prache como passaporte,visto e outros,e então aceitar as condições que são impostas pelo Rotary(não só aceitar como concordar com elas)e fazer o intercâmbio.

Hoje no Brasil temos em torno de 120 estudantes do exterior,fazendo intercâmbio pelo Rotary Club,são 120 estudantes de vários lugares espalhados pelo mundo,e cada um deles representando seu pais aqui no nosso brasil,com eles nós podemos compartilhar um mundo de gestos e cultura,por isso que esse programa deu,e está dando certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário