quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vale Histórico do Paraiba:Taubaté


Taubaté era uma antiga aldeia de índios guaianás,era conhecida na época como Itaboaté,qual a tradução é " a aldeia mais importante".

Taubaté foi o primeiro lugar a ser povoado no Vale do Paraíba ,e foi fundada pelo antigo bandeirante Jacques Félix,em meados de 1640 no século XVI.

Jacques Félix morou com sua familia nas redondezas durante 12 anos,cuidando da lavoura e caçando os índios guaianás.
Ele promoveu Taubaté aos outros povos de outras cidades e então muitas familias começaram a ir para taubaté principalmente os provenientes de são paulo,e piratininga, dentre as quais familias as do Albernaz, os Barreto, os Bueno,os Costa e Cabral.

Até que enfim no dia 5 de dezembro de 1645,foi criada a vila com o nome de São Francisco das Chagas de Taubaté.

Em 5 de fevereiro de 1842 Taubaté recebe foros de cidade,mesmo ano em que foi amplamente participativa nas Revoltas Liberais.

É acreditado que a decretação de libertação dos escravos em taubaté tenha ocorrido na data de 4 de março de 1888.

No Fim do século XIX,Taubaté foi uma das pioneiras na instalação de várias indústria de diversos setores,com um grande destaque para o CTI companhia Taubaté industrial , que foi fundada por Félix Guisard.

Taubaté teve suma importância no cenário da cafeicultura , foi até o maior produtor de café do vale do Paraiba,chegou até ser sede em 1906 do "convênio café", convenção entre governos que tinha como objetivo a regularização da produção e comercialização cafeicultora entre os 3 maiores estados financeiramente brasileiros,São paulo,Rio de janeiro,e Minas gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário