sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Elano, craque do ano?

Quanto mais joga o volante/meia do Santos, maior fica a pena sobre a sua ausência na Copa

ELANO BLUMER completará 30 anos no próximo dia 14 de junho.

Já queimou muita lenha e tem ainda muito a queimar.

E é daqueles que melhoram com o passar do tempo e que trafegam pelos atalhos do gramado com naturalidade.

Até gols começa a fazer em profusão _1,25 por jogo em sua nova fase no Santos, quando suas médias anteriores, no próprio Santos, no Shakhtar, no Manchester City e no Galatasaray ficaram entre 0,14 e 0,27 gol por jogo.

Na seleção brasileira também ficou dentro desse intervalo estatístico, 0,19 gol por jogo, nove em 46 partidas.

Sim, números servem para muitas coisas, até para poder dizer que Elano marcou um gol por jogo que fez em Copas do Mundo, embora tenha disputado apenas uma e jogado duas vezes nela, no ano passado, na África do Sul.

Mas mais do que os dois tentos que assinalou, Elano fez foi uma falta danada depois que se machucou contra a Costa do Marfim e não pôde continuar jogando, ele que era o melhor representante das qualidades que Dunga teve como jogador, além do guerreiro, o cumpridor.

Elano comeu o pão que o diabo amassou ao ir jogar na gelada e inóspita Ucrânia.

Desde encontrar sua mulher desconsolada no apartamento que o Shakhtar lhes cedeu, porque a água da pia da cozinha transbordava pelo ralo do banheiro, até a ir treinar chorando, de frio e de humilhação, porque dois brutamontes o obrigaram a dar marcha a ré numa trilha tomada por neve, embora fosse ele quem estivesse na mão correta.

Elano não tinha como argumentar e precisou usar toda sua garra e o DNA alemão para não desistir e voltar ao Brasil.

Acabou sendo bicampeão ucraniano (em 2005 e 2006), seguindo na esteira dos títulos brasileiros que obtivera no Santos em 2002 e 2004, assim como foi campeão da Copa América em 2007 e da Copa das Confederações, em 2009, pela seleção.

A sensação que Elano passa hoje para quem o vê jogar é a de que tudo está muito mais fácil, tudo está muito leve, mesmo que ainda falte a companhia de Ganso e de Neymar, além de Arouca, neste Santos que ensaia voltar a ser a sensação do primeiro semestre, como no ano que passou.

“É a cabeça boa”, diz ele, ao concordar com a ótima fase.

Por enquanto, Elano é a melhor contratação do ano no futebol paulista, quiçá do brasileiro.

fonte: http://blogdojuca.uol.com.br/2011/02/elano-craque-do-ano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário