sexta-feira, 10 de junho de 2011

MTV Brasil

MTV Brasil é uma rede de televisão brasileira dedicada ao público jovem e pertencente ao Grupo Abril. Nasceu no dia 20 de outubro de 1990 e é a versão local da MTV.
A sede da MTV Brasil fica em São Paulo, na Avenida Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro do Sumaré, onde ficava a sede da TV Tupi. Os estúdios se localizam no mesmo prédio do Sumaré e um é alugado do Silvio Santos,(São Paulo)e é no mesmo quarteirão da sede da MTV, é um dos antigos estúdios da extinta TV Tupi, hoje ficam os programas com platéias da MTV.
A MTV Brasil é a maior rede jovem do país e a sétima maior rede de televisão, sendo a primeira TV segmentada do Brasil.

O videoclipe chegou ao Brasil em 1975, no programa Fantástico da Rede Globo. O primeiro clipe foi da música América do Sul de Ney Matogrosso. O Fantástico foi o único programa brasileiro a produzir e veicular videoclipes até o início da década de 80, quando as produtoras independentes passaram a querer fugir do "padrão Globo" e também houve o surgimento da MTV norte-americana. Ao longo da década de 80, surgiram outros programas de clipes como Clip Trip (TV Gazeta), Som Pop (TV Cultura), FMTV e Manchete Clip Show (TV Manchete) e o Clip Clip, que era também exibido na Globo

Após de meses de planejamento e atrasos, finalmente a MTV Brasil estreiou em 20 de outubro de 1990, ao meio-dia em São Paulo através do canal 32 e no Rio de Janeiro pela TV Corcovado, canal 9 VHF. Primeiro saia do ar a color bar com a inscrição Rede Abril e entrava as vinhetas modernas com o logotipo da MTV. A primeira VJ a aparecer na tela da MTV foi Astrid Fontenelle.
O primeiro clipe exibido pela MTV foi o remix de "Garota de Ipanema" na voz de Marina Lima. Porém no Rio, o som falhou e a TV Corcovado colocou no ar o som de "Walk of Life", do grupo Dire Straits, enquanto as imagens eram do clipe Garota de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário