sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Yuba

©Lucille Kanzawa

Lucille Kanzawa é descendente de japoneses. Seus avós paternos chegaram na década de 1920 na região de Mirandópolis no interior de São Paulo. Lucille foi durante muitos anos aeromoça e assim, voando, conheceu outros mundos. Lucille é uma mulher sorridente. Parece menina. Lucille não gosta de ser chamada de fotógrafa mas já ganhou o prêmio Porto Seguro de Fotografia, expôs suas imagens na Pinacoteca, na Caixa Cultural e agora publica o seu livro "Yuba".

©Lucille Kanzawa

Yuba é uma comunidade agrícola situada no interior de São Paulo que foi idealizada por Isamu Yuba. O pai de Lucille era o médico que lá cuidava de todos. Quem visita a comunidade logo encontra um painel que diz "Cultivamos primeiro as pessoas, depois o café". Trabalho e arte são dois dos pilares que sustentam a vida nesse distante recanto.

©Lucille Kanzawa

Lucille precisou se ramificar por outras terras até perceber que era nas suas raízes onde morava o segredo que a sua alma viajante tão intensamente buscara. Por isso, mas não somente, "Yuba" é um livro único, resultado de um olhar amorosamente comprometido. Quase uma comunhão...

©Lucille Kanzawa

As fotografias de Lucille são ao mesmo tempo um concreto retrato do seu povo e um auto-retrato inconsciente.

©Lucille Kanzawa

O livro será lançado pela Terra Virgem Editora neste sábado, 1º de maio de 2010, na Pinacoteca de Estado de São Paulo. A escolha do dia você deve ter percebido, não foi por acaso.

©Lucille Kanzawa

Para mim, as historias dos imigrantes são sempre carregadas de fascínio. Começo hoje um novo projeto e vou fazer uma proposta: quem se interessar pode enviar para o endereço rlnskr@gmail.com uma fotografia da sua família, acompanhada de um parágrafo de no máximo cinco linhas contando alguma história dos seus ancestrais, a origem não importa. Essa história não precisa ser diretamente ligada à cena representada na imagem. Dentre as imagens e histórias recebidas até o dia 25 de maio de 2010, selecionarei dez para publicar no post do dia 30 de maio de 2010. E para os que enviaram as três mais comentadas pelo público até o dia 15 de junho de 2010 mandarei um livro "Yuba". Esclareço que ao enviar a imagem e história você não estará cedendo os direitos sobre elas, apenas me autorizando a publicá-las neste blog, sem qualquer ônus. Qualquer dúvida é só escrever nos comentários.

©Lucille Kanzawa


Lucile é de minha CIDADE OU SEJA MIRANDÓPOLIS ,veja uma reportagem dela falando do yuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário