sábado, 13 de março de 2010

alguns dos muitos time boms e conheçidos internacionalmente






O Manchester United Football Club é um clube de futebol inglês sediado em Old traford, na região metropolitana de Manchester, e é um dos clubes de futebol mais populares do mundo.

O Manchester United é o atual campeão da Premier league. O clube é um dos mais bem sucedidos da história do futebol inglês e ganhou 22 titulos importantes desde que sir alex ferguson tornou-se treinador em 6 de novembro de 1968. Em 1968, eles se tornaram o primeiro clube inglês a vencer a copa da europa atual liga dos campeoes, batendo o benfica por 4-1. Eles ganharam a segunda liga dos campeoes, em 1999, antes de ganhar sua terceira em 2008. O clube detém juntamente com seu rival liverpool o recorde de 18 titulos do campeonato ingles, e também detém o recorde da copa da inglaterra, com 11 troféus.

É conhecido como Red Devils, "Diabos Vermelhos", bem como por abreviações de seu nome, como Manchester Utd, Man United, Man Utd, United e MUFC. Em muitos lugares, é referido apenas como "o Manchester", devido à apenas recente grande projeção mundial de seu rival manchester city. É necessário deixar claro que, para a grande maioria dos fãs que conhecem a história do clube, o termo Man U é pejorativo, já que sua origem data da época do desastre de Munique, quando os torcedores de outras equipes criaram músicas exaltando a tragédia e o fato de vários jogadores terem falecido.

Inicialmente um clube de média expressão no futebol inglês, tem sua história de conquistas confundida com a trajetória longeva de dois técnicos pela equipe, ambos escoseses, ambos agraciados com o título de sir após fazerem o clube conquistar a europa: matt busby (que treinou o United de 1949 a 1969, além de um pequeno período de dezembro de 1970 ao início do verão de 1971) e Alex (comandante do time desde novembro de 1986).

Desde a década de 1990, o clube tem sido uma dos clubes mais ricos do mundo e com a maior receita de qualquer clube de futebol, e em abril de 2009 foi classificado como o clube mais rico e valioso em qualquer esporte, com um valor estimado de £1.136 bilhões(1.319 bilhões / $ 1,870 bilhões). O Manchester United foi um dos fundadores do extinto G-14, grupo dos principais clubes do futebol europeu, e da sua substituição, a Associação européia de clubes. O clube foi eleito pela FIFA o 2° maior clube de futebol do século 20 e o primeiro entre todos os clubes ingleses.

Foi fundado em 1878 como Newton Heath L&YR F.C., sendo o time dos operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway no distrito de Newton Heath. Entrou, juntamente com outro time de Manchester, um certo Ardwick AFC, para a Liga de Futebol Inglesa em 1892, mudando de nome no ano seguinte para apenas Newton Heath FC.

O nome Manchester United Football Club veio apenas em 1902, quando o time, à beira da falência, conseguiu reestruturar-se com investimentos de John Henry Davies, empresário cervejeiro que comprou a equipe, sendo seu presidente até sua morte, em 1927. Foi de Davies a sugestão de alterar o uniforme: verde e dourado, que dividiam a camisa, foram substituídos por vermelho e branco. Na temporada 1905/06, o novo time conseguiu promover-se para a Primeira Divisão.

Aproveitando-se de uma punição imposta ao outro time da cidade, o ex-Ardwick (que, desde 1893 passara a chamar-se Manchester City), que estava pagando a seus jogadores salários superiores ao teto imposto pela Associação Inglesa de Futebol, o United provocou um primeiro atrito com o clube que seria seu rival: contratou alguns dos jogadores dele, suspensos até o ano novo de 1907. Dentre eles, o grande destaque do City, o "bruxo galês" Billy Meredith. Na primeira temporada com o elenco cheio de ex-jogadores do outro time, o United conquistou seu primeiro título no campeonato inglês.
Gráfico mostrando a evolução do Manchester United através do Pirâmide do Futebol Inglês desde que entrou como Newton Heath em 1892-93 até 2007-08.

Na temporada seguinte, a de 1908-09, veio os primeiros títulos na Supercopa da Inglaterra e na Copa da Inglaterra. Uma nova conquista só viria na de 1911-12, com o segundo título no campeonato inglês, na temporada marcou a inauguração do novo campo, Old Trafford. Entretanto, a partir dali a equipe entrou em declínio, até sofrer seu primeiro rebaixamento, em 1922. Promovida novamente em 1925, voltaria a cair em 1931.

Em decadência na época, uniu-se ao concorrente Manchester City, em situação não muito melhor, para vetar a inclusão de um terceiro time da cidade na liga inglesa: o Manchester Central, clube surgido de dissidentes do mesmo City, revoltados com a saída deste da zona leste após perder seu estádio no local em um incêndio. Apesar de apoio popular ao Central, United e City conseguiram impor seu veto e a nova equipe fechou as portas em 1932.

O United, alternando na década de 1930 subidas e quedas entre a primeira e a segunda divisão, conseguir manter-se na elite durante a temporada de 1938-39. Depois dela, o campeonato foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial.

Em 1945, com o fim da Guerra, um ex-jogador escocês que havia participado do conflito e conhecido entre os apreciadores de futebol na cidade por ter jogado pelo Manchester City chega para ocupar o cargo de técnico. Matt Busby veio não apenas para limitar-se a dar instruções táticas ao elenco, e sim para participar na contratação de novos jogadores e de dirigir os treinamentos pessoalmente, tarefa até então comumente feita apenas pela diretoria. Sua primeira contratação não é a de um jogador, mas a de um assistente, um ex-jogador galês que conhecera na guerra: Jimmy Murphy.

Os resultados logo aparecem: na primeira edição pós-guerra do campeonato, a de 1946-47, o United termina em segundo, apenas um ponto atrás do campeão Liverpool. Na temporada seguinte, novo vice no campeonato e título na FA Cup, primeiro troféu relevante que o clube conquista desde o título inglês de 1911. O terceiro vice na liga vem consecutivamente, e outro é tido em 1951. Até que, na temporada 1951-52, o United volta a ser campeão inglês após 51 anos.
Busby Babes

Apesar do título, o clube ficaria longe dele pelas quatro temporadas seguintes. Foi então que Busby e Murphy coordenaram a ascensão de uma geração jovem no elenco. O plantel, com média de idade de 22 anos, assombraria o país ao reconquistar o campeonato na temporada 1955-56.Apelidados de Busby Babes, "bebês de Busby", a safra marca 103 gols no processo, e fazem do United o primeiro clube inglês a competir na recém-criada Copa dos Campeões da UEFA, na temporada 1956-57, em que conquistam o bi nacional. No torneio europeu, só são parados nas semifinais, pelo detentor do título e força dominante do continente, o Real Madrid de Alfredo di Stéfano. Dennis Viollet termina a competição como artilheiro, com nove gols.
Jimmy Murphy.

Credenciados a participar pela segunda edição consecutiva da Copa dos Campeões devido ao bicampeonato inglês, o time tem de fretar um avião para poder disputar parelamente os torneios nacionais com o europeu. Até que, em 6 de fevereiro de 1958, acontece uma das maiores tragédias relacionadas ao futebol: no viagem de volta para a Inglaterra após ter conseguido classificar-se para as semifinais da Copa dos Campeões em um 3 x 3 em Belgrado contra o Estrela Vermelha (derrotado previamente em Old Trafford por 2 x 1), o avião que leva jogadores e comissão técnica do time faz escala em Munique, na Alemanha Ocidental. A aeronave só consegue decolar na terceira tentativa, para logo em seguida desabar sobre a cerca do aeroporto e desintegrar-se em uma casa desabitada.

O desastre aéreo de Munique provoca a morte, dentre outros passageiros, de oito jogadores do clube e de três membros da diretoria. Dos jogadores mortos, quatro já haviam chegado à Seleção Inglesa: o celebrado Duncan Edwards, tido como o grande craque do elenco, Tommy Taylor, Roger Byrne e David Pegg. Outro, Liam Whelan, também já jogava por sua seleção, a Irlandesa. O acidente também obriga outros dois jogadores a encerrar suas carreiras: Johnny Berry, também da Seleção Inglesa, e Jackie Blanchflower, da Norte-Irlandesa.
Manchetes sobre o acidente.

O técnico Busby é um dos mais gravementes feridos, chegando a receber a extrema unção duas vezes, mas sobrevive, bem como Bobby Charlton, Dennis Viollet, Bill Foulkes e Harry Gregg.
Reconstrução e glória continental

Murphy, que não estava no voo fatal por compromissos com a Seleção Galesa, ao qual comandara no dia anterior na partida de repescagem contra Israel que classificou o selecionado para a Copa do Mundo de 1958, passa a comandar interinamente o United. Consegue fazer a equipe em frangalhos chegar à final da Copa da Inglaterra, perdida para o Bolton Wanderers. Na semifinal da Copa dos Campeões, o time é eliminado pelos italianos do Milan.

Com Busby de volta, o United consegue ser vice-campeão inglês na primeira temporada após o acidente, a de 1958-59. No início da década que se segue, ordena a contratação de Denis Law, a quem convocara para a Seleção Escocesa no breve momento em que treinou paralelamente seu país, no segundo semestre de 1958, e autoriza a vinda de George Best, descoberto por um olheiro do clube na Irlanda do Norte.Ambos chegam em 1963 e logo participam do título da Copa da Inglaterra, o primeiro do time após Munique. Na temporada seguinte, consegue-se a segunda colocação no campeonato inglês.

Na edição 1964-65, o título é conquistado em disputa acirradíssima com o Leeds United. Após empate em números de pontos, vitórias, empates e derrotas, o troféu é decidido no goal average, quociente do número de gols marcados pelo do de gols sofridos. A temporada marca o início da rivalidade com o Leeds, onde joga Jack Charlton, irmão de Bobby: os dois times se enfrentam também na semifinal da FA Cup em dois jogos de bastante pancadaria, e a classificação dos adversários veio apenas com um gol os 44 minutos do segundo tempo da partida de volta. De volta à Copa dos Campeões na temporada seguinte como campeões ingleses, os vermelhos priorizam o torneio europeu, ficando apenas em quarto no inglês. Na Copa, o United encara nas quartas-de-final o poderoso Benfica de Eusébio, Coluna e José Torres. Após 2 x 1 em Old Trafford, o time consegue a classificação após fazer 5 x 1 em pleno Estádio da Luz, em atuação magistral de Best, autor de três gols, dois deles nos doze primeiros minutos.
Na década de 1960, este trio, representante de três das quatro nações do Reino Unido, comandou o United: na ordem, o norte-irlandês George Best, o escocês Denis Law e o inglês Sir Bobby Charlton (estátua A Trindade United, do lado de fora do Old Trafford)

Pelas semifinais, o time volta à Iugoslávia para realizar outro jogo em Belgrado, desta vez contra o Partizan, que o elimina. Na temporada seguinte, a de 1966-67, o time tem de voltar a se focar apenas no campeonato inglês e é novamente campeão. Novamente credenciado a representar na posterior a Inglaterra na Copa dos Campeões, o United procura conseguir ambos os troféus, inglês e europeu. A liga nacional, entretanto, é perdida por dois pontos de diferença para o rival Manchester City.

A decepção é superada com os Red Devils, apelido do time desde o início da década e já incorporado ao distintivo, vencendo a decisão da Copa dos Campeões em reencontro com Eusébio e os demais portugueses do Benfica. Em Wembley, o jogo termina em 1 x 1 no tempo normal e o United faz fulminantemente 3 gols na prorrogação, tornando-se o primeiro inglês a levantar o mais importante troféu europeu de clubes. Com o feito no turbulento ano em que completavam dez do acidente aéreo, a Rainha Elizabeth II concede a Busby seu título de Sir.

Ao final daquele ano, George Best (autor do terceiro gol do time na final) torna-se o terceiro jogador do elenco a receber a Bola de Ouro da France Football, depois de Denis Law (em 1964) e Bobby Charlton (em 1966; autor dos dois primeiros), mas a Copa Intercontinental é perdida para os argentinos do Estudiantes La Plata.

A seguir, ao fim do primeiro semestre de 1969, em que o United fica apenas na 11º colocação no campeonato inglês enquanto o rival Leeds ganha pela primeira vez após três vice-campeonatos seguidos, Busby decide deixar o cargo de técnico, que ocupara por vinte e quatro anos. Seu sucessor, o ex-jogador do time nos anos 1950 Wilf McGuiness (que não esteve em Munique por estar lesionado), não se dá bem, e Busby volta a comandar o time em dezembro de 1970, saindo definitivamente ao final da temporada 1970-71 para tornar-se membro da direção do clube. Quando saiu, o United era um dos quatro times que mais haviam vencido o campeonato nacional, com sete títulos, igualado a Arsenal, Everton e Liverpool, além de ser o único inglês campeão europeu. Antes de Busby, o clube era apenas o nono colocado nesse ranking de vencedores do campeonato.
Nova decadência

Com Bobby Charlton envelhecido, Denis Law idem e atormentado por lesões e com George Best entregue ao alcoolismo, o time não sai da má fase. Charlton e Law deixam o clube no meio de 1973; Best faz seu último jogo no clube em 1 de janeiro do ano seguinte. Sem Busby e o trio, o clube termina a temporada de 1973-74 melancolicamente em penúltimo, rebaixado para a Segunda Divisão pela primeira vez em quase quarenta anos. A humilhação é maior pela queda ter sido decretada em derrota no clássico contra o City, que venceu por 1 x 0 com gol de Law, à beira da aposentadoria no rival. A única celebração é a concessão do título de Sir a Charlton, pois enquanto o time era rebaixado, o título ficava com os rivais do Leeds.

O time logo volta à elite ao vencer a segundona em 1975, e, para o deleita da torcida, vê o Leeds perder polemicamente a final da Copa dos Campeões da UEFA, mas ela não vê os Red Devils recuperarem a força de antes. Na temporada de volta à primeira divisão, vê o rival Manchester City disputar o título com o Liverpool, que termina vencedor. Este time, que já havia sido campeão na edição anterior do campeonato inglês (e também na de 1973, estando então com dez títulos e líder isolado dos vencedores ingleses), disputava paralelamente a Copa dos Campeões da UEFA por este título precedente. Ele avança na competição europeia e vai ficando perto daquilo que o United não conseguira: ser campeão dos dois torneios simultaneamente. Daí surge a rivalidade entre Reds e Red Devils, que extrapolará as rixas citadinas de cada um. O Liverpool consegue ser campeão inglês e chega à final da Copa dos Campeões, o mesmo com a Copa da Inglaterra. Determinado a impedir um ineditismo ainda maior, uma conquista tripla desse novo rival, um United em decadência vence por 2 x 1 um Liverpool em ascensão na decisão da Copa da Inglaterra.

Os liverpuldianos, quatro dias depois, entretanto, conseguem ser o segundo time a trazer o troféu europeu para a Inglaterra e, para piorar, são bi do torneio na temporada seguinte. A rivalidade em relação ao Liverpool só aumenta com a continuação do sucesso do vizinho, que passa a dominar de vez o cenário nacional com outros oito títulos até 1990, além de conquistar novamente a Copa dos Campeões em 1981 e 1984. O outro time da cidade vizinha de Liverpool, o Everton, é quem aparece, já nos anos 1980, como principal antagônico à nova força. Além disso, outros dois times ingleses também vencem a Copa dos Campeões: o minúsculo Nottingham Forest também ultrapassa o United ao consegui-la duas vezes, além do Aston Villa, que se igualara anteriormente aos diabos também em número de títulos ingleses, em 1981.
Mark Hughes.

O United, por sua vez, angaria um pouco do respeito perdido ao vencer duas Copa da Inglaterra de 1983 e 1985, com Busby na presidência do clubee com Ron Atkinson como técnico. Bryan Robson, Paul McGrath e Norman Whiteside e o goleador Mark Hughes são os ídolos do momento, embora não consigam superar o glorioso trio Best-Charlton-Law. Enquanto a rivalidade intermunicipal com o Liverpool se intensifica, a com o Leeds se enfraquece, com este time passando a década na segunda divisão.

Em dezembro de 1986, com o United novamente ameaçado de reabaixamento, entretanto, Atkinson é demitido. Para seu lugar, vem o treinador da Seleção Escocesa na Copa do Mundo daquele ano e que fizera recente sucesso como técnico do Aberdeen no início da década ao comandar o time a três títulos no campeonato escocês em oito anos, em uma liga polarizada pelos tradicionais Celtic e Rangers, além dos troféus europeus da Recopa e Supercopa em 1983

Antes de sua chegada, o United detinha de sete títulos no campeonato inglês, sendo apenas o quinto maior vencedor do torneio, igualado ao Aston Villa, e atrás de oito conquistas de Arsenal e Everton e dezesseis do rival Liverpool (os três últimos ganhariam posteriormente mais quatro, uma e duas vezes, respectivamente). Vinte anos depois, o decacadente clube que vivia de glórias passadas teria, ainda contando-se apenas títulos no campeonato, onze novos troféus, sendo seu maior vencedor, igualado a seu rival Liverpool e com a diferença em relação ao Manchester City mais que triplicada. Tornaria-se marca mundial e clube mais rico do mundo.

Alex Ferguson chega já impondo a disciplina que o caracterizaria e consegue fazer o United encerrar a temporada a salvo, em 11º. Para a temporada seguinte, manda trazer de sua Escócia natal o atacante Brian McClair e o goleiro Jim Leighton, além de Steve Bruce. O time consegue terminar em segundo. A satisfação não é total por o título ter ficado com o rival Liverpool, nove pontos à frente.
Peter Schmeichel.

O United, entretanto, não engata, nem com a volta de Hughes do exterior. Ferguson só saboreia seu primeiro título como técnico do clube em 1990, ao vencer a Copa da Inglaterra na final contra o Crystal Palace, após turbulenta temporada em que esteve próximo da demissão após humilhante derrota por 1 x 5 no dérbi contra o City.

O título da Copa credencia o time a disputar a Recopa Europeia na temporada 1990-91, em que o time fica em sexto no campeonato inglês, já com crias novas como Denis Irwin, Paul Ince, Lee Sharpe e Ryan Giggs, este um jovem galês que Ferguson descobrira na base do rival City três anos antes e trouxera imediatamente para Old Trafford.

O time chega à decisão do segundo troféu europeu em relevância. Pela frente, o favorito Barcelona, então campeão espanhol, de Ronald Koeman, Michael Laudrup, Julio Salinas e Ion Andoni Goikoetxea. Os Red Devils ganham por 2 x 1, com dois gols do já veterano Hughes. Ferguson promete que na temporada seguinte, virá o aguardado título inglês.
Andriy Kančelskis.

Para ela chegam dois novos futuros ídolos: da Dinamarca, o goleiro Peter Schmeichel; da então União Soviética, o meia ucraniano de origem lituana Andriy Kančelskis, que ficaria mais conhecido como Andrei Kanchelskis. O time, que em novembro vence o tirateima com o campeão da Copa dos Campeões (o Estrela Vermelha) na Supercopa Europeia, vence pela primeira vez a Copa da Liga Inglesa e lidera boa parte da nova liga, mas nela o título fica com o rival Leeds United, de volta à primeira divisão havia dois anos, reacendendo a rivalidade entre os dois United.

A temporada posterior, a de 1992-93, marca a primeira edição do novo formato do campeonato, cuja divisão de elite passou a chama-se Premier League. O time inicia mal na nova liga, ocupando apenas o décimo lugar em novembro. Tudo muda com a chegada de Éric Cantona, vindo justamente do Leeds. O francês faz grande parceria com Kančelskis (agora russo) e Hughes e, após vinte e seis anos, o United é novamente campeão inglês, o primeiro sob o novo formato. Ferguson é eleito o técnico do ano pela primeira vez.

A seguinte foi ainda melhor: com Cantona e Kančelskis em grande fase, o time conseguiu pela primeira vez a chamada the double, a dupla conquista no campeonato e na Copa da Inglaterra, esta vencida de forma arrasadora por 4 x 0 sobre o Chelsea. Ficou também marcada pela vinda de outro futuro ídolo, o irlandês Roy Keane, e a saída de outro do passado, Bryan Robson, que fora capitão do elenco por doze anos. Bem diferente foi a seguinte: desfalcado do francês, que pegou longa suspensão após agredir torcedor adversário no jogo contra o Crystal Palace, e de Kančelskis, por lesão,o campeonato foi perdido na última rodada em empate em 1 x 1 com o West Ham United e o título ficou com o turbinado Blackburn Rovers. Na decisão da Copa da Inglaterra, o título foi perdido para o Everton.


Para o próprio Everton Kančelskis, após recuperar-se, iria supreendentemente embora, depois de briga com Ferguson. Quem ocuparia seu lugar na equipe seria David Beckham, desde 1993 no time, que já contava também Paul Scholes, Nicky Butt e os irmãos Gary e Phil Neville. Inicialmente, entretanto, os jovens receberiam o nada afetuoso apelido de Fergie's Fledglings, os "inexperientes de Fergie". Outro a sair repentinamente foi Hughes, vendido ao Chelsea. O United, que chegou a ficar quatorze pontos atrás do Newcastle United na edição que se seguiu da Liga, ressuscitou com a volta de Cantona da suspensão. A vantagem foi revertida e nova double veio, com sabor especial: a decisão da Copa da Inglaterra foi contra o rival Liverpool, que então decaía. O título veio com um simples 1 x 0 com gol do francês; além disso, o clube alcançava a segunda posição no ranking de campeões, igualando-se ao Arsenal, com dez conquistas para cada.

A temporada que se sucedeu, a de 1996-97, terminou com o quarto título na Premier League em cinco edições dela e com o United ultrapassando o Arsenal, somando o décimo primeiro campeonato inglês conquistado. Entretanto, ao final dela Cantona decide aposentar-se. O time havia chegado às semifinais Liga dos Campeões da UEFA, novo nome da antiga Copa dos Campeões, sendo eliminado pelo futuro campeão, o Borussia Dortmund, da Alemanha. Na temporada seguinte, a equipe, sentindo falta da liderança de Cantona, acabou perdendo o título inglês para o Arsenal, que deixava novamente ambos igualados em número de títulos no campeonato. O clube londrino e seu técnico que chegara naquela temporada, Arsène Wenger, iniciariam um período de rivalidade com os mancunianos e Ferguson, respectivamente.
A treble
Ole Gunnar Solskjær.

No verão de 1998 aportaram em Old Trafford aquele que fora escolhido o melhor atacante do campeonato anterior, o tobagense Dwight Yorke, além do zagueiro neerlandês Jaap Stam e o ala sueco Jesper Blomqvist. A temporada que se seguiu terminou como a mais memorável da história do clube, com uma inédita conquista tripla no futebol inglês, a treble que o United impedira o Liverpool de realizar em 1977: título no campeonato, na Copa da Inglaterra e na Copa dos Campeões, agora Liga. A Premier League é conquistada com um ponto de diferença sobre o Arsenal (novamente ultrapassado no número de conquistas), muito em conta pela dupla de ataque formada por Andy Cole e Yorke, que terminou como artilheiro. O caribenho foi o primeiro jogador do United a terminar na artilharia do campeonato desde George Best em 1968.

O feito nos outros torneios também teve requintes dramáticos: na Copa da Inglaterra, a vaga na final foi garantida após vitória na prorrogação sobre os novos rivais do Arsenal com o mais lembrado gol de Ryan Giggs (o galês aproveitou passe errado no meio de campo e, em arrancada fulminante, passou por quatro adversários, um duas vezes, antes de desferir forte chute no gol de David Seaman), tendo Schmeichel defendido pênalti do cerebral Dennis Bergkamp no último minuto do tempo normal. Na decisão, vitória por 2 x 0 sobre o Newcastle, gols do veterano Teddy Sheringham (no time desde a temporada anterior) e Paul Scholes. A semifinal da Liga incluiu derrota parcial por 0 x 2 para a Juventus na casa do adversário revertida para 3 x 2 (e o jogo inicial, em Manchester, fora empatado em 1 x 1 com gol de Giggs nos acréscimos) em noite inspirada de Roy Keane, autor do primeiro gol. A noite não lhe foi perfeita por ter levado cartão amarelo que lhe suspenderia da final.
Roy Keane.

Decisão, contra o Bayern Munique, que seria mais inacreditável ainda: nos acréscimos, o substituto Sheringham empataria a partida em 1 x 1 contra o Bayern Munique e, a segundos do fim dos três minutos complementares dados pelo árbitro Pierluigi Collina, o norueguês e também substituto Ole Gunnar Solskjær entraria para a história do clube ao marcar a virada. O United era novamente campeão do troféu europeu mais importante depois de 33 anos. Um mês depois após a conquista continental, assim como concedera a Matt Busby, a Rainha Elizabeth II também condecorou Ferguson com o título de Sir. O título marcou a despedida do ídolo Schmeichel; The Great Dane havia acertado sua transferência para o Sporting Lisboa.

Ao final do ano, o time venceria pela primeira vez o tirateima contra o campeão sul-americano, partida então denominada Mundial Interclubes, em vitória simples por 1 x 0 sobre a equipe brasileira do Palmeiras, gol de cabeça de Keane aproveitando cruzamento de Giggs, eleito o melhor na partida. Assim, o United tornou-se o primeiro clube britânico campeão mundial.


No início de 2000, o clube voltaria a disputar um mundial de clubes, desta a vez o primeiro realizado pela FIFA. O time terminaria eliminado na primeira fase, em terceiro. Ao final do primeiro semestre, a decepção que poderia ter ficado é logo substituída por nova título inglês, e outro vem sem dificuldades em 2001, acertando ao final da disputa a contratação de Ruud van Nistelrooy, futuro goleador da equipe.

A série foi interrompida em 2002, em que o time, cujos reforços Fabien Barthez e Juan Sebastián Verón não corresponderam ao que se esperava, ficou em terceiro e viu o rival Arsenal, que havia aguentado um trivicecampeonato, garantir o título na penúltima rodada com vitória por 1 x 0 em Old Trafford. Naquele ano, após especulações de sua aposentadoria, Ferguson acertou sua permanência no cargo. No verão, vieram o zagueiro Rio Ferdinand pelo valor recorde de 30 milhões de libras em uma transferência britânica, e, para ser assistente de Ferguson, o português Carlos Queiroz. A transferência de Ferdinand foi um escândalo, por o jogador vir dos rivais do Leeds.
Rio Ferdinand.

A vingança sobre os Gunners veio ao fim da temporada 2002-03, com o United contando com a artilharia de Van Nistelrooy no campeonato (o neerlandês fizera 25 gols na Premier League - um a mais que o rival Thierry Henry -, sendo 15 deles nas últimas dez partidas, ficando com 44 tentos no total da temporada), sagrando-se campeão após reverter uma vantagem de nove pontos que os rivais tinham a dois meses do fim do torneio. A que se seguiu não foi tão grandiosa: os Red Devils, cuja negociação com Ronaldinho Gaúcho para ocupar o lugar do ídolo Beckham (cedido ao Real Madrid) fracassou, ficaram apenas em terceiro e o título voltou para o Arsenal. Paralelamente, o United foi eliminado na Liga dos Campeões pelo Porto, futuro campeão.

O reforço Kléberson, que se tornou o primeiro brasileiro no United, vindo por sua destacada participação na conquista do pentacampeonato mundial em 2002 pela Seleção Brasileira e para ocupar a vaga de Verón (que foi para o Chelsea),desapontou, e não muito melhores foram os também primeiros estadunidense e camaronês no clube, respectivamente o goleiro Tim Howard e Éric Djemba-Djemba. Um outro reforço, desconhecido, também o primeiro jogador de seu país no clube, seria dado como promessa: o português Cristiano Ronaldo. Já sondado pelo United, foi imediatamente contratado após insistência dos próprios jogadores do clube após terem enfrentado-o (e perdido por 1 x 3) no amistoso de reinauguração do estádio do Sporting Lisboa, onde o madeirense jogava. Seis dias depois, o futuro melhor jogador do mundo premiado pela FIFA em 2008 já se apresentava ao novo clube, ao lado de Kléberson.


A temporada 2004-05 ainda não veria um United bem engrenado: o time, que trouxe a celebrada promessa do Everton Wayne Rooney, ficou novamente em terceiro lugar, com o título novamente indo para Londres, desta vez para o Chelsea, desperto desda a temporada anterior com sua compra pelo magnata russo Roman Abramovich. Nos Blues e em seu técnico, José Mourinho, os vermelhos e Ferguson veriam novos rivais. A rixa com o Arsenal teria seu último grande capítulo com a final da Copa da Inglaterra, perdida para os Gunners. O antigo rival do Liverpool ressurgia ao vencer a Liga dos Campeões. Já o Leeds jogava a temporada na segunda divisão e, para o ódio de sua torcida, via seu ídolo Alan Smith ir jogar nos Red Devils após declarações de que ficaria no Leeds mesmo com o rebaixamento e de que jamais jogaria no Manchester. Smith logo torna-se querido entre os fãs dos Devils.

A próxima temporada, 2005-06, ficaria marcada não por títulos e sim por outros fatores: a compra do clube pelo norte-americano Malcolm Glazer, o que gerou protestos de partes dos fãs; alguns, mais exaltados, criaram um novo clube, o United of Manchester, após considerarem usar "Manchester Central"; os reforços do goleiro neerlandês Edwin van der Sar (que veio do Fulham para transmitir de volta segurança no gol do United, ausente desde a saída de Schmeichel e não-solucionada com os titulares seguintes, o australiano Mark Bosnich, o francês Barthez e Howard), do defensor francês Patrice Evra e dos primeiros asiático e sérvio no clube, respectivamente o sul-coreano Park Ji-Sung e Nemanja Vidić, este vindo em janeiro; e a saída do ídolo Roy Keane para o Celtic.

Marcadora dos vinte anos de Ferguson junto ao United, temporada de 2006-07 marcou também um retorno ao sucesso do final do século anterior. A equipe começou desacreditada, boa parte em função da principal contratação ter sido gastar 18,6 milhões de libras pelo contestado Michael Carrick (vindo para substituir Keane), enquanto que, por 15 milhões de euros, ter se desfazido do ídolo Van Nistelrooy, que saiu às turras com Ferguson para o Real Madrid.Para surprir sua ausência, viria o sueco Henrik Larsson, para um curto período de três meses. Na Liga dos Campeões, o clube realizou uma das maiores goleadas da história da competição, ao vencer a Roma por 7 x 1 em Old Trafford, mas acabaria eliminado pelo eventual campeão, o Milan.
Nemanja Vidić.

A Premier League, que na temporada anterior havia ficado pelo segundo ano seguido com o Chelsea, voltou a ser conquistada, e de forma saborosa: o título foi decidido em vitória por 1 x 0 contra o Manchester City, no estádio do rival, com Van der Sar defendendo a dez minutos do fim o pênalti cuja conversão impediria a comemoração antecipada, tudo isso na rodada anterior ao do que poderia ser o confronto do ano, o jogo contra os londrinos. O clube de Stamford Bridge, entretanto, saiu vitorioso sobre o United na final da Copa da Inglaterra. Assim como viram o City no final dos anos 90, os fãs do United também veem os rivais do Leeds rebaixados à terceira divisão naquela temporada.

2007-08 viu a chegada de quatro reforços que logo se dariam bem no time: o canadense da Seleção Inglesa Owen Hargreaves, o brasileiro Anderson, o argentino Carlos Tévez e o luso-caboverdiano Nani que, como Cristiano Ronaldo, viera desconhecido do Sporting Lisboa. Em disputa cada vez mais intensa contra o Chelsea, o United conseguiu superar o novo rival duas vezes: na Premier League, novamente levada para Old Trafford após um mau início, e na primeira decisão entre clubes ingleses na Liga dos Campeões. A final marcava a quebra do recorde de partidas pelo United, com Ryan Giggs superando Sir Bobby Charlton. Giggs já havia igualado-o em grande estilo, marcando um dos gols da vitória por 2 x 0 sobre o Wigan Athletic fora de casa que garantiu o título inglês, na última rodada. Com isso, o clube passou a ficar a apenas um novo título para igualar-se ao rival Liverpool.
Cristiano Ronaldo.

Em sua melhor fase, que lhe renderia a Bola de Ouro ao final do ano e depois o Prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, o português Cristiano Ronaldo (que tornaria-se o quarto vencedor do prêmio da France Football e o primeiro da FIFA pelo clube, sendo também o primeiro chuteira de ouro europeu pelo United, com sua artilharia de 31 gols no campeonato - no total na temporada, foram 44 gols em 49 jogos) abriu o placar da final, posteriormente empatado pelo capitão adversário, Frank Lampard. Na decisão por pênaltis, de heroi Ronaldo passou a vilão, após fazer cobrança ridícula de fácil defesa para Petr Čech. O United esteve a um pênalti da derrota, salvando-se com o erro do zagueiro John Terry. Em sua noite recordista, Giggs deixaria posteriormente o United em vantagem, já nas cobranças alternadas. O chute do cobrador adversário seguinte, o francês Nicolas Anelka, esbarrou na defesa do novo heroi, Van der Sar, dando aos Red Devils seu terceiro título no torneio. Para a torcida, o sabor foi ainda melhor pelo fato do jogador adversário ter defendido os outros rivais do Arsenal, Liverpool e Manchester City anteriormente.

Em dezembro, conquistou seu segundo título mundial, o primeiro no Mundial de Clubes da FIFA, com a vitória por 1 a 0 em cima dos equatorianos da LDU Quito, com um gol de Wayne Rooney aos 28 minutos do 2º tempo. A partida, realizada já durante a temporada 2008-09, foi a primeira etapa de grande ambição que os Red Devils tinham para ela, o de, dez anos após a treble, superar a própria marca e conquistar cinco troféus simultâneos.[21] Além de campeonato, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões, o outro seria a da secundária Copa da Liga Inglesa, vencida em fevereiro sobre o Tottenham Hotspur, de onde saíra o reforço mais badalado do United para a temporada, Dimitar Berbatov (primeiro jogador búlgaro do time). O sonho de uma eventual quintuple, entretanto, acabou em maio, quando o United caiu nos pênaltis para o Everton nas semifinais da Copa da Inglaterra.

Se a ambição máxima para a temporada já havia terminado, ainda assim o clube teve uma grande satisfação: na penúltima rodada do campeonato inglês, garantiu com folga seu 18º título, igualando-se ao rival Liverpool entre os maiores vencedores, em uma temporada com destaque para as revelações Federico Macheda (italiano que marcou em duas partidas seguidas o gol da vitória, ajudando o time a superar má fase momentânea), Jonny Evans e os Da Silva Twins, os brasileiros Fábio e Rafael.A conquista foi selada com um empate sem gols contra o Arsenal, a quem o United encontrara dias antes nas semifinais da Liga dos Campeões. Sem a mesma animosidade de antes, os antigos rivais encontram-se pela primeira vez no torneio e os mancunianos superaram facilmente os londrinos, classificando-se para sua segunda final seguida do torneio com vitória por 3 x 1 em pleno Emirates Stadium.

A final seria contra o Barcelona, constituindo um grande tirateima entre os dois melhores jogadores do mundo: Cristiano Ronaldo e o astro do oponente, Lionel Messi. Em noite apática do United, o time espanhol e seu craque argentino deram-se melhor: ele fez um dos gols da vitória por 2 x 0 da equipe catalã, fazendo os Red Devils perderem a invencibilidade de vinte e cinco jogos que tinham na competição e a invencibilidade em qualquer final de torneios internacionais em toda sua história . A partida acabou sendo o último jogo de Ronaldo no clube: duas semanas depois, o ídolo acertou sua transferência para o Real Madrid, que já o assediara anteriormente.

Insatisfeito com a reserva do clube, Tévez também veio a se retirar do clube, indo para o rival Manchester City. Dentre as contratações, foram contratados Gabriel Obertan do Bordeaux, Antonio Valencia do Wigan e jogador da Seleção Equatoriana e a grande surpresa Michael Owen, vindo do Newcastle e ex-ídolo do rival Liverpool. Owen teria seu grande momento ao desempatar um dérbi contra o City de Tévez aos 52 minutos do segundo tempo, deixando a partida em 4 x 3.

Os duelos contra o City se incendeiam no decorrer da temporada, fazendo Ferguson tomar a incomum decisão de escalar titulares na Copa da Liga Inglesa, quando o time enfrenta o rival local. O City vence a partida de ida com dois gols de Tévez, que provoca o ex-time. Na partida de volta, o United abre 2 x 0 e vê um determinado Tévez diminuir. Rooney, novamente protagonista-mor do United, marca nos acréscimos e sela a classificação vermelha. Na outra Copa, a FA Cup, ressurge momentaneamente a rivalidade com o Leeds, que faz Ferguson experimentar pela primeira vez uma eliminação no torneio na terceira fase e para um clube de divisão inferior.




O estádio do United é o Old Trafford, apelidado de Teatro dos Sonhos por Sir Bobby Charlton, é o segundo maior da Inglaterra. Após as obras de modernização, o estádio teve sua capacidade aumentada para 76.000 espectadores. Famoso pela sua média de público de 75, 76 mil torcedores por jogo (uma das maiores do mundo), o Manchester praticamente não vende bilhetes para os jogos no Old Trafford, sendo estes comprados basicamente no início da temporada pelos sócios mais antigos, sendo que o clube tem cerca de 150.000 sócios e existem filas de 4 anos entre eles só para poderem adquirir um season ticket (o ingresso válido para uma temporada inteira), que pode rondar a quantia de 2.000 euros.
Rivalidades

A um patamar local, o Manchester City é o grande rival do United na cidade, e juntos fazem o clássico City vs. United, em que Billy Meredith, Denis Law, Peter Schmeichel e Carlos Tévez são os personagens de maior sucesso nos dois lados. As animosidades só se desenvolveram a partir da década de 1960, quando o United rebaixou o City. Até então, era comum torcedores de um clube assistirem amistosamente as partidas de outro, e toda a cidade se enluteceu à época da tragédia de Munique.

Entretanto, uma rivalidade mais intensa é nutrida contra o Liverpool, sendo a recíproca também verdadeira: em geral, os torcedores do Liverpool odeiam mais ao United do que ao rival citadino, o Everton. Esta rixa intermunicipal desenvolveu-se a partir dos anos 1970, quando o Liverpool dominou o cenário inglês e também europeu, enquanto o United, força maior nos anos 60, estava decadente. A balança passou a pender para os Red Devils a partir dos anos 90. Peter Beardsley, Paul Ince e Michael Owen são os mais famosos jogadores a terem atuado nos dois clubes. As rivalidades com o City e o Liverpool são as mais tradicionais.

Antes de detestar o Liverpool, porém, o United já tinha outro rival intermunicipal, o Leeds United, marcada pela acirrada disputa pelo título inglês em 1965, decidida apenas nos critérios de desempate, e que resultou em muita pancadaria quando os times se enfrentaram também na semifinal da FA Cup naquele ano. Ambos já se estranhavam anteriormente por motivos históricos, a Guerra das Duas Rosas, deflagrada entre as casas de Lancashire, região onde fica a cidade de Manchester, e de Yorkshire, onde fica Leeds. Os dois times usam exatamente as cores das rosas-símbolo das respectivas casas: o vermelho de Lancashire e o branco de Yorkshire. Gordon Strachan, Éric Cantona, Rio Ferdinand e Alan Smith são os mais célebres a terem feito a troca entre as duas equipes. O ódio entre as torcidas continua mesmo com a decadência do Leeds, cujos torcedores estiveram entre os que mais celebraram em cânticos a tragédia de Munique. Em resposta, alguns fãs do United gostam de exaltar o Galatasaray, clube turco que derrotou o Leeds na final da Copa da UEFA de 2000, em jogo marcado pela morte de dois torcedores da equipe inglesa.

Outro grande rival é a equipe londrina do Arsenal. Esta rivalidade teve seu ápice no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, quando os líderes dos dois times, o meia Roy Keane pelo Manchester e o volante Patrick Vieira pelo Arsenal, nutriam um certo ódio entre si e trocavam acusações e entradas violentas que acabavam "contagiando" seus companheiros e torcida, criando um clima todo especial em volta do jogo, que foi, no final dos anos 90 e início dos 00 (quando o Liverpool esteve decadente e o City em situação ainda pior), o maior clássico na Inglaterra. Curiosamente, na mesma época, Keane também desenvolveu rixa semelhante com o capitão do Leeds United e Manchester City, o norueguês Alf-Inge Håland, que acabou levando a pior e teve de encerrar a carreira após violenta entrada do irlandês em um dérbi mancuniano.Viv Anderson, Frank Stapleton, Brian Kidd e Mikaël Silvestre são alguns jogadores que defenderam as duas equipes. Kidd atuou também pelo Manchester City.

Ultimamente, o Manchester tem desenvolvido grande rivalidade o Chelsea, também de Londres. Ambos passaram a disputar acirradamente o título da Premier League a partir de 2006. Esta nova rivalidade aflorou de vez na temporada 2007-08: no campeonato, o Manchester só foi campeão na última rodada após intensa disputa rodada por rodada. E semanas depois os dois times tiveram o maior duelo da história dos dois clubes, quando se enfrentaram na final da Liga dos Campeões. Decidida em dramática decisão por pênaltis que contou com o desperídico das cobranças de ídolos de cada lado, Cristiano Ronaldo e John Terry, a taça europeia foi para Old Trafford pela terceira vez após erro do atacante dos Blues Nicolas Anelka, ex-jogador dos rivais do Arsenal, Liverpool e City. Ray Wilkins e Mark Hughes são um dos poucos a ter feito sucesso nas duas equipes. O de maior renome é Juan Sebastián Verón, mas o argentino não se saiu bem em nenhuma delas, assim como Mark Bosnich.

O Real Madrid Club de Fútbol é um clube espanhol de futebol. É considerado pela FIFA, o maior do século XX. Além de ser um clube de futebol, o Real Madrid também trabalha com outros esportes, tais como: Atletismo, Rugby, Beisebol, Natação, Tênis, Tênis de mesa, Voleibol, Ginástica, Luta, Boxe, Xadrez e Handebol.
real mdrid:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/Raul_Gonzalez_10mar2007.jpg

O clube é responsável por quatro das cinco maiores contratações do futebol mundial: Luís Figo em 2000, por cinquenta e seis milhões de euros, Zinédine Zidane em 2001, por setenta e dois milhões de euros, Kaká em 2009,por sessenta e cinco milhões de euros, e Cristiano Ronaldo também em 2009, por noventa e quatro milhões de euros.

O clube tem a tradicional cor o branco. O seu brasão foi modificado várias vezes em tentativas de modernização ou re-marca; o actual pico é uma verso aprovado na 1920. Foi modificada de um primeial é a casa da pessoa a capacidade futebol o estádio Santiago Bernabéu, em baixa de Madrid, onde tem desempenhado desde 1947. Ao contrário da maioria dos clubes europeus de futebol, o Real Madrid, os membros (sócios) tem propriedade e operados no clube desde a sua criação. O Real é o clube de futebol mais rico do mundo em termos de receitas.


No início de 1897, os jovens estudantes da escola Institución Libre de Enseñanza, formaram um clube de futebol chamado de Futebol Clube Sky. Foi o precedente direto do Club de Fútbol. Um importante grupo de jogadores capitaneada por Julián Palacios, da esquerda do Sky. Palacios levou à divisão e oficiosa presidiu a recém-criada Madrid Futebol Clube e dos seus 50 membros.

O primeiro passo Madrid foi jogado em uma parcela de terreno ao lado da oficina de mármore pedreiro Estrada do nivelamento da área Velázquez rua, ao lado de obras de construção das futuras ruas Lista (agora chamado Ortega y Gaset) e Núñez de Balboa.O segundo passo na história do Real Madrid era uma parcela de terreno sobre a avenida onde o Bullring era. O enredo foi parcialmente co-propriedade de H.M. D. Maria Cristina e os Condes de Villapadierna. O clube pagou 150 pesetas (90 cents) cada ano, como aluguel e os jogadores mudaram para jogar seu kit em uma taverna chamada La Taurina.

Em 6 de Março de 1902, após um novo conselho presidido por Juan Padrós tinha sido eleito, Madrid Futebol Clube foi fundado oficialmente. Em 18 de Abril, o Clube regulamentos, composta por 22 artigos divididos em três títulos, foram apresentados às autoridades. Em 22 de Abril de 1902, José Sánchez-Guerra, Governador Civil da Província aprovou o documento.

Para comemorar a proclamação de Alfonso XIII como Rei, Madrid Football Club criou o primeiro Campeonato Espanhol. Alberto Aguilera, Prefeito da Cidade e do Tribunal de Madrid, como o capital foi oficialmente chamado de volta, então, apoiou a organização deste torneio de futebol e doado uma taça de prata como o prémio para a equipa vencedora. O torneio teve lugar em Madrid e Biscaia foram os vencedores.

Em 13 de Maio de 1902, as semifinais do Campeonato Espanhol eu vi o primeiro Madrid-FC Barcelona choque na história. FC Barcelona ganhou 3-1 graças aos seis estrangeiros que alinharam.

Alfonso Albeniz Jordana foi o primeiro jogador a deixar o FC Barcelona a fim de juntar ao Real Madrid. Em 23 de Maio 1902, um jornal do tempo confirmou a transferência com as seguintes linhas: "Temos conhecimento de que o Sr. Albeniz, ex-jogador notável e entusiasta Barcelona, Real Madrid aderiu Foot Ball Club, bem como outros bons jogadores, cujos nomes que infelizmente não lembro, mas no próximo jogo citação relatórios. " Madrid foram convidados a participar nas festividades em El Escorial, em 1902. Parte do programa incluiu uma correspondência entre Madrid e Moncloa. Em 11 de Agosto de 1902, junto à fachada do mosteiro, o confronto terminou com um 6-5 favorável pontuação para Madrid. Os vencedores foram premiados duas placas de cerâmica que representam o conquistou o primeiro troféu da sua história.
Réplica de um dos primeiros uniformes do clube.

Carlos Padrós, presidente de Madrid 1904-08, foi o criador do Campeonato Espanhol, o Campeonato Madrid em 1905 e uma das forças motrizes da criação da Fédération Internationale de Football Association, em 1904.

Tal como o Presidente da Associação Madri Futebol Clube, Carlos Padrós sentiu a necessidade de criar um Campeonato Madrid, que se realizou pela primeira vez na temporada 1904/05. Madrid venceu o torneio de curta duração (9 edições) cinco vezes.

Em 18 de Abril de 1905, após eliminar Recreatie San Sebastian do Campeonato Madrid, Madrid enfrentou o Athletic Bilbao na final e venceu graças a um objectivo de Manuel Prast. Este foi o primeiro título oficial na história do clube.

Madrid organizou um jogo amigável contra a parte francesa Gallia, para comemorar a visita do Presidente francês M. Loubert para Madrid. O jogo teve lugar em 23 de Outubro de 1905 e terminou com um 1-1 empate. Foi o primeiro confronto internacional que terá lugar no edifício da Câmara e do Tribunal de Madrid.

Ganhar a Taça de Espanha três anos consecutivos -1905, 1906 e 1907 - Madrid permitiu manter o original Copa. Eles venceram brilhantemente o torneio novamente em 1908, alcançando uma posição dominante ao longo de quatro anos de futebol nacional.

Em 4 de Janeiro de 1909, após uma reunião com o Clube com delegados de outros clubes de futebol espanhol, o espanhol FA nasceu. Real Madrid Presidente Adolfo Meléndez fundação assinou o acordo depois de ser nomeado secretário da organização por todos os presentes na reunião. Em 11 de Novembro de 1909 os espanhóis FA foi legalmente registrada no Governo Civil de Madrid.

José Ángel Berraondo desempenhado um papel crucial em Madrid, o sucesso na quatro Copas da Espanha que ganhou entre 1908 e 1905. Ele era tanto um jogador e vice-presidente com Arturo Meléndez no Clube, bem como presidente provisório. Em 1909, ele voltou para sua cidade natal, San Sebastián, por motivos profissionais e fundou Real Sociedad com alguns colegas.

Em 1910, Madrid abandonou o tom primitivo no Touros da avenida para se deslocar para a O'Donnell altura, localizado entre as ruas Narváez, O'Donnell, Duque de Sesto e Fernán González. Madrid pagou um mês de aluguel de 1.000 pesetas (seis euros). A altura foi de 115 metros de comprimento e 85 metros de largura. Dois anos mais tarde, em 1912, o Clube construída uma vedação em torno dela.
A Recuperação e Honra (1941-1950)
Alfredo di Stéfano, maior jogador da história do clube.

Na segunda etapa das semifinais do Campeonato Espanhol de 1943, o Real Madrid obteve uma histórica vitória sobre o FC Barcelona, frustrando os catalães 11-1. Os brancos foram amargas sobre a derrota 3-0 em Las Corts Stadion na primeira perna eo mau acolhimento de FC Barcelona fãs lhes deu. Eles intensificada para o arremesso no Estádio Chamartín determinados a ganhar a vitória e selou um espectacular 8-0 pontuação no final do primeiro semestre. No final do jogo, o placar de bordo reflectiu uma figura histórica: 11-1. Pruden (4), Barinaga (3), "Chus" Alonso (2), Botella Alsúa e marcou onze greves do Real Madrid, FC Barcelona, enquanto Martín registradas apenas meta. Peralba Antonio Santos, presidente do Real Madrid, e do Marquês Mesa de Asta, presidente do FC Barcelona, foram expulsos de seus empregos pelas hostilidades entre as duas equipas durante as semifinais. Em reuniões com a participação de liquidar os valores em nome do Real Madrid e do Santiago Bernabéu, que não tinha relações com o Clube desde 1935, veio para cima. Ele foi facilmente convencida a se tornar o próximo presidente do clube e sua nomeação foi tornada pública em 15 de Setembro de 1943. Ernesto Cotorruelo, presidente da Associação de Futebol de Castela, presidiu a Presidência Entrega entre Peralba e Bernabéu, que foi também com a presença de membros dos seus Conselhos de Administração.

Na Primavera de 1943, Santos Peralba apontam para que um novo estádio deve ser construído e que deve realizar uma multidão de 40.000 pessoas. Menos de um ano mais tarde, Santiago Bernabéu foi muito mais ambicioso em uma de suas reuniões do Conselho de Administração: "Senhores, precisamos de um estádio muito maior e estamos indo para a construir." Bernabéu decidiu construir um estádio de capacidade 75.000 pessoas na sua primeira fase, e cujas obras ascenderia a 37 milhões de pesetas (222.375 euros).

Os anos 1940 não foram os melhores de décadas para o Real Madrid, mas que marcou o início de Bernabéu e do escritório do Clube do regresso a ganhar títulos. As primeiras foram duas Copas consecutivas da Espanha venceu em 1946 e 1947 após derrotar Valencia por 3-1 e 2-0, respectivamente.
Ferenc Puskás.

Em 23 de Novembro de 1947, em um jogo contra o Atlético de Madrid, no Estádio Metropolitano, o Real Madrid se tornou o primeiro clube espanhol a vestir camisas numeradas. Foi Pablo Hernández Coronado da ideia. Os espanhóis gostaram da iniciativa FA um decretou em 1948 que cada equipe deve ter os seus jogadores numerados no intervalo entre 2 e 11. Mais uma vez, o Real Madrid foram pioneiros no futebol espanhol.

A inauguração do novo Estádio Chamartín foi muito solene. A massa foi realizada em 14 de Dezembro de 1947, seguido por uma série de atos em homenagem o Santiago Bernabéu da visão e para os membros cujo dinheiro tinha financiado a construção. O jogo entre Real Madrid e Belenenses Os pontapés-off em 3:30 quando eles eram mais. Real Madrid derrotou o Português lado 3-1 eo novo Coliseu se tornou o orgulho de todos os Madrdismo e a inveja de todos os clube de futebol na Espanha.

Em 1948, o Real Madrid sofreu uma profunda renovação da sua equipa. Dois anos depois, eles tentaram assinar Ladislao Kubala, que tinha chegado a Espanha, com sua equipe, em seguida, Hungaria. As negociações foram chamados de fora, porque o jogador queria incluir seu cunhado, Fernando Daucik, como treinador no negócio Bernabéu e não cumprir.

Espanha alcançado a grande façanha de chegar à Quarta de finais do Brasil em 1950 na Copa do Mundo eo único jogador Real Madrid sobre o pelotão foi Luis Molowny, que destacou-se acima da sua equipa no seu 2.-2. chamar contra o Uruguai, que passam a ganhar do torneio.
Campeão da Taça UEFA (1971-1980)

Real Madrid fez sua estreia na Taça UEFA já não existe Vencedor da Taça na temporada 1970/71. Chegaram à final contra o Chelsea por derrotar Hibernians, Wacker Innsbruck, Cardiff City e PSV Eindhoven. Ambos os lados tiveram de jogar o jogo duas vezes, no Estádio Karaikiris grego, porque a primeira partida, realizada em 19 de Maio de 1971 - terminou em 1-1 chamar uma equipe e nem foi capaz de marcar a conquista meta durante horas extraordinárias. O segundo choque ocorreu dois dias depois e Chelsea venceu 2-1.

Em 8 de Setembro de 1973, o Real Madrid anunciou a sua intenção de demolir o Estádio Santiago Bernabéu, a fim de construir um novo local com capacidade para 125.000 pessoas e um parque de estacionamento debaixo dele para 8.000 carros. Prefeito Carlos Arias Navarro da recusa de requalificar a parcela de terreno e da carta pelo advogado Luis Pascual Estevill contra o projeto que foi publicado no jornal ABC ponha um fim ao projeto.

Miguel Muñoz tornou treinador do Real Madrid, em 1960, quando Fleitas Solich esquerda. Ele acabou ganhando nove campeonatos, duas Copas da Espanha e duas Copas Europeia uma Taça Intercontinental em 14 estações. Em 15 de Janeiro de 1974, Santiago Bernabéu Muñoz findo o período ", porque ele havia sido vítima durante demasiado tempo". Luis Molowny, um homem do clube, substituiu uma lenda viva.

Após a temporada 1974/75, Luis Molowny foi substituído pelo iugoslavo Miljan Miljanić. Ele assinou a 5 de Julho de 1974 e, a partir desse momento a equipa jogou um pouco atraente jogo baseado no esforço físico e táctico ordem. Este sistema ganhou a equipa duas Ligas e uma Taça de Espanha em três temporadas. Outro iugoslavo, Vujadin Boškov, tomou as rédeas da equipa em 1979. O treinador-las até a meio da época 1981/82. Ele ganhou o campeonato e da Taça do Rei em seu primeiro ano como treinador.

O Estádio Santiago Bernabéu viveu uma das suas mais gloriosas noites em 5 de Novembro de 1975. Real Madrid 4-1 recuperou de uma derrota na primeira perna da última ronda 16 da União Europeia contra a Copa do Derby County. No final da segunda etapa, o resultado foi 4-1 para os brancos, o que obrigou as duas equipas para jogar horas extraordinárias. Santillana marcou a conquista meta, este foi o prelúdio para o Real Madrid da Grande Recuperações.
Hugo Sánchez, goleador do time nos anos 80.

O 75o Aniversário Comemorações tiveram pouco apoio por parte dos fãs por causa de maus resultados da equipe e da reforma Bernabéu a Santa Pola devido a problemas de saúde. Um torneio foi organizado entre as equipas nacionais da Argentina e do Irão, parte marroquina Mouloudia Chabia e Real Madrid. O apoio foi pouco evidentes em uma semi-integral, tedioso jogo entre Real Madrid e da Argentina que os brancos venceram 1-0 graças a um objectivo de Vicente del Bosque. Santiago Bernabéu faleceu em sua casa em 2 Jericó Street em 2 de Junho de 1978 seis dias antes de seu 83o aniversário. Sua morte pôs fim a um extraordinário de 35 anos na presidência Real Madrid. Muitos condolências foram recebidos e depositados no clube. Um serviço memorial foi realizada em 3 de Junho, em sua aldeia, Almansa, onde ele está enterrado.

Após um breve período como presidente interino, Raimundo Saporta chamados para as eleições. O tesoureiro do clube, Luis de Carlos, resignado, a fim de executar a presidente. 26 de julho de 1978 foi a data-limite para os candidatos a aplicar a fim de correr para o escritório. De Carlos apresentou 3.352 documentos endossando sua candidatura, enquanto o resto Campos-ginecologista José Gil e florista Daguerre, não recebi o número mínimo exigido no momento. Esta chamada ao largo da eleição e Luis de Carlos foi proclamado Presidente do Real Madrid.

Em 4 de Junho de 1980, o Santiago Bernabéu sediou a Copa do final entre Real Madrid e Castilla, o Clube da segunda equipa, criada em 21 de Julho de 1972. Castela conseguiu derrotar quatro equipas Primeira Divisão-Hércules, Athletic Bilbao, Real Sociedad e Sporting Gijón, para chegar à final do Campeonato Espanhol. Real Madrid derrotado Castilla-treinados pela falha-Juanjo 6-1. The France Football escolheu o Real Madrid a Melhor Equipa Europeia de 1980. O júri teve em conta os dois títulos nacionais que a equipa ganhou o campeonato do ano e do King's Cup, e do facto de terem atingido a semifinais do Campeonato Europeu que temporada.
Fernando Hierro, um dos mais adorados jogadores da história recente do clube.
Os Parabéns (1991-2000)

Embora ele ainda tinha um ano inteiro em seu bilhete, então presidente Ramón Mendoza avançadas as eleições presidenciais para 14 de Abril de 1991. Em frente a ele era escritor Alfonso Ússia, cujos resultados foram mais do que digna, apesar da sua diminuição dos recursos. O sucesso eleitoral Mendoza ganhou mais quatro anos na cadeira presidencial.

Ramón Mendoza demitido treinador, em meados de temporada. Na época, o treinador sérvio levou Real Madrid a um ponto sete conduzir durante a campanha 1991-1992. Ele foi substituído pelo holandês Leo Beenhakker gerente, que tinha aderido ao re-Clube como Diretor Técnico poucas semanas antes. Com o treinador holandês da equipe de Madrid foram conquistados título da Liga em Tenerife, no último dia da temporada. Foi exactamente a mesma história no ano seguinte, desta vez com Benito Floro no leme.
Roberto Carlos, brasileiro de maior sucesso no clube.

Após perder dois títulos consecutivos no último jogo da campanha do mesmo local, a ilha de Tenerife Canárias foi marcado um "amaldiçoado ilha" para Madridismo. A renovação do Estádio Santiago Bernabéu começou em 7 de Fevereiro de 1992 e terminou dois anos e mudar mais tarde, em 7 de Maio de 1994. A despesa das obras foi superior a 5.000 milhões de pesetas (30 milhões de euros), incluindo o ESP 300M (EUR 1,8 m) para os seguros que cobrem tanto os trabalhadores da construção e os espectadores presentes durante o tempo.

Após snatching dois títulos da Liga Real Madrid e sua eliminação da Copa do Rei, na sua capacidade como treinador do Tenerife, Jorge Valdano assinou um acordo com o treinador sobre o Real Madrid definir os brancos de volta à estrada para o sucesso e denunciar os 4 anos de Liga título seca. O argentino fez apenas que, em sua primeira temporada em sua antiga equipa e todos os fãs Real Madrid chegou a cantar junto ao canto da vitória no final da temporada.

Após dez anos e meio no cargo, Ramón Mendoza entregue em sua renúncia irrevogável, em 20 de Novembro de 1995. Ele foi libertado por Lorenzo Sanz, que realizou o recurso ao Club por lei-49 para obter herdeira de Mendoza é eleita pelos 11 conselheiros que continuaram no Conselho de Administração na sequência da transferência de poder.

Em 20 de Maio de 1996, Lorenzo Sanz apresentou Fabio Capello como novo chefe treinador do Real Madrid. O treinador italiano desembarcou em Madrid corroborada pelo seu sucesso cinco temporadas com o AC Milan, com quem ele venceu o Campeonato Europeu 1994. Embora Capello só ficou com a equipe durante a temporada 1996-97, ele conseguiu ganhar o campeonato.
Predrag Mijatović, autor do gol que quebrou o jejum do Real na Liga dos Campeões da UEFA.

Após menos de uma impressionante domésticos correr, treinador Jupp Heynckes levou a equipe a ganhar o muito aguardado, uma última foi em 1966, 32 anos-europeus Futebol. O local: Amsterdam Arena. Data: 20 de Maio de 1998. Os Merengues conquistou seu sétimo troféu europeu início com uma meta até agora director desportivo Pedja Mijatovic contra o lado italiano da Juventus, que foram os preferidos quente naquela noite. Guus Hiddink foi o gestor encarregado de guiar Real Madrid para a sua segunda Taça Intercontinental após a surpreendente renúncia de Juan Antonio Camacho, em Julho de 1998, antes da atual temporada sequer começou. Um Gol por Raúl em Tóquio selado a mais do que justo 2-1 resultado final para os brancos.

Vicente del Bosque assumiu John Toshack Benjamin como chefe treinador do Real Madrid no meio da temporada e liderou o Madridistas para elevar sua oitava Taça Europeia-segunda Liga dos Campeões título. O local era soberbo: o recém-construído estádio Saint-Denis de Paris seria acolher a primeira vez Espanhol-final, assim como a primeira final do Campeonato Europeu entre as duas equipas do mesmo país, em 24 de Maio de 2000. Foi um jogo vibrante, que viu Madrid Valência com um triunfo sobre o resultado final 3-0. Foi o último campeonato europeu do século XX e, como o primeiro, que pertencia aos brancos.

Em 16 de Julho de 2000, Florentino Pérez foi eleito novo presidente do Real Madrid Lorenzo Sanz após derrotar nas urnas. Pérez sucesso da campanha foi baseada em dois pilares: livrar-se, por uma vez por todas, do histórico clube da dívida e assinar os melhores jogadores do mundo.

Em 11 de Dezembro de 2000, durante a gala da FIFA, em Roma, Florentino Pérez e Presidente Honorário Clube Alfredo di Stéfano recebeu o Accolade honrar Real Madrid como o melhor clube do século XX.
A era 2001-2008
Ronaldo, tão ídolo quanto contestado em seus cinco anos de Real.

No prelúdio para as comemorações do centenário do Real Madrid, Florentino Pérez e do Conselho de Administração aprovou por unanimidade a oferta Sua Majestade o Rei da Espanha, o Presidente Honorário Centenário distinção. O monarca aceitou a presidência honorária com a sua habitual modéstia.

O Clube Centenário teve lugar em 2002 e atraiu elogios a nível mundial. A partir da perspectiva desportiva, Madrid venceu seu nono campeonato europeu após derrotar Bayer Leverkusen em Glasgow 2-1; o primeiro Super Taça Europeia contra o Feyenoord com um idêntico resultado (2-1), e sua terceira Copa Intercontinental batendo Club Olimpia por 2-0 em Tóquio. Um não poderia ter desejado um melhor aniversário de 100 anos.

Em 27 de Fevereiro de 2006, Florentino Pérez demitiu irrevogavelmente seu cargo presidencial.
David Beckham e Zidane, conhecidos como os galacticos.

Fernando Martín tornou-se o presidente em exercício, seguido por Luis Gómez Montejano, que, por sua vez, chamou as eleições presidenciais do Verão passado.

O Real Madrid Presidência foi disputada por cinco candidatos, Ramón Calderón, Juan Palacios, Juan Miguel Villar Mir, Lorenzo Sanz e Arturo Baldasano. Após a 2 de julho de 2006 voto, Ramón Calderón foi eleito presidente depois de ter ganho a votação em pessoa.

Em 5 de Julho de 2006, assinado por Fabio Capello, pela segunda vez em sua vida. O dirigente italiano solicitou e obteve a assinaturas de Cannavaro, Emerson, Diarra, Reyes e Van Nistelrooy. O Inverno transferência janela viu três novos jogadores aderir à Brancos: Marcelo Higuaín e Gago.

Ferenc Puskás Biro morreu em 17 de Novembro de 2006 de uma doença que ele tinha sido vítima de um longo tempo para, ele foi de 79 anos de idade.
Raúl, símbolo do Real nos anos 90 e 00.

Presidente da FIFA Joseph Blatter foi premiado com o Clube de Ouro e Diamante Insignia pelo presidente honorário Alfredo di Stéfano, a quem Blatter considera ser o todo-tempo maior jogador de futebol. Real Madrid também fez a FIFA Club Premier um membro honorário.

O primeiro dos dois títulos conquistados pelo basquete secção em 2007 foi a Copa ULEB. Real Madrid foram praticamente invencível em toda a competição e derrotou Unics Kazan e Lietuvos Rytas nas semifinais e final, respectivamente.

O "Juntos, podemos, juntos, 'campanha trabalhou maravilhas e tenho os fãs ea equipe estar juntos e, eventualmente, ganhar o clube da Liga de futebol 30. Título. O Brancos ganhou o título após uma impressionante regresso contra o Mallorca no último dia da competição (3-1). Ramón Calderón Foi o primeiro título de futebol como Presidente.

Uma semana mais tarde, a equipe também conquistou a sua Basketball League 30o título por derrotar Barcelona na playoffs no Palau Blaugrana. Pamesa e Joventut também caiu contra eles em seu caminho para a vitória. Felipe Reyes ganhou honras na final.
Real Madrid foi Campeão da La Liga de 2008.

Real Madrid vira 106 hoje. Desde a sua fundação, o Clube tem sido extremamente bem sucedido e tem incorporado o maior dos valores desportivos: para ter sempre uma luta contra o espírito e respeito o seu adversário.

A temporada 2007/08 começou com um novo projecto no âmbito do novo treinador Bernd Schuster cabeça e vários novos rostos na lista: Robben, Heinze, Sneijder, Drenthe, Saviola e Metzelder. Real Madrid apoderou de cima da mesa na Jornada 2, com um 0-5 vitória sobre o Villarreal, que nunca abandonou uma posição durante todo o ano. O Brancos terminou a campanha como a mais alta pontuação (84 metas) e os menos marcados após (36) equipe. Eles também estabeleceu um novo recorde La Liga por 85 pontos, 18 mais de terceiro lugar FC Barcelona.
A nova era Florentino Pérez, 2009-presente
Cristiano Ronaldo é a contratação mais cara da história do futebol mundial.

Em 16 de janeiro o presidente Ramón Calderón demitiu-se, devido ao escândalo causado pela notícia publicada no jornal Marca que tinham infiltrado 10 ultras na Reunião Extraordinária de dezembro. Ele foi substituído por Vicente Boluda, que promete novas eleições, em Julho, e voltar à Assembleia Especial. Em Fevereiro, o Real Madrid iria cortar a diferença para apenas 12 pontos, com 7 vitórias contra o Sporting de Gijón (0-4) e Arsenal (6-1), mas depois sofreu uma dura derrota na última rodada do Liga dos Campeões da UEFA contra o Liverpool 1 a 0 no Bernabeu.
A contratação de Kaká, foi terceira maior do futebol mundial, atrás somente de Cristiano Ronaldo, Zinedine Zidane (ambos do Madrid).

Em seguida, na Liga, acrescentou uma vitória contra o Espanyol e empatado com Atlético de Madrid, com a distância de 6 pontos restantes para o FC Barcelona. Ao virar da oitava-finais da La Liga, o Real Madrid é humilhado por 4-0 em Anfield, o depósito de um duro golpe para a equipe e que a continuidade de Juande Ramos. Contudo, ele recuperou para vencer em Madrid por 5-2 o Athletic Bilbao em San Mames. Partes após a Madrid continua a ganhar e continua invicto no segundo turno, embora também retrai Barcelona e permanece uma distância de 6 pontos, para o clássico, em Madrid, que tinha apenas 4 pontos na Culès.

No entanto, em 34 horas, sofreu um duro golpe ao perder 2-6 no Bernabeu contra o FC Barcelona. Durante este período, celebra a Assembleia Especial, o que ratifica como presidente Vicente Boluda e passou a votação pelo correio. Em 1 de junho de 2009, devido a ser o único candidato, que foi nomeado para as eleições em 14 de junho desse ano, Florentino Pérez retorna à presidência do Real Madrid. No início de Junho, confirmou a assinatura de Manuel Pellegrini como o novo diretor técnico com as contratações de Kaká por 65 milhões, como o primeiro contratado da segunda presidência de Perez, Cristiano Ronaldo por 94 milhões de euros, e o atacante Karim Benzema por 35 milhões.
Estádio


Estádio Santiago Bernabéu.

O estádio do Real Madrid é o Estádio Santiago Bernabéu, que esta localizado em Madrid. Concebido pelo arquiteto Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio, foi inaugurado em 14 de dezembro 1947 e tem uma capacidade de 80.354 espectadores, todos sentados, e as dimensões de 107 x 72 metros. O Santiago Bernabéu é situado no Paseo de la Castellana, no distrito Chamartin de la Rosa. Ocupa o bloco delimitada pelo Paseo de la Castellana e as ruas de Concha Espina, Rafael Salgado e Father Damien, e tem acesso ao metro de Madrid só, a estação do Santiago Bernabeu, na Linha 10.

O Estádio Santiago Bernabéu tem hospedado uma série de grandes acontecimentos desportivos e sociais, dentre os quais os seguintes eventos: Final do Campeonato Europeu Segunda ganha pelo Real Madrid (1957); Cup Final selecções da Europa ( 1964), Fim do Mundo Espanha (1982); reencontro de Pope John Paul II com a juventude espanhola (1982). Além disso, o Estádio Santiago Bernabéu tem sediou várias finais da Liga dos Campeões passada. Na temporada 2006-2007.

Em 2010 os estádio será o anfitrião da final da Liga dos Campeões da UEFA.
Rivalidades
El Clásico


A rivalidade com o FC Barcelona, que alguns consideram como as tensões políticas entre sentiu Castilians e catalães. Madrid é a sede do governo e da família real, e, especialmente durante a época franquista, que veio para representar o conservador forças centrípetas.

Durante a década de 1950, a rivalidade se intensificou ainda mais quando os clubes contestada a assinatura de Alfredo di Stéfano, que finalmente jogou para o Real Madrid e foi fundamental para o posterior sucesso alcançado pelo clube. Os anos 1960 assistiu-se à rivalidade chegar ao palco europeu quando se reuniram duas vezes, no Campeonato Europeu, o Real Madrid venceu em 1960 e Barça venceu em 1961. Em 2000, a rivalidade foi reforçada após a controversa decisão de Luís Figo para sair e assinar Barça para o Real Madrid. As duas equipes se novamente em 2002 a UEFA Champions League a semifinal. Real Madrid, o eventual campeão, venceu o confronto apelidado pela mídia espanhola como o jogo do século. Como as duas maiores e mais bem sucedidos clubes de Espanha, a rivalidade é renovado anualmente com as duas equipas muitas vezes desafiando-se mutuamente para o campeonato da liga.
El Derbi madrileño
Real Madrid vs Atlético de Madrid.



O clube mais próximo é o Atlético Madrid, que também é visto como um rival do Real Madrid por fãs. Embora Atlético foi originalmente fundado por três alunos Basco em 1903, ele se juntou em 1904 pelos membros dissidentes de Madrid. Outras tensões veio porque inicialmente Real adeptos vieram da classe média, enquanto o Atlético apoiantes foram traçadas a partir da classe trabalhadora. Hoje estas distinções são largamente embaçada. Eles se reuniram pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1929 em três jornada do primeiro campeonato no Campeonato antigo Chamartín. Foi o primeiro derby oficial do novo torneio, eo Real ganhou 2-1. A rivalidade primeiro ganhou a atenção internacional em 1959 durante o Campeonato Europeu, quando os dois clubes encontraram-se em região semifinal. Real venceu o primeiro troço 2-1 no Bernabéu enquanto Atlético venceu 1-0 no Metropolitano. O empate foi até um replay e os brancos ganhou 2-1. Atlético, no entanto, ganharam alguma vingança, quando, liderados pelo ex-Real Madrid treinador José Villalonga, ele derrotou os brancos em duas sucessivas Copa del Generalísimo finais em 1960 e 1961.

Entre 1961 e 1989, quando dominou Real na La Liga, apenas Atlético é oferecida qualquer desafio sério, ganhar títulos na Liga 1966, 1970, 1973 e 1977. Em 1965, Atlético se tornou a primeira equipe a vencer o Real no Bernabéu, em oito anos. Registro do Real Madrid contra o Atlético, em tempos mais recentes é muito favorável. Um ponto alto na próxima temporada 2002-03, quando os brancos fusíveis da La Liga título após bater Atlético 4-0 no Estádio Vicente Calderón.
http://fanaticasfc.files.wordpress.com/2010/01/034998718-dp00.jpg
milan:O Associazione Calcio Milan, frequentemente abreviado em AC Milan ou Milan, é uma das principais equipes de futebol da Itália e do mundo. Atualmente milita na Série A.

Partilha com o seu maior rival, a Internazionale, o Estádio Giuseppe Meazza, que no passado tinha o nome de Estádio San Siro, como ainda preferem chamá-lo atualmente os torcedores Milanistas, pois Giuseppe Meazza, que jogou em ambos os clubes teve maior destaque na Inter. O estádio tem capacidade para 84 309 espectadores, e é palco onde geralmente é disputado o clássico de Milão, Derby della Madonnina.

O Milan é a segunda equipe com mais conquistas no Campeonato Italiano, sendo dezessete conquistas, atrás apenas da Juventus com vinte e sete. Mas é o clube italiano com mais conquistas na Liga dos Campeões da UEFA, sendo sete conquistas e é também o maior campeão do Mundial Interclubes com quatro títulos.

Segundo pesquisa do Instituto Doxa em 2003, o Milan teria 16,4% da preferência dos italianos, o que equivale a 9.479.200 torcedores, sendo a segunda maior torcida italiana.

O Milan foi fundado como um clube de cricket em 1899 pelos britânicos Alfred Edwards e Herbert Kilpin, que vieram de Nottingham. Em honra de suas origens, o clube manteve a ortografia inglesa no nome do clube, em vez de mudar para o italiano Milano (embora ele foi forçado a fazê-lo durante o regime fascista, como Genoa e Inter).

O clube venceu seu primeiro título italiano em 1901, e depois novamente em 1906 e 1907. Em 1908 o clube passou por problemas internos causados por divergências sobre a assinatura de jogadores estrangeiros, o que levou à formação de uma outra equipe na cidade de Milão, a FC Internazionale Milano. Na sequência destes acontecimentos, o Milan não conseguiu ganhar um único título nacional até 1951. Em 1963, o Milan conseguiu seu primeiro título continental, a Copa dos Campeões, batendo na final o Benfica, de Portugal. Este feito foi repetido em 1969, e seguido pela Copa Intercontinental.

Após a aposentadoria de Gianni Rivera, o Milan deu início a um período de declínio, durante o qual foi envolvido no escândalo de Totonero em 1980 e rebaixado à Serie B, como punição, pela primeira vez em sua história. O escândalo foi centrado em um sindicato de apostas pagando aos jogadores e funcionários para fixar o resultado das partidas. O Milan voltou rapidamente para a Serie A, mas regressou à Serie B apenas um ano mais tarde.

Em 1986, o empresário Silvio Berlusconi adquiriu o clube. Rapidamente investiu muito dinheiro nas contratações do treinador Arrigo Sacchi e do trio neerlandês: Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard. Este foi o começo de uma de suas mais bem sucedidas equipes, que conquistou sete títulos nacionais, cinco troféus da Liga dos Campeões da UEFA, e três da Mundial Interclubes.

Mais recentemente, o Milan foi novamente acusado de participar de um escândalo de arbitragem, onde cinco equipes foram acusadas de manipulação de resultados. O clube inicialmente foi punido com a perda de quinze pontos e, consequentemente, não se classificarou para a Liga dos Campeões. Um recurso reduziu a pena para oito pontos, autorizando a equipe a participar da Liga dos Campeões de 2006-07, da qual sagrou-se campeão.

O clube atualmente manda suas partidas no estádio San Siro, oficialmente Estádio Giuseppe Meazza. O nome San Siro é retirado do bairro onde está localizado. O estádio é partilhado com a Inter, a outra grande equipe de Milão. É conhecido por sua atmosfera fantástica, devido à proximidade dos estandes para o arremesso. Existe o uso mais frequente das erupções pelos fãs que muitas vezes causam problemas
Paolo Maldini detém atualmente o maior número de partidas de um jogador pela Serie A com mais de 600 jogos e pelo próprio clube com mais de 800 jogos. O maior artilheiro do Milan é o sueco Gunnar Nordahl que, em 268 jogos, conseguiu 221 gols. Andriy Shevchenko está em segundo lugar com mais de cento e setenta gols em aproximadamente trezentos jogos.

O clube também detém o recorde de maior sequência de jogos invictos, iniciando na temporada 1991-92, com um empate em 0 a 0 contra o Parma, no dia 26 de maio de 1991 e terminando com uma irônica derrota em casa de 1 a 0, para o Parma no dia 21 de março de 1993. É a maior sequência do Campeonato Italiano, e a terceira da Europa.

Atualmente, o Milan tem o maior número de títulos internacionais reconhecidos, conquistando tal feito, após bater o Boca Juniors na final do Mundial de Clubes da FIFA em 2007. e é considerado o melhor clube da historia.


Ficheiro:LeoMessi.JPG
barceona:O Futbol Club Barcelona é um clube espanhol da cidade de Barcelona, Espanha.

Os torcedores do clube são conhecidos como culers (ou culés, em espanhol). O Barcelona foi o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o triplete, composto da Liga dos Campeões, da Copa do Rei e de La Liga. É um dos clubes com mais sócios no mundo - 163 mil - ficando ainda assim atrás do Benfica de Portugal o Barcelona e uma das marcas mais conhecidas do planeta.

O Barcelona é fortemente identificado com região catalã, da qual se proclamou como símbolo. Suas partidas são consideradas até como evento turístico para os forasteiros e rotineiramente locais de demonstração do nacionalismo - e separatismo - catalão. O depoimento um de seus mais famosos torcedores, o tenor Josep Carreras, convidado para cantar na festa de centenário do time, em 1999, exprime bem tal ideia: "Ser torcedor do Barça vai além do puramente esportivo. É o sentimento de raízes, de valores e de uma identidade de país: a Catalunha". Outras expressões icônicas locais são a faixa de capitão do time, que normalmente reproduz a bandeira da Catalunha, e o lema més que un club, adotado em 1968. Apesar disso, é o clube que mais cedeu jogadores à Seleção Espanhola de Futebol.

A cidade de Barcelona é um caso raro de metrópole com dois clubes de futebol não-equiparados: enquanto o Barça, como é também conhecido, soma dezenove títulos na Liga Espanhola, vinte e cinco Copas do Rei, três Ligas dos Campeões e um Mundial de Clubes da FIFA, o outro time da cidade, o Espanyol, tem como títulos de expressão apenas quatro Copas do Rei. Tal desigualdade é um dos fatores que fazem os blaugranas sentirem maior rivalidade com um time de outra cidade, o Real Madrid, com quem divide a hegemonia no futebol espanhol. O sentimento é recíproco, com os blancos detestando mais ao Barcelona do que ao rival citadino, o Atlético de Madrid. A rivalidade entre Barça e Real é considerada uma das maiores do mundo.

O Barcelona, o seu arquirrival Real Madrid e o Athletic Bilbao são os únicos times espanhóis que jamais foram rebaixados à Segunda Divisão Espanhola. Um outro orgulho do clube é o fato de ser talvez o único time gigante no mundo a não utilizar logomarcas de patrocinadores em suas camisas de futebol; apenas em 2006 um logo passou a ser colocado na parte abdominal das blusas, e ainda assim demonstrando boas causas: o clube paga, ao invés de receber, para estampar o emblema da Unicef.

Em 22 de outubro de 1899, um ex-futebolista suíço, Hans Gamper, colocou um anúncio no jornal Los Deportes declarando seu desejo de formar um clube de futebol em Barcelona. Uma resposta positiva resultou em uma reunião no Gimnasio Solé, em 29 de novembro. Onze jogadores participaram: Walter Wild, Lluís d'Osso, Bartomeu Terradas, Otto Kunzle, Otto Maier, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Pujol, Josep Llobet, John Parsons e William Parsons.

Como resultado, o Foot-Ball Club Barcelona nasceu de forma cosmopolita, que paradoxalmente lhe caracterizaria juntamente com o espírito catalão, que o clube só exaltaria mais tarde.O nome em inglês, língua da terra de criação do futebol, a Inglaterra, era comum na época. As cores também seriam influência externa: diz a lenda que Gamper teria inspirado-se nas do Basel, equipe da qual fora capitão, para escolher as do novo clube.Seriam, portanto, vermelho e azul. O vermelho acabaria substituído pelo grená, por ser esta a cor que o desenhista do escudo possuía a disposição.
O anúncio em que Hans "Joan" Gamper (grafado "Kans Kamper") expressava seu desejo em montar um time de futebol.

Em 1902, o clube ganhou seu primeiro troféu, a Copa Macaya, e também disputou sua primeira final de Copa do Rei, perdendo de 2 a 1 para o Bizcaya

Em 22 de outubro de 1899, um ex-futebolista suíço, Hans Gamper, colocou um anúncio no jornal Los Deportes declarando seu desejo de formar um clube de futebol em Barcelona. Uma resposta positiva resultou em uma reunião no Gimnasio Solé, em 29 de novembro. Onze jogadores participaram: Walter Wild, Lluís d'Osso, Bartomeu Terradas, Otto Kunzle, Otto Maier, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Pujol, Josep Llobet, John Parsons e William Parsons.

Como resultado, o Foot-Ball Club Barcelona nasceu de forma cosmopolita, que paradoxalmente lhe caracterizaria juntamente com o espírito catalão, que o clube só exaltaria mais tarde. O nome em inglês, língua da terra de criação do futebol, a Inglaterra, era comum na época. As cores também seriam influência externa: diz a lenda que Gamper teria inspirado-se nas do Basel, equipe da qual fora capitão, para escolher as do novo clube.Seriam, portanto, vermelho e azul. O vermelho acabaria substituído pelo grená, por ser esta a cor que o desenhista do escudo possuía a disposição.
O anúncio em que Hans "Joan" Gamper (grafado "Kans Kamper") expressava seu desejo em montar um time de futebol.

Em 1902, o clube ganhou seu primeiro troféu, a Copa Macaya, e também disputou sua primeira final de Copa do Rei, perdendo de 2 a 1 para o Bizcaya.
Com Gamper (1908-1925)

Em 1908, Gamper se tornou presidente do clube pela primeira vez. Acabaria ficando mais conhecido pela versão catalã de seu nome: Joan Gamper. Ele assumiu a presidência com a equipe à beira da falência, não tendo ganhado nada desde o Campeonato da Catalunha de 1905. Gamper venceu eleições para presidente do clube em mais cinco ocasiões, entre 1908 e 1925, e passou 25 anos ao leme. Uma de suas principais conquistas foi a ajuda para adquirir o seu próprio estádio.

Em 14 de março de 1909, após dez anos da fundação, a equipe se mudou para o Carrer Indústria, um estádio com uma capacidade de 8000 lugares. Gamper utilizou-se desta manobra para conseguir mais adeptos para o clube, que logo tornaram-se mais numerosos do que o primeiro rival, o hoje extinto Català.A arquitetura do estádio renderia um dos apelidos do time, culé, que derivaria da expressão cul, palavrão catalão para designar o ânus: a razão disso era o fato de que quem passava pelo estádio em dia de jogo só conseguia ver as nádegas dos torcedores sentados em muros das arquibancadas. No ano seguinte, faturou sua primeira Copa do Rei.
Estátua de Gamper, no museu do Barcelona.

Gamper também recrutou Jack Greenwell como gestor. Este viu o clube começar a melhorar em campo: na década de 1910, destacou-se pelo fortalecimento da rivalidade com o então Real Español, equipe criada com o mote que mais tarde seria abraçado pelo Barça: a identificação com jogadores e a região local, fazendo contraponto ao estrangeirismo dos blaugranas; e pelos gols de Paulino Alcántara, jogador vindo da colônia espanhola das Filipinas e maior artilheiro da história do clube, tendo anotado a assombrosa marca de 357 gols em 357 jogos.
Barcelona e Español dividiam as conquistas do Campeonato Catalão, derivado da Copa Macaya, com os culés ganhando cinco no período, em 1913, 1916, 1919, 1920 e 1921, contra três do rival (1912, 1915 e 1918). Paralelamente, o Barça ganhou também outras três Copas do Rei, em 1912, 1913 e 1920. As conquistas faziam o clube conseguir cada vez mais torcedores; o progressivo aumento fez com que o Barcelona arranjasse outro estádio, mudando-se para Las Corts, que foi inaugurado em 1922. Este estádio tinha uma capacidade inicial de 22.000, mais tarde ampliado para 30.000.
Ricard Zamora, goleiro entre 1919 e 1922.
[editar] República e Guerra Civil (1925-1939)

Em 14 de Junho de 1925, um fato político teria pela primeira vez importância no clube: em uma reacção contra a ditadura de Primo de Rivera, a torcida vaiou o hino da Espanha. Como represália, o clube foi fechado por seis meses, enquanto Gamper forçado a renunciar à presidência.

A década de 1920 seguiu com o time acentuando seu domínio no futebol local, levantando oito das dez edições do campeonato catalão e outras quatro Copas do Rei. Os maiores ídolos eram o goleiro Ricard Zamora e Josep Samitier. A equipe conquistou também o primeiro Campeonato Espanhol realizado, o da temporada 1928/29. O troféu foi celebrado com um poema intitulado "Oda um Platko", que foi escrito pelo membro importante daquela gerção, Rafael Alberti, inspirado pelo heróico desempenho do Barça.

Prenúncios de dificuldades na década de 1930 vieram com o suicídio de Gamper, devido a um período de problemas financeiros e pessoais, talvez provocados pela crise de 1929.
Espaço destinado a Josep Samitier no museu do clube.

Embora eles continuaram a ter jogadores da posição de Josep Escola, o clube entrou num período de declínio, em que o conflito político ensombrou o desporto na sociedade. O Barça enfrentou uma crise em três frentes: financeira, social (com o número de membros cair constantemente), e desportivo, apesar da equipa ter ganho o Campionat da Catalunya em 1930, 1931, 1932, 1934, 1936 e 1938, e as Copas do Rei em 1933, 1934 e 1939. Os anos 1930 viram também os dois primeiros brasileiros a jogar no Barça, ambos vindos do Vasco da Gama e que não deram certo devido ao preconceito por serem negros: Fausto dos Santos e Jaguaré, que ficaram apenas na temporada 1931/32.

Nas primeiras semanas da Guerra Civil Espanhola, em 1936, o presidente do Barça, Josep Sunyol, que era de esquerda, acabou assassinado pelos nacionalistas, ligados ao direitista General Franco. Apesar de sua morte não ter relação com o Barcelona - ele acidentalmente vinha passeando do lado errado da fronteira, gritando "viva a república" sem ter noção da presença próxima das forças nacionalistas , ela acabaria depois mitificada como marco inicial da perseguição que o time sofreria da ditadura franquista, até porque as instalações e escritórios do clube não escapariam da ocupação fascista na cidade.
Manifestação pró-Catalunha, algo corriqueiro nos jogos do Barcelona.
[editar] O início de um ícone catalão

Após a Guerra Civil Espanhola, o vitorioso General Franco proibiu oficialmente manifestações culturais que não as castelhanas no país, vedação que se extendia ao uso da língua catalã. Estas medidas fizeram com que houvesse alterações no Barcelona: do nome, para Club de Fútbol Barcelona; e no símbolo, em que quatro faixas vermelhas na parte superior direta, alusivas à bandeira da Catalunha, foram diminuídas para duas, para representar a bandeira da Espanha. Por consequência, o Campeonato Catalão, após a edição de 1940, foi extinto, com o Barcelona terminando como seu maior vencedor, som 22 títulos, o dobro do rival Español. Durante a era franquista, um dos poucos lugares em que se podia falar catalão foi o estádio do Barça.Daí viria a associação cada vez maior do orgulho catalão com o Barcelona, ao passo que o rival Español passaria a ser identificado como um aliado do regime de Franco.

Apesar da difícil situação política, o Barcelona usufruiu de êxito considerável entre o fim da guerra civil e 1953, justamente o período mais opressor da ditadura franquista; uma possível razão foi a rápida reestruturação do clube foi o fato de justamente nese período o presidente blaugrana ser indicado pelo governo espanhol. A equipe ganhou cinco títulos espanhóis, tornando-se momentaneamente a maior vencedora da competição, e três Copas do Generalíssimo, como ficou renomeada a Copa do Rei. Samitier era o treinador e a equipe reunia ainda Joan Velasco, Antoni Ramallets e César. Em 1949, também ganhou a primeira Copa Latina. Na época, a hegemonia no futebol espanhol era disputada com Valencia e Atlético de Madrid.

Desde 1950, o Barcelona já contava com o húngaro László Kubala. Kubala quase assinou pelo Real Madrid, mas o momento decisivo para mudar as suas ideias foi quando casou com a filha de Ferdinand Daučík, que esteve em contato com Josep Samitier. Em seguida, devido a esta relação, Kubala escolheu finalmente jogar em Barcelona - e seria votado, em 1999, como o maior jogador dos cem primeiros anos do clube. Em 1952, além da Liga Espanhola, outros quatro diferentes troféus em 1952: a Copa del Generalísimo, a Copa Latina, a Copa Eva Duarte e da Copa Martini Rossi. A conquista dupla da Liga e da Copa novamente viria na temporada seguinte.

Anteriormente, em um domingo chuvoso de 1951,a multidão deixou a pé o estádio Les Corts, após uma vitória contra o Santander por 2-1, recusando-se a apanhar os eléctricos e surpreendeu qualquer autoridade franquista. A razão era simples: ao mesmo tempo, uma greve teve lugar em Barcelona, que recebeu o apoio dos adeptos blaugranas. Acontecimentos como este fizeram Barcelona representarem muito mais do que apenas a Catalunha e muitos progressistas espanhóis viram o clube como um acérrimo defensor dos direitos e liberdades.

Em 1953, o clube contratou o argentino Alfredo di Stéfano, após uma exibição primorosa do jogador pelo Millonarios, time colombiano que, em excursão na Espanha, derrotara o Real Madrid por 4 x 2 em pleno Santiago Bernabéu.[9] Mas a equipe da capital entrou na disputa: enquanto os blaugranas negociaram com o detentor legal do passe do argentino (o River Plate, uma vez que os times colombianos estavam banidos pela FIFA por jogarem em uma liga pirata), o Real negociou diretamente com o Millonarios. Di Stéfano já havia jogado três amistosos pelo Barcelona quando veio a solução dada pelo Ministério dos Esportes: o jogador faria temporadas alternadas por cada clube, começando pelo Real. O Barcelona não aceitou e deixou que Di Stéfano jogasse apenas pelo time merengue, que vivia em decadência - o rival Atlético de Madrid estava em melhor momento, possuía mais troféus e era quem inicialmente havia ligado-se aos militares.

O troco do Real Madrid três anos após perder Kubala para o Barça vinha justamente no ano em que se completavam dez da partida em que o Barcelona fora derrotado por 11 x 1 para esta equipe. Tal jogo era válido pela partida de volta da semifinal da Copa do Generalíssimo; na ida, em Barcelona, os madrilenhos perderam por 3 x 0 e o resultado surpreendente, a maior goleada dos jogos entre os dois times, seria fruto da intimidação local: o trio de arbitragem foi escalado para favorecer o Real, e policiais invadiram o vestiário do Barcelona ameaçando os jogadores caso saíssem da partida com a classificação. O primeiro grande choque entre as duas equipes seria tão escandaloso que até o Real reconheceria tal fato desta forma.A rivalidade, entretanto, só seria incendiada após a "traição" de Di Stéfano. Últimos anos de hegemonia nacional

O efeito Di Stéfano logo seria notado: vinte um anos após seu último troféu na Liga Espanhola, o segundo, o Real reconquistou o troféu e seria bi na edição seguinte. O Barcelona entraria em incômodo jejum de títulos no principal torneio do país, só reconquistado em 1959, quando já contava, além do brasileiro Evaristo e do astro da Seleção Espanhola Luisito Suárez, com outras estrelas húngaras: os vice-campeões mundiais em 1954 Zoltán Czibor e Sándor Kocsis. O treinador era o mítico Helenio Herrera. O time já mandava seus jogos no Camp Nou ("novo campo", em catalão) desde 1957, com Evaristo tendo estufados as redes na inauguração.
Apesar do bicampeonato em 1960, o estrago já estava feito: o Real, que tinha vencido mais outras duas vezes o Espanhol naquele interím, conquistava a Europa ao faturar seguidamente as cinco primeiras edições da Copa dos Campeões da Europa, a atual Liga dos Campeões da UEFA, de 1956 a 1960. O gosto era mais amargo por ser Di Stéfano o grande maestro dos blancos, utilizados politicamente em favor de Franco - cuja ditadura fascista causava antipatia na Europa pós-guerra [9]-, o que só fazia aumentar as rixas.

Em 1958, o Barcelona também seria campeão continental, mas de um torneio menor, a Taça das Cidades com Feiras - precursora da atual Liga Europa da UEFA. A temporada 1959/60 veria o time participando pela primeira vez da Copa dos Campeões, como campeão espanhol. O Real Madrid seguia participando do torneio por ser sempre o campeão das edições anteriores, e os dois encontraram-se nas semifinais. O Real passou à decisão com dois 3 x 1, cada um com dois gols de Di Stéfano, dentro e fora de casa.

A revanche veio na temporada seguinte da Copa, nas oitavas-de-final: em novo encontro, desta vez foi a vez do Barça classificar-se. O time conseguiu chegar à final, sob a condição de favorito contra os portugueses do Benfica, que ainda sem Eusébio, ainda não detinham de prestígio internacional. Era a grande chance do Barcelona ameaçar uma reação às conquistas do Real, justamente no torneio até então só vencido por ele.

Pois foram os encarnados quem levantariam a Taça, em uma decisão conhecida como la final de los postes, em referência a quatro vezes que os ataques barcelonistas resultaram em bolas na trave no segundo tempo, quando a partida já estava 3 x 1 (terminaria em 3 x 2), de virada, para o Benfica. O cenário era o mesmo Wankdorfstadion em Berna, estádio em que Czibor e Kocsis - autores dos dois gols - sofreram outra surpreendente derrota, a da final da Copa de 1954. Kocsis declararia que "Agora entendo o que ocorreu em 1954. Neste gramado pesa uma maldição contra todo húngaro que o pise" - apesar do técnico adversário, Béla Guttmann, ser seu compatriota. Czibor, por sua vez, diria que "Normalmente, um jogo assim acabaria 10x0".

O consolo de clube mais vencedor da Liga Espanhola não demoraria a acabar: o clube ficaria em jejum por quatorze anos e veria o rival Real superá-lo em conquistas no torneio em 1963, quando ganhou pela nona vez. Com a falta de títulos no Campeonato Espanhol, o clube teve de contentar-se com novos troféus na já denominada Copa das Feiras, em 1966 e 1971; e na Copa do Generalíssimo, em 1963 e 1968 - neste ano, com sabor especial: foi com um 1 x 0 na final contra o Real Madrid em pleno Estádio Santiago Bernabéu com Franco na plateia. Uma das razões era justamente a falta de dinheiro do clube, que havia gasto demais nas obras do Camp Nou - e ainda vira o ídolo Evaristo mudar-se para o Real, naquela década.

A ditadura franquista vinha enfraquecendo com o envelhecimento do General, que faleceria em 1975. Desde o ano anterior, o clube já havia adotado um nome em catalão, Futbol Club Barcelona, que se mantém até hoje.
Cruijff chega, mas não resolve a escassez
Johan Cruijff.

A temporada 1973/74 assistiu à chegada de uma lenda, Johan Cruijff. O jogador já era continentalmente consagrado por ter sido tricampeão seguido com o Ajax da Copa dos Campeões, o torneio que faltava ao Barça, e inauguraria a excelente relação do clube com futebolistas neerlandeses. Sua vinda causou escândalo: era a negociação mais cara do futebol mundial até então, cinco milhões de florins, preço tão alto que o governo espanhol não aprovou a transferência. Cruijff Só conseguiu ser levado porque foi registrado oficialmente como uma peça de máquina de agricultura

O impacto foi imediato: o craque, em sua primeira temporada, levou o Barça a reconquistar a Liga Espanhola, liderando uma equipe qua contava com os talentos locais Juan Manuel Asensi, Carles Rexach e Hugo Sotil, quebrando o jejum com direito a golear o Real por 5 x 0 no Bernabéu. Receberia sua terceira Bola de Ouro da France Football pelo feito. Durante a temporada, nasceria seu filho, e Cruijff aumentou ainda mais a idolatria em torno dele ao batizá-lo com o nome catalão do padroeiro da Catalunha, São Jorge: assim foi nomeado Jordi Cruijff.

Após uma primeira temporada de sonhos, as outras acabariam sendo estressantes para Cruijff, mesmo com a companhia do amigo Johan Neeskens a partir da temporada 1974/75. Ele chegaria a ter uma perna quebrada e deixaria o clube, aposentando-se momentaneamente, após a Copa do Rei em 1978, justamente o segundo troféu que conseguira conquistar com o Barça. A consquista credenciou o Barcelona a disputar pela primeira vez a Recopa Europeia, então o segundo torneio europeu em relevância, sendo campeão. O troféu marcou a despedida do ídolo Neeskens. Outro destaque a sair, um ano depois, foi o artilheiro austríaco Hans Krankl.
A escassez continua nos anos 1980

Josep Lluís Núñez foi eleito presidente do Barcelona em 1978. Seus principais objetivos foram estabelecer o clube como uma marca mundial e dar a estabilidade financeira. Em 1982, o clube ganhou outra Recopa e acertaria a contratação, pouco antes da Copa do Mundo daquele ano, de outro craque mundial: Diego Maradona. Na temporada seguinte, sob treinador de seu compatriota César Luis Menotti, Maradona levaria o Barça a uma inesquecível final de Copa do Rei, batendo o Real Madrid.
Andoni Zubizarreta.

No entanto, a passagem de altos e baixos de Maradona acabaria curta, também em virtude de estresse e fratura na perna, saindo em 1984, além de má relação com a diretoria; sua saída foi decretada após ele ser suspenso por três meses no futebol espanhol devido à briga campal que provocara na final da Copa do Rei daquele ano, contra o Athletic Bilbao (que venceu por 1 x 0). Sem poder contar com ele, o clube aceitou proposta da pequena equipe italiana do Napoli e o argentino, desgostoso com o que julgou como falta de esforço do Barcelona em defendê-lo no julgamento, acatou.

Quem o substituiu como grande líder da equipe foi o alemão Bernd Schuster,no clube desde 1980. Justamente após a saída de Maradona, o Barça voltaria a conquistar La Liga, a primeira vez desde o título com Cruijff em 1974, sendo a primeira também desde a morte do detestado Franco. Sob o comando de Terry Venables, o time faturou a edição 1984/85.

Na temporada seguinte, a equipe chegou novamente à final da Copa dos Campeões, com talvez mais favoritismo do que tivera em 1960: o adversário tinha ainda menos prestígio, os romenos do Steaua Bucareste, que tentariam ser o primeiro time da Europa Comunista a faturar o torneio mais importante de clubes do continente. Para completar, a final seria na Espanha, em Sevilla. A partida, entretanto, acabaria em 0 x 0 e rumaria para os pênaltis. Mesmo com o goleiro Urruti defendendo os dois primeiros pênaltis adversários, nenhum jogador do Barcelona conseguiu acertar a sua cobrança e o título foi para a Romênia.
Camisa-homenagem a Hristo Stoichkov.

Jogadores bascos, como Urruti, ficariam cada vez mais comuns no clube, que já contava com José Ramón Alexanko. Na temporada seguinte, contrataria também Andoni Zubizarreta, além do artilheiro da recém-realizada Copa do Mundo de 1986, o inglês Gary Lineker. Lineker saiu-se muito bem na primeira temporada, marcando 21 gols em 41 jogos, chegando a fazer os três dos blaugranas em um 3 x 2 sobre o Real Madrid.

Os resultados, entretanto, não apareceram e, em 1988, após três títulos seguidos do Real Madrid na Liga, Venables iria embora, assim como o ídolo Schuster - este, para piorar, fora para o Real, após desentender-se com o presidente Núñez, que o usara politicamente em sua reeleição e não cumprira a promessa de aumentar o salário do alemão caso ganhasse. Os madridistas, com uma esquadra jovem conhecida como Quinta del Buitre,contando com Míchel, Emilio Butragueño e o goleador Hugo Sánchez, ganhariam mais duas vezes seguidas o campeonato, em uma das piores décadas do Barça.
O Dream Team de Cruijff

Cruijff voltara ao Barcelona em 1988, após conquistar a Recopa Europeia treinando o Ajax. Outros bascos chegaram sob seu comando: Txiki Begiristain, Ion Andoni Goikoetxea, José Mari Bakero, Julio Salinas e Julen Lopetegi. Cruijff também contrataria Michael Laudrup, Ronald Koeman e Hristo Stoichkov. Quem saiu foi Lineker, em 1989, aborrecido pela sua não-titularidade em função da insistência de Cruijff em utilizá-lo na meia-esquerda, posicionamento em que ele não rendia tão bem. O primeiro troféu do novo treinador veio já em sua primeira temporada, faturando individualmente sua segunda Recopa seguida naquele 1989. Em 1990, seria a vez da Copa do Rei.
O hoje técnico Ronald Koeman foi o herói da Copa dos Campeões de 1992, marcando de falta o gol do título. O ex-zagueiro marcou incríveis 67 gols em 192 jogos pelo Barça na Liga Espanhola

A Liga Espanhola finalmente voltou para o Camp Nou em 1991 e três seriam vencidas em sequência. Em 1992, o clube finalmente conseguira o título tão desejado da Copa dos Campeões, batendo a Sampdoria na final. Contra a equipe italiana, que também usa azul, o Barça jogou todo de laranja. Mas, na hora de erguer o troféu, o elenco usou por cima o tradicional manto blaugrana. A partir do ano seguinte, o clube passou a contar também com Romário, que Cruijff vira em seu país natal atuando pelo PSV Eindhoven. O Baixinho viveu seu auge no Barça, sendo eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA quando esteve no clube, inclusive ofuscando seus companheiros.Além disso, foi também o primeiro brasileiro a fazer sucesso por lá desde Evaristo: no período, o time contratara seis jogadores do país, entre eles Marinho Peres e Roberto Dinamite, todos sem êxito.

Cruijff seguiu no Barcelona até 1996, ficando oito anos no cargo, sendo quem por mais tempo treinou o clube, somando onze troféus. Os campeonatos espanhóis conquistados sob seu comando (quatro) foram o dobro dos vencidos pela equipe entre 1960 e 1988, quando ele chegou. Sua equipe-base, particularmente a tetracampeã espanhola em 1994 - Andoni Zubizarreta, Albert Ferrer, Ronald Koeman, Miguel Ángel Nadal, Sergi Barjuan, Josep Guardiola, Guillermo Amor (atleta que mais conquistou títulos pelo clube), José Mari Bakero, Michael Laudrup, Hristo Stoichkov e Romário - foi bastante acompanhada por espectadores do mundo inteiro. Muitos deles começariam a torcer pelo Barcelona ali.Michael Laudrup, apontado como um dos melhores do Dream Team

Entretanto, o ambiente ficara estremecido ainda em 1994: a equipe teve a chance de ser bi na Liga dos Campeões da UEFA (denominação adotada em 1993 para a antiga Copa dos Campeões) e chegou favorita à final contra o Milan, mas perdeu por 4 x 0. Foi também o último ano em que o time foi campeão espanhol. Desde então, desentendimentos com Romário e Stoichkov, também donos de personalidades fortes, ficaram mais frequentes para Cruijff, que afastou ambos do time. O Baixinho, por suas constantes idas ao Brasil, seria vendido ao Flamengo ainda em meio à temporada 1994/95; o búlgaro saiu em virtude também de um desacordo salarial com o presidente Núñez. Outro a não se entender com Cruijff foi o romeno e ex-Real Madrid Gheorghe Hagi, que, contratado após sua bela Copa do Mundo de 1994, não rendeu o esperado após ser exigido por Cruijff a prezar marcação defensiva.

Hagi saiu em 1996, um ano após Laudrup, que repetiu Evaristo e Schuster ao ir para o Real Madrid. O dinamarquês, que participara de um 5 x 0 imposto pelo Barça sobre o Real em 1994, inspiraria o rival a devolver a mesma goleada sobre o Barcelona em 1995.Sua ida, uma reação do Real ao sucesso do Barça, foi provavelmente motivada pela insatisfação de ter sido deixado de fora da decisão europeia - Cruijff preferira preencher a vaga de três estrangeiros na final com Romário, Koeman e Stoichkov.
Romário: dois anos breves e marcantes no Barça.

Cruijff, entretanto, plantara no Barça a filosofia que depois caracterizaria o clube e que ele já fizera no Ajax, a valorização das categorias de base. O clube seguiria a receita mesmo após a saída do treinador, e hoje sua academia conta com doze equipes, cada uma com até 24 jogadores. A maioria dos técnicos são licenciados pela UEFA para dirigir as categorias inferiores do Barça, consideradas as maiores produtoras de jogadores de alto nível, chegando a levar até 15 anos para formar um atleta.

Josep Guardiola, Albert Ferrer, Carles Busquets, Thomas Christiansen e Sergi Barjuan, além de seu filho Jordi, foram todos garotos levados diretamente por Cruijff ao time principal. Guardiola sintetizou a ideologia de seu ex-treinador, seguida até hoje pelo clube:
Cquote1.png "os jogadores têm de pensar rápido e jogar com inteligência, sempre sabendo qual será o próximo passe (…). É assim que aprendemos a jogar e que o público espera que joguemos: de forma atraente, mas sem perder a eficiência (…). Cruijff (…) nos ensinou a jogar movimentando a bola rapidamente. Ele só usava jogadores de grande técnica. Quando procuramos por jogadores, ainda queremos essas qualidades".
Ronaldo, que realizou uma única e inesquecível temporada no clube.
1996-2003 três anos de conquistas, quatro de decadência

Cruijff foi brevemente substituído por Bobby Robson, que tomaram a cargo do clube para uma única temporada em 1996/97. Ele recrutou Ronaldo, outro promissor brasileiro a chegar do PSV Eindhoven. Na Catalunha, o jovem virou El Fenómeno e teve uma temporada arrasadora, em que marcou 34 gols apenas no Campeonato Espanhol, justamente o título que faltou - naquela temporada, o Barça ganhou a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Recopa Europeia (com gol dele na decisão contra o Paris Saint-Germain). O brasileiro, assim como Maradona e Romário, acabaria tendo uma passagem marcante e fugaz: após Núñez recusar-se a aumentar seu salário, como também fizera com Schuster e Stoichkov, os empresários do jogador o venderam à Internazionale, que já o desejava anteriormente.
Luis Enrique, um dos mais adorados jogadores pela torcida no fim de século.

Quem ocupou o espaço deixado por Ronaldo foram novos heróis: seus compatriotas Giovanni (que chegara à equipe meses antes do Fenômeno) e Rivaldo, o português Luís Figo e o espanhol Luis Enrique, que superara a desconfiança inicial dos culés por ter vindo do Real Madrid. O treinador era outro neerlandês, Louis van Gaal. Após quatro anos de espera, a Liga Espanhola foi novamente conquistada. A temporada que marcaria o centenário do clube, a de 1998/99, contou com o reforço de uma revelação na Copa do Mundo de 1998, Patrick Kluivert. A partida que celebrou a comemoração de 100 anos da fundação foi jogada contra nada menos que a Seleção Brasileira, em 28 de abril. O jogo festivo terminou em 2 x 2, marcando também um reencontro da torcida com os ídolos Ronaldo e Romário, que jogaram pelo Brasil, bem como os atletas do clube Rivaldo e Giovanni.
A saída de Luís Figo para o Real Madrid, em 2000, traumatizou o Barcelona. Tornou-se um dos mais detestados pela torcida, que antes o endeusava

O título espanhol foi conquistado e Rivaldo, premiado com a Bola de Ouro e o Melhor do Mundo da FIFA. Todavia, um mesmo incômodo tido quarenta nos antes novamente rondava: o clube não se saía bem na Liga dos Campeões e veria o rival Real Madrid voltar a faturá-la, em 1998 e 2000. Neste ano o Barça perdeu o campeonato espanhol. Van Gaal, contestado pela crescente colônia de compatriotas que formara na equipe - Michael Reiziger, Winston Bogarde, Marc Overmars, Frank de Boer, Ronald de Boer, Phillip Cocu, Ruud Hesp e Boudewijn Zenden, além de Kluivert e de Jari Litmanen, finlandês que treinara no Ajax -, acabaria deixando o time, e Núñez, a presidência.

As partidas dos dois foram nada comparada com a de Luís Figo. Capitão do elenco e jogador mais popular da torcida, que o tinha como símbolo, foi comprado pelo Real Madrid de Florentino Pérez para a temporada 2000/01, no que foi um verdadeiro choque para todo o mundo, especialmente para o clube. O recém-eleito presidente Joan Gaspart jamais superaria o trauma. Figo sentiria na pele o ódio que criou na Catalunha: em um de seus retornos ao Camp Nou, atuando pelo Real em um El Clásico, foi recepcionado em campo com uma chuva de objetos que incluíam correntes de bicicleta, bolas de golfe, garrafas de vidro, celulares, chaves de fenda e os mais macabros - as cabeças de um galo e de um porco assado.
Rivaldo chegou a ser criticado por não render na Seleção Brasileira o que jogava no Barcelona.

Por três anos, o Barça voltou a viver um declínio, notado tanto no elenco remanescente quanto nas novas contratações do período, como Simão Sabrosa, Javier Saviola, Geovanni, Fábio Rochemback, Philippe Christanval, Patrik Andersson, Francesco Coco, Gaizka Mendieta, Juan Román Riquelme e Juan Pablo Sorín. Já os merengues atraíam títulos e mídia com as contratações chamadas "galáticas", sendo nesse interím duas vezes campeão espanhol além de ganhar, em 2002, novamente a Liga dos Campeões, inspirado por um dos astros comprados, o francês Zinédine Zidane - para piorar, o arquirrival passou à final eliminando o Barça nas semifinais, com um empate em 1 x 1 em Madrid precedido por um 2 x 0 em pleno Camp Nou.

Outro galático foi o ex-ídolo Ronaldo, que veio meses depois, após grande Copa do Mundo de 2002. Rivaldo deixara o clube rumo ao Milan pouco antes, insatisfeito com a volta do desafeto Van Gaal. A temporada 2002/03 terminou péssima, com Van Gaal sendo demitido em seu decorrer, sem a classificação para a Liga dos Campeões - a equipe teria de contentar-se em disputar a Copa da UEFA na seguinte.

Paralelamente, foi a contratação de um terceiro galático, David Beckham, ao fim do esquecível 2002/03, que acordaria o Barcelona. Tudo porque o jogador era uma promessa de campanha do novo presidente, Joan Laporta, que, sem o inglês, partiu para o plano B: Ronaldinho Gaúcho.
Frank Rijkaard e Ronaldinho Gaúcho sorrindo: nos melhores dias de ambos, o Barcelona se reergueu.
Os anos de Rijkaard e Ronaldinho (2003–2008)

Embora tivesse melhores propostas do próprio Real Madrid e do Manchester United, Ronaldinho escolheu Barcelona, onde poderia atuar sob menos pressão e ser o único astro. Junto com ele veio um novo treinador, Frank Rijkaard, indicado por seu compratriota Cruijff. Rijkaard viera para substituir o sérvio Radomir Antić, por sua vez contratado para substituir Van Gaal.

Ronaldinho demoraria a engrenar em sua primeira temporada devido a contusões; no primeiro turno, o time termina apenas em sétimo, com Rijkaard ameaçado de demissão.A reação viria na metade da Liga Espanhola, em que ele conduziu uma grande reação do Barça a um segundo lugar - o título ficou com o Valencia. Ofuscou até os outros reforços da temporada, que, à exceção do mexicano Rafael Márquez, não vingariam no clube: o meia português Ricardo Quaresma, o goleiro turco Rüştü Reçber e o neerlandês Edgar Davids. Ao fim da temporada, o elenco renovou-se, marcando-se a saída da maior parte dos neerlandeses - além do próprio Davids, Kluivert, Cocu, Reiziger, e Overmars, sobrando o técnico Rijkaard e Giovanni van Bronckhorst. Outro a sair foi o ídolo Luis Enrique, que se aposentou.
Ronaldinho na temporada 2004/05.

A boa fase de Ronaldinho se manteve em 2004, com ele recebendo pela primeira vez o prêmio de melhor do mundo. Com uma colônia brasileira, composta ainda por Thiago Motta, Edmílson, Belletti, Sylvinho e o naturalizado português Deco, Ronaldinho liderou um time bem entrosado em dois títulos espanhóis seguidos, em 2005 e 2006. Motta era cria do clube, onde debutara profissionalmente em 2001. Edmílson viera credenciado com sua participação em três títulos franceses seguidos do Lyon, os primeiros da equipe; Belletti e Sylvinho, por destacadas participações nos espanhóis Villarreal e Celta Vigo, respectivamente; Deco, por ser o comandante do Porto, surpreendente campeão da Liga dos Campeões de 2003/04.

Em meio ao chamado Samba Team, destacou-se também a dupla ofensiva que Ronaldinho fazia com o camaronês Samuel Eto'o (astro do Real Mallorca, mas até então pertencente ao rival Real Madrid), completados pelo sueco Henrik Larsson e o francês Ludovic Giuly (destaque do Monaco vice-campeão da Liga dos Campeões ), todos contratados naquela temporada, além dos espanhóis pratas-da-casa Xavi Hernández e o jovem Andrés Iniesta. Mais jovem ainda era a promessa argentina Lionel Messi, outro a vir das bases do clube.

O auge chegou na segunda temporada, em que o Barcelona, em sua campanha campeã da Liga Espanhola, bateu por 3 x 0 o Real em pleno Bernabéu. Ronaldinho teve um desempenho tão impressionante que, tão-logo após marcar o terceiro gol em jogada individual na área adversária (semelhantemente ao segundo gol, também de sua autoria), foi aplaudido de pé pela torcida merengue. Na Liga dos Campeões da UEFA, o time chegou novamente à final após doze anos, batendo o Arsenal de virada por 2 x 1, com bastante torcida contra na decisão em Paris - o clube inglês era repleto de franceses, dentre eles o astro Thierry Henry; além disso, Ronaldinho não teve passagem tão boa no clube da cidade, o Paris Saint-Germain.
Os autores dos gols na final da Liga dos Campeões de 2006 em meio aos festejos: Belletti e Samuel Eto'o. O brasileiro foi o improvável herói da final, ao marcar o tento da vitória.

Porém, a apagada atuação do astro na final (os gols foram marcados por Samuel Eto'o e o inesperado Belletti, em jogadas decisivas de Henrik Larsson) acabaria sendo um prenúnio de novo tempo de vacas magras. Após impressão péssima deixada na Copa do Mundo de 2006, Ronaldinho não conseguiu repetir com regularidade a fase assustadora de antes. A má fase incluiu uma surpreendente derrota no mundial de clubes da FIFA em 2006, para um rival pessoal do craque, que começara a carreira no Grêmio: o Internacional. A temporada se seguiu com o Barcelona, líder no Espanhol, acabar perdendo o título para o Real Madrid. Ronaldinho, cada vez mais, cedia sua posição de destaque para Messi.

A temporada 2007/08, apesar da bombástica contratação do francês Thierry Henry,desejado pelo clube desde a anterior, foi uma repetição desta: um Barcelona apagadamente vice-campeão espanhol, perdendo a taça para o Real. Para piorar, o título foi praticamente perdido após um empate nos últimos minutos em casa para os rivais locais do Espanyol. Na Liga dos Campeões da UEFA, onde vinham bem, acabaram derrotados nas semifinais pelo Manchester United, futuro campeão. Ronaldinho e Rijkaard não sobreviveriam e acabaram deixando o clube pela porta dos fundos.

O desgaste do brasileiro também tinha motivações políticas: era amigo pessoal de Sandro Rosell, candidato da oposição no clube e que, quando era aliado de Laporta (de quem fora vice até ambos desentenderem-se em 2005 quanto à gestão), foi fundamental para trazer o craque à Catalunha em 2003. Rijkaard e outros a saírem, Deco e Edmilson, também haviam sido trazidos por Rosell.
Josep Guardiola, como técnico.
Com Guardiola no comando (2009-presente)

A falta de conquistas quase custou o cargo de Joan Laporta na pré-temporada de 2008-09. Com o dinheiro das vendas dos inoperantes Ronaldinho, Deco, Lilian Thuram, Oleguer, Edmilson, Gianluca Zambrotta e Giovani dos Santos, o elenco foi renovado.[39] A pedido do novo treinador, o ídolo Josep Guardiola, €90 milhões foram gastos nas contratações de Alyaksandar Hleb, Daniel Alves, Gerard Piqué (cria do Barça que estava no Manchester United), Martín Cáceres e Seydou Keita. Os reforços, particularmente Daniel Alves e Piqué, somaram-se à base dos anos anteriores: Xavi, Andrés Iniesta, Víctor Valdés, Carles Puyol, Rafael Márquez, Samuel Eto'o, o mais aprimorado Lionel Messi e o meteórico Bojan Krkić.
Lionel Messi, na vitoriosa temporada 2008/09, em que o Barça conseguiu a tríplice coroa. O argentino marcou o segundo gol na decisão do título mais importante, a Liga dos Campeões.

Em 17 de janeiro de 2009, Barça definiu o registro para acumulando os pontos mais altos total para a primeira metade de uma temporada na La Liga, alcançando 50 pontos fora de um eventual 57, com 16 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, contra o Numancia no primeiro jogo da temporada. O clube também chegou a Copa do Rei final pela primeira vez desde 1998. Seis dias depois, em 23 de janeiro, a IFFHS classificou o Barcelona em primeiro lugar em sua lista dos maiores clubes de futebol dos últimos 18 anos. O ranking foi determinado tendo em conta todos os resultados dos campeonatos nacionais, a taça competições nacionais, o clube das competições seis confederações continentais e da FIFA.

Em 14 de abril, o Barcelona estava qualificado para as semifinais da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo após derrotar Bayern Munique por 5-1 no agregado dos dois jogos e enfrentaram o Chelsea nas semifinais. Sua primeira etapa contra o Chelsea resultou em um empate sem golos em casa. Após o jogo, enfrentou Real Madrid, em um El Clásico vencido por 6 x 2. Imediatamente após a vitória histórica sobre os seus maiores rivais, o Barcelona jogou contra o Chelsea na segunda etapa das semifinais da Liga dos Campeões. O Chelsea levou o jogo em Stamford Bridge 1 x 0 desde o início da partida, quando Iniesta marcou o gol do empate classificador aos 48 minutos do segund tempo. As duas saborosíssimas vitórias não passariam despercebidas nas maternidades de Barcelona nove meses depois, onde notou-se um aumento da média de partos por dia. O "fenômeno" receberia o nome de "geração Iniesta", em alusão ao autor do dramático gol contra o Chelsea
O ídolo Samuel Eto'o em sua última partida pelo Barça, na vitoriosa final da Liga dos Campeões da UEFA em 2009, em que ele marcou o primeiro gol.

Em 13 de maio, o Barcelona venceu o Athletic Bilbao 4-1 no estádo Mestalla para ganhar a Copa do Rei. Após alguns dias, o Barcelona confirmou o já esperado título da La Liga. O clube tinha então a oportunidade de ser o primeiro da Espanha a conquistar a tríplice coroa: vencer o campeonato e copa nacionais e o torneio interclubes europeu mais importante em uma mesma temporada. O que foi conseguido duas semanas depois, no dia 27 de maio, em que o Barcelona derrotou o Manchester United, no Olímpico de Roma, com um 2 x 0 selado pela nova estrela do time, Messi. A partida também marcou a saída do ídolo Eto'o, que possuía problemas de relacionamento com o elenco. Ele foi cedido à Internazionale em uma troca que envolveu o astro da equipe italiana, o sueco Zlatan Ibrahimović.

Em 19 de dezembro, em seu ano mais vitorioso, o Barcelona conseguiu o título que lhe faltava, o mundial de clubes da FIFA: após ser derrotado pelas equipes brasileiras do São Paulo em 1992 e do Internacional em 2006, bateram de virada, na prorrogação, os argentinos do Estudiantes. Lionel Messi, autor do gol da vitória, acabaria eleito dois dias depois o melhor jogador do mundo pela FIFA no ano.


O escudo do Barcelona está na forma de "panela" três-quartos. Nas duas peças acima do pavilhão do Barcelona estão a Cruz de São Jorge (padroeiro da Catalunha), referente à bandeira da cidade; e, ao lado, referência à outra bandeira, da Catalunha, região da Espanha da qual a cidade de Barcelona é capital. Na parte inferior aparece uma bola sobre as cores azul e grená do clube. Entre os quartos superiores e inferiores se reproduz, em siglas, o nome do clube (F.C.B.). No tempo da ditadura de Francisco Franco, que fazia opressão oficial às etnias não-espanholas do país, como a catalã, as listras vermelhas do canto superior direito eram apenas duas, para a referência dessa parte do distintivo ser à bandeira espanhola.

Existem duas versões sobre as origens do escudo do clube. A primeira versão conta que em 1900, um ano após o clube ser fundado, houve uma reunião para decidir o escudo (até então, o Barcelona havia utilizado o escudo da cidade). Parece que não houve acordo sobre a forma e o conteúdo do escudo e em um momento da reunião o secretário, Luis d'Osso, visivelmente irritado, disse que "essa é uma panela", que deu a ideia de propor a Hans Gamper escudo em forma de "panela".

A outra versão afirma que Gamper, de origem suíça, baseou-se em alguns escudos de equipes de seu país quando propôs a famosa "panela"

As cores do distintivo do Barcelona são o azul e grená. Existem diversas teorias sobre as causas que levaram à fundação do clube para escolher essas cores.

A versão estendida que foi o Hans Gamper fundou o clube, que escolheu as cores. Com efeito, verifica-se que no primeiro jogo de futebol Gamper ao lugar na cidade antes da fundação do clube, e usava aquelas cores. Sempre defendeu que Gamper escolheu estas cores porque identificou a FC Basel, a equipe suíça, crê-se que Gamper tinha jogado antes de chegar a Barcelona. Além disso, especula a possibilidade de que Gamper escolheu estas cores porque elas são o escudo do cantão suíço de Ticino, mas a única relação que Gamper Cantão foi a de que sua irmã Rosa viveu lá.

Outra versão afirma que as cores foram propostos por Otto Maier, um dos fundadores do clube, em honra das cores do escudo da população alemã de Heidenheim, sua cidade natal.

O capitão Carles Puyol com o uniforme da equipe de 2008/09. Sua braçadeira reproduz a bandeira da Catalunha.

A primeira equipe da bagagem, na temporada 2006-07 camisa é azul marinho e escarlate, formada por quatro faixas verticais (duas de cada cor) e calça azul escuro. As meias são azul com debrum grãos. A combinação de azul e escarlate vem o apelido "azulgrana" Eles sabem que os jogadores e torcedores do clube. Escarlate calção da temporada 2005-06 foi marcado por um novo clube na história do Barça, pois eles nunca tiveram esse vestido cor. Historicamente foram calção azul marinho e mesmo nos anos vinte, brancas e pretas, então. A mudança deveu-se a cor por razões comerciais.

O segundo uniforme, na temporada 2006-07 é composto de calção e camisa laranja, para homenagear a segunda camisa com a qual ele ganhou o primeiro Campeonato Europeu no clube. As médias são igualmente laranja. O Barcelona mudou as cores de seu segundo uniforme várias vezes. A segunda camisa tem sido, ao longo da história, branco, amarelo, azul claro, vermelho, laranja, verde, cinza, azul marinho, marrom claro (ou cor bege chinês), amarelo e fosforito, e atualmente é salmão.

Image:Inter de milão.jpg
inter de milão:Football Club Internazionale Milano, mais conhecido como Internazionale ou Inter de Milão, é um clube de futebol italiano com sede em Milão, Lombardia, fundado dia 9 de março de 1908. A Internazionale é a atual campeã da Serie A a principal liga da Itália, tendo mantido a sua coroa em 16 de maio de 2009, seu quarto título consecutivo.

A Inter é o único clube no futebol italiano a ter passado toda a sua história na Serie A, tornando-o único clube que jogou todas tempoaradas da Serie A desde sua fundação, em 1929-30. Jogando de preto e azul camisas listradas com shorts preto, a Inter tem 17 títulos da Serie A. Incluindo a Copa da Itália ea Supercopa da Itália, a Inter tem um total de 26 troféus conquistados na Itália. Fora da Itália, o clube também teve sucesso em torneios europeus e mundiais, quando venceram a Liga dos Campeões de 1963-64 e 1964-65. Eles também venceram a Copa UEFA três vezes em 1990-91, 1996-97 e 1997-98 e duas vezes a também extinta Copa Intercontinental em 1964 e em 1965.

A Inter manda seus jogos no estádio Giuseppe Meazza, que no passado tinha o nome de estádio San Siro, como ainda preferem chamá-lo atualmente os torcedores Milanistas. É geralmente o palco do clássico de Milão, o Derby della Madonnina.

O clube foi fundado em 9 de março de 1908 como Football Club Internazionale Milano, na sequência de um "cisma" com o Milan Cricket and Football Club (43 membros). Um grupo de italianos e suíços (Giorgio Muggiani, um pintor que também desenhou o logotipo do clube, Bossard, Lana, Bertoloni, De Olma, Enrico Hintermann, Arturo Hintermann, Carlo Hintermann, Pietro Dell'Oro, Hugo e Hans Rietmann, Voelkel, Maner , Wipf, e Carlo Ardussi) estavam descontentes com o domínio dos italianos na equipe do Milan, e rompeu com eles, levando à criação da Internazionale. Desde o início, o clube foi aberto para os jogadores estrangeiros e, portanto, jus ao seu nome de fundação.
Primeira Inter a conquistar um scudetto em 1909-10.

O clube ganhou seu primeiro campeonato Scudetto na temporada 1909-10 eo segundo em 1919-20. O capitão e treinador do Scudetto primeiro foi Virgilio Fossati, que foi morto na Primeira Guerra Mundial. Em 1922, a Inter ficou no Grupo B da Serie A e chegou em último lugar depois de ganhar apenas 11 pontos na temporada. A equipe do último lugar de cada grupo era para ser rebaixado. A segunda equipe em último lugar foram colocadas em um mata-mata para tentarem se salvar. A Inter e o editor do jornal La Gazzetta dello Sport solicitou a FIGC, para permitir a participação da Inter na Serie A pois um ano na Serie B teria sido prejudicial financeiramente. A FIGC salva a Inter algumas semanas antes do inicio da temporada, permitindo-lhes permanecer na Serie A em 1923. O Venezia, que tinha terminado em 3 lugar no grupo B à frente do Inter, foi rebaixado no lugar do Inter. Em 1928, durante a era fascista, o clube foi obrigado a se fundir com a Unione Sportiva Milanese e foi renomeado como Ambrosiana SS Milano. Eles vestiam camisas brancas em torno desta vez com uma cruz vermelha estampada nele. Este projeto camisa foi inspirada na bandeira e brasão de armas da cidade de Milão, que por sua vez é derivada da bandeira do santo padroeiro de Milão, Santo Ambrósio e remonta ao século 4. O novo presidente programados Oreste Simonotti decidiu mudar o nome do clube para AS Ambrosiana em 1929. Contudo, os torcedores continuou a chamar a equipe "Inter", e em 1931 o novo presidente Pozzani cedeu à pressão dos acionistas e mudou o nome para AS Ambrosiania-Inter.

Sua primeira Copa da Itália foi conquistado na temporada 1938-39, liderada pela grande lenda Giuseppe Meazza, o qual o é nome oficial do estádio San Siro. Em 1939-40 foi conquistado o quinto scudetto italiano, sendo até então bi-campeão seguido da Serie A, em 1937-38 e 1939-40, apesar de uma lesão de Giuseppe Meazza. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o clube re-surgiu com a volta do nome original, Football Club Internazionale Milano, que tem mantido desde então.
La Grande Inter
O atual presidente da Inter é Massimo Moratti, filho do lendário presidente da época de La Grande Inter, Angelo Moratti.

Após a guerra, a Internazionale venceu o seu sexto scudetto na temporada 1952-53 e sétimo em 1953-54. Na sequência destes títulos, a Inter estava em seus melhores anos de sua história, carinhosamente conhecido como a era da La Grande Inter (A Grande Inter). Durante este período, com Helenio Herrera como treinador, o clube ganhou 3 scudettos nas temporadas 1962-63, 1964-65 e 1965-66. Um dos momentos que ficou conhecida durante esta década também incluem volta a conquista da Inter na Copa dos Campeões de 1963-64, vencendo o Real Madrid no estádio Praterstadion em Viena. Na temporada seguinte, jogando em seu estádio, o Giuseppe Meazza, eles derrotaram duas vezes o Benfica, se sagrando então campeões da Copa dos Campeões de 1964-65.

Após a era de ouro da década de 1960, a Inter conseguiu vencer o seu décimo primeiro scudetto em 1970-71 e sua décima segunda em 1979-80. A Inter foi derrotado pela segunda vez em cinco anos, na final da Copa dos Campeões de 1971-72, perdendo por 2-0 para o Ajax do lendário Johan Cruijff. Durante os anos 1970 e 1980, a Inter também ganhou dois titulos da Copa da Itália em 1977-78 e 1981-82.

Liderado pela dupla alemã Andreas Brehme e Lothar Matthäus, e pelo argentino Ramón Díaz, a Inter conquistou a Serie A na temporada 1988-89 sob o comando de Giovanni Trapattoni.
Tempos difíceis

Os anos 1990 foram um período de desilusão para o clube. Embora seus grandes rivais Milan e Juventus conseguirem alcançar o sucesso, tanto na Itália como na europa, a Inter ficou para trás, com algumas posições medíocres na classificação, o pior acaba por ser em 1993-94, quando eles terminaram com apenas 1 ponto do rebaixamento. No entanto, eles conseguiram algum sucesso europeu naquela década, conquistando três titulos da Copa UEFA em 1990-91, 1996-97 e 1997-98.
Inter, com três títulos, ostenta um empate com Juventus e Liverpool, o recorde de títulos conquistados na Copa UEFA.

Com a chegada de Massimo Moratti e de Ernesto Pellegrini em 1995, foi prometido a Inter, contratações de alto nível, como Ronaldo, Christian Vieri e Hernán Crespo. Moratti até provou ter feito contratações de alto nivel pagando €19,5 milhões por Ronaldo do Barcelona 1997 e €31 milhões por Christian Vieri da Lazio, em 1999. No entanto, a década de 1990 manteve-se uma década da decepção, a última década e é única na história da Inter em que não conseguiu vencer a Serie A. Para os torcedores da Inter, era difícil identificar quem, em particular poderia ser a culpa por estes tempos conturbados e isso levou a algumas relações complicadas entre o presidente, dirigentes e até mesmo alguns jogadores individualmente.

O presidente da Inter, Massimo Moratti, mais tarde se tornou um alvo para os torcedores, especialmente quando ele demitiu muito amado treinador Luigi Simoni depois de apenas alguns jogos na temporada 1998-99, depois de ter acabado de receber a concessão de treinador, Massimo Moratti decidiu encerrar seu contrato. Na temporada 1998-99 a Inter não conseguiu a qualificação para qualquer competição europeia pela primeira vez em quase 10 anos, terminando apenas em um oitavo lugar.

Na temporada 1999-00, Massimo Moratti fez algumas mudanças importantes, mais uma vez com algumas contratações de alto nivel. Uma grande cartada para a Inter foi a nomeação do ex-treinador da Juventus, Marcello Lippi. A Inter acertou as contratações de lendas, o italiano Angelo Peruzzi e o francês Laurent Blanc, juntamente com outros ex-jogadores da Juventus como Christian Vieri e Vladimir Jugović. A Inter também levou uma vantagem nesta temporada, eles não tinham nenhum outro campeonato além da Serie A. Mais uma vez eles não conseguiram ganhar o Scudetto. No entanto, eles conseguiram chegar perto de seu primeiro sucesso nacional desde 1989, quando chegaram a final da Copa da Itália apenas para ser derrotado pela Lazio permitindo-lhes ganhar a Copa da Itália eo Scudetto.
Camisa de Álvaro Recoba, atleta que disputou 258 jogos e marcou 71 gols pelo clube.

Na temporada seguinte, mais desastre. A Inter impressionou na partida partida da Supercopa da Itália contra a Lazio e abriram o placar com o recém-contratado Robbie Keane - no entanto, perderam 4-3. Porém, eles estavam procurando boas atuações para a temporada que estava prestes a começar, mas o que se conseguiu foi outro constrangimento, eles foram eliminados na fase preliminar da Liga dos Campeões pelo clube sueco Helsingborgs. Foi dada a oportunidade a Álvaro Recoba bater um pênalti no último minuto, mas o goleiro defendeu a cobrança. Marcello Lippi, o treinador na época, foi demitido depois de apenas um único jogo da nova temporada na derrota para a Reggina. Durante esse período, a Inter sofreu com vizinho de Milão, o Milan que estavam tendo um período de sucesso, tanto na Itália como na europa. Eles também pareciam estar sofrendo de uma série de derrotas que não terminava nas mãos de seus rivais de cidade, incluindo uma derrota de 0-6 na temporada 2000-01 - "pior" resultado da história jogando em casa. Marco Tardelli, escolhido para substituir Lippi, não conseguiu melhorar os resultados, e é lembrado pelos torcedores da Inter como o treinador que perdeu esta partida. Outros membros da equipe Inter durante este período que sofreu foram os gostos de Christian Vieri e Fabio Cannavaro, ambos os quais tiveram seus restaurantes em Milão vandalizados após a derrota para o Milan.

Protestos de torcedores da Inter durante todo este período variou de vandalismo, a bandeiras no estádio criticando alguns jogadores. Em alguns casos, os torcedores deixaram a Curva Nord, uma seção do estádio que estava vazia durante partidas inteiras.

Na Copa UEFA de 2001-02, a Inter conseguiu chegar nas semi-finais, junto com o rival de cidade Milan mas ambos perderam suas partidas, que na final terminaria com vitória do Feyenoord sobre o Borussia Dortmund.

Em 2002-03 a Inter conseguiu um segundo lugar respeitável atrás apenas da Juventus e também conseguiu chegar as semi-finais Liga dos Campeões de 2002-03, contra o Milan. Embora eles terminaram o jogo empatado no total de 1-1 com o Milan, mas a Inter perdeu na regra de gols fora de casa, apesar de que os dois jogos foram disputados no mesmo estádio. Foi outra decepção, mas finalmente a equipe estava no caminho certo.
Javier Zanetti é o segundo jogador a mais defender a camisa dos Nerazzurri.

No entanto, mais uma vez impaciência de Massimo Moratti, fez com que Hernán Crespo foi vendido depois de apenas uma temporada e Héctor Cúper foi despedido apenas alguns jogos depois. Alberto Zaccheroni foi contratado, torcedor da Inter ao longo da vida, mas também o homem que tinha sido encarregado da vitória de 4-2 da Lazio ao em 2002. Zaccheroni trouxe nada de novo para a Inter, além de duas vitórias fantásticas sobre a Juventus de 3-1 no estádio Olímpico de Turim e 3-2 no Giuseppe Meazza e a temporada foi, novamente, nada de especial. Eles foram eliminados da Liga dos Campeões na primeira fase, depois de terminar em 3 lugar na fase de grupos. A Inter se reforçou na temporada 2003-04 foi a chegada de Adriano e Dejan Stanković em janeiro de 2004, ambos jogadores supriram as saídas de Hernán Crespo e Clarence Seedorf.
Ressurgindo e o dominio

Em 15 de junho de 2005, a Internazionale venceu a Copa da Itália, derrotando a Roma na final de ida e volta por 3-0 no resultado agregado, vitória por 1-0 em Milão e 2-0 em Roma e seguiu-se a 20 de agosto de 2005, vencendo a Supercopa da Itália por 1-0 na prorrogação contra a campeão da Serie A 2004-05, a Juventus. A Supercopa da Itália foi a segunda da Inter que não conquistava a competição desde 1989, coincidentemente no mesmo ano desde a última Inter venceu o "scudetto" antes de 2006. Em 11 de maio de 2006, a Inter conseguiu novamente o troféu Copa da Itália por mais uma vez, ao derrotar a Roma com uma vitória de 4-1 no resultado agregado, em Roma 1-1, e uma vitória por 3-1 no Giuseppe Meazza.
Marco Materazzi foi o único italiano do elenco da Inter a conquistar a Copa do Mundo de 2006.

A Inter ganhou a Serie A 2005-06, a equipe terminou em 3 lugar, mas com pontos foram retiradas de Juventus e Milan - ambos os lados estarem envolvidos no escândalo de manipulação de resultados esse ano. Em 14 de julho de 2006, o Recurso Comissão Federal determinou que Juventus, Lazio, Fiorentina, Reggina e Milan culpado de manipulação de resultados e punidos os cinco clubes envolvidos. Como resultado, com o rebaixamento da Juventus à Serie B e da redução de 8 pontos para os rivais da cidade de Milão, a Inter tornou-se favorita para manter o título da Serie A, da temporada Serie A 2006-07.

Durante a temporada, a Inter conseguiu um recorde de 17 vitórias consecutivas na Serie A, a partir de 25 de setembro de 2006 com uma vitória de 4-1 sobre o Livorno e terminou em 28 de fevereiro de 2007 após um empate 1-1 em casa com a Udinese. A vitória fora de casa por 5-2 contra o Catania em 25 de fevereiro de 2007 quebrou o recorde original de 15 partidas realizadas sem perder, conseguidas por Bayern Munique e Real Madrid, a partir do "Big 5", os cinco principais campeonatos da europa, o da Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França. Durou quase cinco meses e está entre os melhores do campeonato europeu de futebol, apenas o Benfica com 29 vitórias, Celtic com 25 vitórias e o PSV com 22 vitórias, mas todos fora do "Big 5".

Em 22 de abril de 2007, a Inter foi ganhou a coroa de campeão da Serie A 2006-07, pela segunda temporada consecutiva depois de derrotar o Siena por 2-1 no estádio Artemio Franchi. Com dois gols do zagueiro Marco Materazzi nos 18 e 60 minutos de jogo. A Inter começou a temporada 2007-08, com o objetivo de ganhar tanto a Serie A 2007-08 e a Liga dos Campeões de 2007-08. O time começou bem no campeonato, liderando a tabela da primeira rodada de jogos, e também conseguiu se classificar para a fase eliminatória da Liga dos Campeões, no entanto, veio o colapso devido a uma derrota por 2-0 para o Liverpool, em 19 de fevereiro na Liga dos Campeões de 2007-08, colocou em questão o futuro de Roberto Mancini na Inter, e de forma dramática o time não conseguir vencer os próximos três jogos da Serie A, empatando o jogo contra a Sampdoria, ea Roma, antes de perder fora para o Napoli, sua primeira derrota da temporada nacional. Após ser eliminado pelo Liverpool na Liga dos Campeões, o técnico Mancini anunciou sua intenção de deixar o seu emprego, mas mudou de idéia no dia seguinte.
José Mourinho é o atual treinador da Internazionale.

Uma melhoria dos resultados, em seguida, deu a chance da Inter consquistar antecipadamente o Scudetto por duas vezes, mas uma derrota para o rival Milan e um empate em casa contra o Siena deixou a Roma apenas um ponto da Inter na rodada final da Serie A 2007-08. A Inter, em seguida, conseguiu vencer em Parma, graças a dois gols do atacante sueco Zlatan Ibrahimović, que ainda estava se recuperando de uma lesão no joelho e saiu do banco para marcar para a sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário