sexta-feira, 26 de março de 2010

Decisão de fazer parceria com China em gasoduto foi 'ideológica', diz Lula

Durante a inauguração do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna (BA), nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a decisão de financiar a obra com um banco chinês, e não com um japonês, foi "ideológica".

O gasoduto, que possui 1.387 quilômetros de extensão, custou R$ 7,2 bilhões no total. O trecho inaugurado nesta sexta, o maior e o último, tem 954 quilômetros e custou R$ 4,8 bilhões. O custo do último trecho foi financiado pelo banco chinês CDB, segundo a assessoria da Petrobras.

"Já tínhamos um trabalho avançado com um banco japonês para financiar a obra quando, em 2004, lá na Granja do Torto (uma das residências oficiais do presidente), eu e uns ministros fomos discutir se a gente ia fazer parceria com o Japão ou com a China. E nós entendiamos que era necessário o Brasil se aproximar da China e era preciso construir parceria estratégica entre os dois países", contou.

Presidente  Lula durante inauguração do Gasoduto                 Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna (Foto:  Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário