segunda-feira, 23 de agosto de 2010
A ARTE DE JOSÉ GUILHERME MONTEIRO,por welinton
CAPÔ DO CARRO É A CAMA PREDILETA DE MARIA GASOLINA
em que ralo vai seu voto,por welinton
O apanhador no campo de futebol, digo, de centeio.por torero
Ontem escrevi sobre o livro Barbosa, que li com dez anos de atraso. O de hoje li com mais atraso ainda. Uns trinta. “O apanhador no campo de centeio” (que em inglês tem o título bem mais curto de “The catcher in the rye” e em portuhguês chama-se "Uma agulha no palheiro") foi lançado em 1951 nos Estados Unidos e dois anos depois já era um clássico e um best-seller, com mais de dois milhões de exemplares vendidos (hoje já são mais de 60 milhões no mundo).
Li esta edição aqui.
Sempre tive curiosidade para ler este livro, mas, também, uma certa preguiça. Explico as razões: trata-se de um livro sobre a adolescência e suas dúvidas, um assunto que nunca me interessou (nem quando eu era adolescente), o escritor é um recluso, o que me parece meio antipático, e é uma tradução, o que nunca me anima muito.
Finalmente tomei coragem, peguei um exemplar emprestado de um amigo (obviamente não vou devolvê-lo, porque quem devolve livro nunca forma uma biblioteca decente) e me pus a ler suas 180 páginas.
E as li com rapidez. O que é um ótimo sinal.
Quando você gosta de um livro, aproveita todo o tempinho livre para lê-lo. Foi o que fiz com o “Apanhador...”. Em três ou quatro dias cheguei à última página.
Ele é ágil, com uma linguagem coloquial interessante, sem ser vulgar (o que provavelmente também se deve a um bom trabalho dos tradutores Álvaro Alencar, Antonio Rocha e Jório Dauster).
O livro, escrito em primeira pessoa, conta a vida, ou melhor, uns dias na vida do jovem Holden Caulfield, de 17 anos, que acabou de ser expulso da escola.
Ele descreve bem a psicologia de um adolescente sensível, de tal modo que você não tem saída e se interessa e se identifica com o personagem. Se eu o tivesse lido aos 17 anos, teria gostado mais ainda.
Trata-se de uma opção interessante para uma idade que hoje devora livros sobre mágicos e vampiros.
Não é uma obra genial, como Memórias Póstumas de Brás Cubas ou Grande sertão: veredas, mas é um livro muito bom, principalmente se você o lê na adolescência.
Salinger na época da publicação de "O apanhador..."
Uma curiosidade: O assassino de John Lennon, e o quase assassino de Ronald Reagan tiraram a inspiração para seus crimes do livro. Mas não entendo como. Não há nada no livro que sugira um ato violento.
Outra: Depois do sucesso de "O apanhador...", J.D.Salinger mudou-se para uma cidadezinha e deu raríssimas entrevistas: a última foi em 1980. Também publicou bem pouco: um livro de contos em 1953 e outro com duas novelas em 1961.
Essa reclusão me deixa curioso. Por que um sujeito que escreve, enfim, para se comunicar, desiste de escrever e até de falar?
Pensei em algumas possibilidades:
a-) Acha-se melhor que o mundo que o cerca.
b-) Timidez.
c-) Está de saco cheio de dar entrevistas.
d-) Marketing.
e-) Já disse o que acha que tinha a dizer.
Não sei qual o caso de Salinger. E nem saberei. Ele morreu no começo deste ano.
Técnicos de futebol e economistas, por torero
Keynes ou Cruyff?
Luiz Guilherme Piva*
Técnicos de futebol podem ser comparados a economistas. Os dois profissionais lidam com realidades de difícil controle (sociedade, jogadores) e, tendo em mente concepções e planos de ação, buscam seus objetivos pondo para atuar os recursos de que dispõem. Na maioria das vezes dá errado, e eles sempre atribuem a culpa ao imprevisto e aos recursos disponíveis - nunca às concepções e aos planos de ação.
Às vezes chegam a crer que o problema é com a realidade, inadaptada à sofisticação e ao acerto do modelo adotado. E mais: diante de fracassos seguidos, eles acreditam que o problema é a impaciência do público, que não vê que no longo prazo tudo dará certo – embora um dos mais famosos economistas (Keynes) afirmasse que no longo prazo estaremos todos mortos.
Na prancheta do técnico ou na planilha do economista, coloca-se um boi na entrada de um modelo e saem bifes do outro lado. Os pressupostos do modelo são escolhidos casuisticamente por eles mesmos, com a ponderação e os riscos que arbitram para produzir exatamente o que pretendem. Tudo perfeito. Aí vem a realidade, com fatores e pesos não considerados, e atrapalha: oligopólios, retrancas, dribles, greves, banqueiros, juízes, morrinhos, tecnologias, trivelas, burocracias, geadas, traves, etc. Seria o caso de, como os russos, perguntar para o técnico: combinou com o Garrincha?
Não, é claro. Mas técnicos e economistas seguem acreditando com tanta fé no modelo que, frente ao fracasso, voltam à prancheta e à planilha, colocam na saída do seu modelo os bifes e vêem sair um boi inteiro, perfeito, lá na entrada. Eles então se convencem ainda mais do seu acerto. E tentam de novo, de novo, de novo. Morre gente no caminho. Times se acabam. Torcedores se enfurecem. O país se afunda. Mas, caramba, é preciso ter paciência!
Avançando na comparação, há um antigo paradoxo que acabei de inventar. É que economistas são considerados ortodoxos quando pretendem que o governo não intervenha em nada: se ele não agir e só der as regras gerais, tudo dará certo, apregoam. Produtores, distribuidores, consumidores, trabalhadores, desempregados e miseráveis encontrarão seu lugar e sua função da melhor forma, com a maximização de suas individualidades no livre jogo das forças de mercado, em prol do benefício de todos. Os técnicos classificados de ortodoxos, porém, são os que controlam todos os movimentos do time, coibindo o individualismo e o improviso, que resultariam, crêem, no caos e na derrocada. Por isso, desenham, cronometram, ensaiam, gritam, premiam e punem quem não seguir estritamente suas determinações táticas.
Já os heterodoxos, na economia, são os que querem planejamento, intervenção e gasto público para evitar o caos e a miséria. E, no futebol, ao contrário, heterodoxos são aqueles técnicos que não se apegam a modelos rígidos e propõem o jogo livre com base na individualidade e na criatividade dos jogadores, guiados apenas por suas diretrizes gerais – que eles preferem chamar de estratégia, em lugar de tática.
Ou seja, Cruyff, treinador heterodoxo, seria, transplantando-se seu ideário, um economista ortodoxo. Milton Friedman, economista ortodoxo, seria um técnico heterodoxo. Parreira e Keynes seriam os opostos daqueles, respectivamente.
Mas as coisas não são simples assim. Há aqui um outro paradoxo clássico, que montei agora só para fechar o texto. É que, se dividirmos em grupos de afinidade as pessoas que gostam simultaneamente de economia e de futebol, certamente haverá um grupo que gosta de Friedman e Parreira (ambos ortodoxos, mas com acepções opostas de ortodoxia) e outro grupo que gosta de Cruyff e Keynes (ambos heterodoxos, mas com acepções opostas de heterodoxias).
Façam o teste com vocês mesmos e com as pessoas que vocês conhecem. Estou convencido de que vão encontrar o resultado que modelei aí em cima. Se não encontrarem nas primeiras vezes, não desistam. Sigam testando. É preciso ter paciência, caramba!
history,por torero
Depois dos duelos deste fim de semana, vários cheiros se misturavam pelas ruas de Brasileirão City. Havia, claro, o cheiro pesado da pólvora e o doce odor do sangue. Mas quem tivesse bons narizes também poderia perceber que no ar pairava suor e lágrimas.
Se bem que, dessa vez, talvez o cheiro mais forte fosse o do uísque barato.
Ele vinha do Pacaembu Saloon, onde Jack Tricolor bebia goles e goles para esquecer da derrota para Tim Timão. Se ele fosse um personagem de desenho animado, o uísque sairia por três furos em seu peito. Aliás, foram só três porque o colete laranja à prova de balas de Jack (da tradicional marca Ceni) funcionou bem.
O uísque não vai curar a dor decabeça de Jack Tricolor.
Que dia duro para Jack... Ele atirou pouco e se esquivou mal. Já Tim Timão está mais perto da liderança e parece nem mais precisar de sua principal arma: Ronaldo Colt, que está na oficina há muito tempo.
Quem voltou a vencer foi Sir Arah. Ele passou bem por Sancho Pampa, que continua entre aqueles que podem ser mandados para Série B Village. Desta vez, Sancho Pampa esteve tão mal que bateu com sua boleadeira William Magrão na própria cabeça. As coisas já estiveram melhores para Sancho, que ainda tem que ver James Colorado feliz, comemorando a conquista del Paso de los Libertadores.
Pampa acertou a própria cabeça com sua boleadeira.
Falando em sorrisos, a bela Victoria Salvador, depois de derrotas sofridas e decisivas para Billy, the Fish, e para Big Green, voltou a mostrar seus faiscantes dentes. Desta vez ela venceu Will Uai, e fora de casa. Se bem que Will também não estava em seus domínios. Como o saloon Big Boy from Minas está em reforma, durante muito tempo Uai será um caubói errante, sem pouso certo, e isso deve acabar com suas esperanças de receber a estrela dourada em Brasileirão City.
Rob Gallo é outro que está sofrendo com a reforma do saloon dos mineiros. Para piorar, Gallo ainda não conseguiu vencer fora de seus domínios. Ontem perdeu para Billy, the Fish, que usou bem seu rifle Neymar. Aliás, o rifle está brilhando de novo, depois de ser polido com esmero e receber um gatilho de prata. O rifle quase foi vendido, mas acabou ficando nas mãos de Billy. Os inimigos, com raiva, dizem que ele estaria melhor dando tiros noutras paragens. Ah, a inveja...
Gallo está à beira do abismo.
Harry Hurricane ganhou do poderoso Black Red, atual xerife da cidade, e se afastou um tanto do inferno. Mas ainda cavalga à beira do precipício.
Big Green enfrentou o valente índio Guarani, mas nenhum deles conseguiu acertar o outro. Flechas e balas cortaram o ar, mas nada alvejaram. Ou avermelharam. Talvez porque os dois estivessem vestidos de verde e a luta tenha acontecido no verdejante Princess’s Earring. Valley.
O consolo para Big é que ele já conta com seu revólver chileno Valdívia, que dá tiros em curva, seu rifle Kléber, aquele que sempre tem munição, e seu chapéu Big Phill, que lhe dá ótimas ideias. Com estes três míticos objetos, logo estará dando espetáculos.
Mas o melhor duelo, o mais emocionante, o que teve mais tiros certeiros, foi o que aconteceu entre Louis Laranjeira e Joaquim Wayne.
Foi o encontro que teve mais público até agora em Brasileirão City. E, com o fechamento do Maracanã Saloon, deve ser o recorde até o final dos duelos.
Era um encontro de invictos. Louis Laranjeira não perdia há onze lutas. Joaquim Wayne, há oito.
Louis começou vencendo com sua Gun Gum. Mas Joaquim Wayne virou a mesa e o placar. No final, porém, o caubói que usa cartola empatou, e os dois mantiveram suas invencibilidades.
Ele não cai há doze duelos.
Louis continua à frente de todos em Brasileirão City e, enquanto cavalga em direção ao por do sol, sente o cheiro da glória cada vez mais forte.
Seleção voadora,por torero
Seleção voadora
Inspirados pela dupla Pato e Ganso, José Roberto Petroni e o Adilson Delaim mandaram duas interessantes seleções avícolas. Fiz um cruzamento entre elas e cheguei a um escrete que dá pena, no bom sentido, é claro:
Goleiro: "Pato" Abbondanzieri, que apesar de ser argentino, adora um bom frango.
Lateral Direito: Pavão, que sobrevoava o Morumbi no início da década de 90.
Zagueiro central: Alexandre Gallo, ex-Santos, que jogava como volante mas chegou a fazer uns bicos na zaga.
Quarto zagueiro: Eli Sabiá, que não tem apelido mas o próprio nome de ave cravado em sua identidade. Joga atualmente no Furacão, mas já passou por Santos e Paulista.
Lateral esquerdo: Élder Granja, que apesar de ser destro, jogará nesta posição, pois precisamos ter alguém pra segurar toda essa passarada.
Volante: Pardal, meio-campo revelação do Vila Aurora, de Mato Grosso, que joga na série D do brasileiro. Por conta de seu apelido, fica encarregado de estar em todos os lugares do campo.
Volante: Perdigão, o belo volante de Inter, Vasco e Corinthians.
Meia: Ganso, do Santos, que ganhou o apelido do preparador físico do mesmo time quando foi fazer a peneira. É o cérebro do time.
Meia: Carlos Alberto Pintinho, que decolou no Fluminense.
Meia: Neto Coruja, do Vitória. O seu papel em campo é acertar os chutes sempre onde seu apelido costuma fazer o ninho.
Atacante: Pato, que se chama Alexandre, mas nasceu em Pato Branco.
Técnico: Zagallo, o tetracampeão.
Comentarista: Paulo Roberto Falcão, elegante no campo e no microfone.
Narrador: Galvião Bueno.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
São Paulo registra tarde mais seca do ano com umidade do ar em torno dos 15%
-
A segunda taxa mais baixa de 2010, de 27%, foi registradas nos dias 17 de abril, 8 de julho e 8 de agosto.
A estação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) localizada na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, era o único dos 20 postos que medem a qualidade do ar na região metropolitana da capital paulista em que as condições podiam ser consideradas boas na tarde de hoje.
Em outras 17 estações, a qualidade do ar era regular. Já nas localizadas nas regiões do Ibirapuera, zona sul, e Parque D. Pedro II, no centro, as condições eram inadequadas para a saúde da população.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), há 15 dias não há registro de chuvas em São Paulo. O último registro foi de uma chuva leve no dia 5 de agosto. De acordo com o CGE, a previsão é de que chova apenas no final do mês. A temperatura deve subir a partir da semana que vem.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência.
Com o tempo seco, a poluição aumenta favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Nestas condições, é comum a ocorrência de complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dias como estes é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.
Além dessas medidas, é recomendável usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.
Santos espera depósito de multa e anuncia transferência de Wesley para Europa
Ao fim da festiva entrevista coletiva marcada para anunciar a permanência de Neymar, o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, comunicou a transferência de Wesley para ao futebol europeu. O mandatário, no entanto, preferiu não revelar o destino do meia. Representantes dos jogadores garantem que o clube é o Werder Bremen-ALE.
De acordo com Luis Alvaro, o clube comprador irá depositar os 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 22 milhões) de multa rescisória do jogador. Detentor de 35% dos direitos econômicos do jogador, o Santos tem direito a receber 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões). Wesley e seu empresário, Roberto de Almeida, possuem 40%. Enquanto os 25% restantes são de posse do Grupo DIS.
“O Wesley é quem deve anunciar o clube nas próximas horas. Nós o liberamos graças ao pagamento da multa rescisória. Isso aconteceu pois ele nos manifestou pessoalmente a vontade de jogar no exterior. Só estamos aguardando o depósito da multa”, disse o presidente santista.
O Werder Bremen–ALE era o principal interessado na contratação do jogador. O clube alemão já houvera realizado uma proposta de 5 milhões de euros por quatro anos de contrato. O Benfica-POR e o Shaktar Donetsk-UCR também demonstraram desejo em contar com o atleta.
Wesley foi formado nas categorias de base do Santos, e passou ao time profissional em 2007. Em 2009, o meia foi emprestado ao Atlético-PR, e retornou ao alvinegro no início desse ano.
Com Dorival Júnior, Wesley virou titular, e peça fundamental na equipe atuando como volante improvisado. No total, o jogador fez 89 jogos pelo Santos e marcou 10 gols
Imprensa inglesa destaca "esnobada" de Neymar e esforço em vão do Chelsea
Os tabloides ingleses adotaram um tom mais irônico para falar sobre o tema. O The Sun usou um trocadilho em sua manchete: "Estrela brasileira diz Ney [não] ao Chelsea". "Foi uma 'esnobada' ardente para o treinador Carlo Ancelotti, admirador do atacante que chegou a um novo acordo de cinco anos", escreveu o diário.
"Neymar rejeita o Chelsea: o Santos fez uma oferta que a revelação brasileira não poderia recusar" foi o título usado pelo Daily Mail. A publicação afirma que Neymar "esnobou uma transferência para o Chelsea" e acertou "um contrato bem melhor com o Santos."
O jornal The Guardian destacou o comentário de Luis Álvaro Ribeiro, presidente do Santos, que classificou a permanência de Neymar como "decisão corajosa". "A possível transferência dele causou uma agitação no Brasil, com Pelé e Mano Menezes, novo técnico da seleção, pedindo publicamente para que ele ficasse no país", ressaltou a publicação.
Na matéria "Chelsea fracassa para contratar Neymar e atacante brasileiro acerta novo contrato com o Santos", o Daily Telegraph descreveu as últimas tentativas do clube inglês. "Apesar do trabalho do agente Pini Zahavi, que esteve no Brasil na noite passada para tentar fechar a transferência, a negociação fracassou", comentou a publicação, que classificou Neymar como "o novo Robinho."
Na quarta-feira, o Santos anunciou a permanência de Neymar, apesar do interesse do Chelsea. Além de um aumento salarial ao atacante, o clube subiu o valor da multa rescisória de 35 milhões de euros para 45 milhões de euros. O clube inglês havia feito uma oferta de 30 milhões de euros pelo jogador, mas a proposta foi recusada.
Com novos vínculos, Alex Sandro e Zezinho são liberados; Possebon está no BID
Dorival Júnior ganhou três reforços para a partida contra o Atlético-MG, domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Com novos contratos, Alex Sandro e Zezinho já estão liberados. Enquanto isso, a última contratação do time, Rodrigo Possebon já teve seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário da CBF).
O lateral-esquerdo Alex Sandro e o meia Zezinho tiveram o vínculo por empréstimo de seis meses finalizados no último dia 13. A renovação por mais 18 meses foi automática, no entanto o nome dos jogadores tardou a aparecer no BID.
Por conta da demora, Dorival chegou a ficar sem lateral-esquerdo para a partida contra o Vitória, no Barradão, na semana passada. O treinador iniciou o jogo escalando Maranhão improvisado na posição.
Alex Sandro tem chance de iniciar a partida contra o Atlético-MG como titular. Já Zezinho vai ficar como opção no banco.
A estreia de Rodrigo Possebon, contratado junto ao Manchester United-ING, e que assinou contrato de 4 anos, não deve acontecer domingo. Isso porque o volante faz seu primeiro treinamento no clube na tarde desta sexta-feira, no CT Rei Pelé.
Para o duelo diante da equipe mineiro, o Santos tem 4 desfalques. Edu Dracena, Rodriguinho, Marquinhos e Zé Eduardo vão cumprir suspensão automática.
O provável Santos para encarar o Atlético-MG é: Rafael, Pará, Durval, Bruno Aguiar e Alex Sandro; Arouca, Danilo e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Keirrison e Marcel.
domingo, 8 de agosto de 2010
Mancini espera Robinho para ter uma conversa definitiva sobre o futuro do jogador
Antes de voltar aos treinos em Manchester, Robinho já tem uma conversa agendada com o treinador. Roberto Mancini quer falar com o atacante sobre seu futuro no clube e chegar a uma decisão final sobre o que fazer com o jogador que já declarou não querer continuar no City.
Robinho quer ficar no Santos, mas o time não tem como bancar sua permanência em definitivo e o clube inglês já ordenou a sua volta.
"Ele estará aqui porque preciso falar com ele. Trabalhamos juntos por um mês, então decidiu ir para o Brasil. Disse que queria estar em casa para se preparar melhor para a Copa do Mundo", declarou Mancini, que desde dezembro treina o Manchester City.
Robinho saiu do Real Madrid para o City em uma transação de 58 milhões de euros, em setembro de 2008, mas não conseguiu se adaptar ao rápido futebol da Inglaterra. Em janeiro, o atacante voltou ao Santos por empréstimo, cujo prazo se encerrou no último dia 04. Dos Estados Unidos, onde participará de amistoso com a seleção brasileira na terça-feira, Robinho já deverá seguir diretamente para Manchester.
Mancini disse estar tranquilo, mas não pode pensar em como utilizar o jogador sem antes conversarem a respeito. E não acredita que Robinho continue no clube paulista.
"Não há pressão nenhuma, mas preciso realmente falar com ele. Está muito difícil que Robinho permaneça no Santos, então precisamos acertar o futuro aqui", finalizou Mancini.
Em menos de 7 horas, Santos vende todos os kits comemorativos da Copa do BR
A venda de um kit comemorativo do título da Copa do Brasil realizada pelo Santos foi um sucesso. Os 36 pacotes colocados à disposição dos torcedores, ao preço de R$ 2 mil cada, se esgotara em menos de 7 horas.
Cada kit contém uma camisa oficial da partida final utilizada pelos atletas (com selo comemorativo da Copa do Brasil e certificado de autenticidade), um quadro-rede (com um pedaço da rede da Vila Belmiro utilizada na primeira partida) e uma foto em tamanho A3 do elenco (autografada por todos da equipe).
A entrega do kit para seus compradores será feita pelo presidente santista Luis Alvaro de Oliveira, minutos antes de uma partida comemorativa no gramado da Vila Belmiro. E nesta partida, os dois times serão formados pelos compradores dos kits, completando esta experiência inesquecível.
Um dos produtos integrantes do kit, o quadro-rede, começará a ser vendido separadamente a partir deste sábado. A venda será realizada somente nas lojas da rede Santos Mania. O valor da relíquia alvinegra é de R$ 129, mas os sócios do clube pagam R$ 99. No total, foram 500 produtos colocados à disposição.
Partida entre Santos e Avaí pela Sul-Americana é transferida para o Pacaembu
O título da Copa do Brasil aproximou ainda mais o Santos de sua torcida. Para contemplar os torcedores paulistanos, a diretoria alvinegra teve o pedido atendido de transferir a partida contra o Avaí, pela Copa Sul-Americana, na próxima quinta-feira, da Vila Belmiro para o Pacaembu.
De acordo com a assessoria de imprensa do clube do litoral, a iniciativa foi para dar a oportunidade de os santistas que moram em São Paulo acompanharem de perto seus ídolos.
Na última quinta-feira, os jogadores do Santos frustraram os torcedores da capital no desembarque após a conquista do título da Copa do Brasil. O grupo saiu pela pista do aeroporto de Guarulhos e não teve qualquer contato com os fãs que aguardavam no saguão do aeroporto.
O último jogo como mandante do Santos em São Paulo foi na final do Campeonato Paulista, na derrota por 3 a 2 para o Santo André, no dia 2 de maio.
A caminho do aeroporto, André lamenta saída: "Como é ruim ter que ir embora"
O atacante André só tinha motivos para comemorar ao realizar os sonhos mais comuns de um jogador de futebol. Acertou sua transferência para um time da Europa, conquistou um título nacional importante e, de quebra, viaja neste sábado para defender a seleção brasileira no amistoso contra os Estados Unidos, em New Jersey. Mas ainda assim demonstrou sua tristeza por deixar o Brasil e o Santos.
A caminho do aeroporto na tarde deste sábado, André lamentou a saída com um post em seu Twitter. “Indo pro aeroporto! Como e ruim ter que ir embora”. Em seguida, tentou se animar ao responder uma amiga que lhe desejava sorte na nova jornada. “Se Deus quiser vai dar tudo certo sim!”
Como o jogo de domingo contra o Internacional foi adiado, os santistas convocados por Mano Menezes, Robinho, Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, poderão viajar com toda a delegação na noite deste sábado para Nova York. O amistoso contra os Estados Unidos será na terça-feira, às 20 horas (21 horas de Brasília), no New Meadowlands Stadium.
O Santos acertou a venda do atacante para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, no mês de junho e recebeu aproximadamente R$ 9 milhões, correspondente a 50% da transação total. O clube paulista detinha 35% de seus direitos econômicos. Outros 25% pertenciam ao Grupo DIS e os 40% restantes ao Cabofriense, do Rio de Janeiro.
Com uma passagem curta pelo Santos, o jovem de 19 anos pôde comemorar bastante em 2010. Fez parte do time que encantou no primeiro semestre e ainda conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil para se despedir em grande estilo da cidade praiana.
No dia 2 de agosto, André já havia manifestado que sentiria falta do Santos e do futebol brasileiro ao postar em seu microblog: “Hoje é minha última coletiva aqui no CT! Muito triste esse dia! Saudade já está batendo forte ... ! Vou mas volto viu ..rs” (sic).
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Usuários do Twitter cometem barbeiragens via Twitcam; saiba as consequências
-
Fácil de usar, uso indevido da Twitcam pode levar interarnautas a terem problemas com a justiça
Recentemente, um jovem de 16 anos do Rio Grande do Sul trocou carícias sexuais com uma garota de 14 anos durante uma sessão do Twitcam – serviço de webcam ao vivo, utilizado por usuários do Twitter. Um dos espectadores – a transmissão teve mais de 20 mil deles – denunciou o fato para a polícia e ambos foram descobertos. Apesar de o caso ser emblemático, isso só mostra o quanto os internautas estão despreparados para lidar com novas ferramentas de exposição oferecidas no ambiente virtual (saiba quais são os 7 pecados no uso desse tipo de serviço de webcam).
Além da repercussão, há ainda o problema da perpetuação de conteúdo. O material – no caso relatado acima cenas íntimas entre dois jovens -- corre o risco de ser espalhado de forma viral, além de ficar hospedado em sites de vídeos ou de downloads, ganhando ainda mais popularidade e longevidade na internet. Por isso lembre-se, antes de filmar qualquer coisa: aquela camerazinha em cima do seu computador faz transmissões para o mundo inteiro. E isso é algo que as vítimas do YouTube ainda têm a ensinar para os (ainda novos) usuários da Twitcam.
Punidos pela lei, os menores foram condenados a prestar serviços comunitários. Esse tipo de exposição entre os jovens não é algo fora do comum, segundo Leila Salomão, professora do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo). “Sempre houve, só que antes eles utilizavam os diários e cadernos de anotações. Hoje em dia, com a internet, muitos não estão preparados para lidar com o grau de abertura [proporcionado pela rede]”.
O mau uso de serviços de vídeo não é um problema apenas para adolescentes. Jogadores do Santos, em uma sessão de vídeo ao vivo, resolveram criticar a atuação de alguns companheiros de clube e também desrespeitar torcedores. A exposição pegou mal e os atletas tiveram de se retratar, também via Twitcam, dizendo se tratar apenas de uma brincadeira.
“Em ambiente privado um assunto pode ter uma repercussão nula. Já em ambiente público [como a internet] isso pode ganhar outras proporções”, adverte Helen Sardenberg, delegada da DRCI-RJ (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática), sobre os cuidados antes de emitir alguma opinião durante transmissão na web.
Ainda nessa linha, Leila Salomão afirma que um dos fenômenos que a internet acaba causando nas
pessoas é a banalização do desrespeito ao outro. Isso, segundo a especialista, é fruto da distância física entre os internautas, que acabam servindo como objetos uns dos outros – seja de prazer, seja de diversão. “É preciso resgatar alguns valores”, finalizou.
Consequências
A exploração de imagens de adolescentes na internet, segundo Leila Salomão, pode causar danos irreparáveis na formação psicológica da pessoa. “Isso pode até levar a atos extremos, como o suicídio. Em casos ‘menos extremos’, esse tipo de ação pode comprometer o emocional, fazendo com que a vítima tenha problemas com autoestima ou até causar depressão.”
Em casos como o dos adolescentes gaúchos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser aplicado. O ECA prevê a reclusão de um a quatro anos e multa para quem adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. Ou seja: além dos menores, pessoas que baixaram o vídeo e distribuíram em outros sites podem ser punidas.
O principal conselho, conforme adverte Renato Opice Blum, advogado especialista em Direito Eletrônico, é que, em frente à câmera, o usuário pense nos vídeos online como uma transmissão televisiva. “Tudo aquilo que o internauta falar pode ficar gravado para sempre”, explica. Ainda segundo o advogado, a punição recairá sobre quem produz o material – e não sobre o site responsável pela transmissão ou divulgação.
Já cenas de pornografia ou sexo explícito, produzidas por adultos, não configuram crime a menos que a pessoa responsável pela transmissão tenha enganado o internauta – anunciando antes que iria transmitir uma sessão de piadas, por exemplo. Quem se sentir constrangido ao ver as imagens pode denunciar o abuso às autoridades e buscar reparações na Justiça.
Além disso, é preciso ficar atento também a comentários em vídeo sobre outras pessoas e a empresas, lembra Opice Blum. Os chamados “crimes contra a honra”, que podem acontecer quando o internauta ofende ou põe em dúvida a reputação de terceiros, podem resultar em indenizações pesadas. Também podem ser punidos os usuários que utilizarem a Twitcam para incitar discriminação e preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas; estupro, suicídio e uso de drogas, entre outros.