sexta-feira, 20 de agosto de 2010

São Paulo registra tarde mais seca do ano com umidade do ar em torno dos 15%

umidade relativa do ar em torno aos 15%, a cidade de São Paulo registrou nesta sexta-feira (20) a tarde mais seca do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil decretou estado de alerta devido ao tempo seco.
  • A segunda taxa mais baixa de 2010, de 27%, foi registradas nos dias 17 de abril, 8 de julho e 8 de agosto.

    A estação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) localizada na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, era o único dos 20 postos que medem a qualidade do ar na região metropolitana da capital paulista em que as condições podiam ser consideradas boas na tarde de hoje.

    Em outras 17 estações, a qualidade do ar era regular. Já nas localizadas nas regiões do Ibirapuera, zona sul, e Parque D. Pedro II, no centro, as condições eram inadequadas para a saúde da população.

    De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), há 15 dias não há registro de chuvas em São Paulo. O último registro foi de uma chuva leve no dia 5 de agosto. De acordo com o CGE, a previsão é de que chova apenas no final do mês. A temperatura deve subir a partir da semana que vem.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência.

    Com o tempo seco, a poluição aumenta favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

    Nestas condições, é comum a ocorrência de complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

    Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dias como estes é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

    Além dessas medidas, é recomendável usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário