sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame, símbolo da arquitetura e do pensamento medievais, localiza-se na Ile de la Cité, marco zero de Paris. É uma construção gótica de 846 anos, com vitrais coloridos vazando luz, e que já sofreu saques, vandalismo e intervenções, mais continua preservada e atraindo multidões. Sua pedra fundamental foi colocada em 1163 pelo bispo de Paris da época, e sua construção terminou somente quase 200 anos depois, em 1345. É a mais imponente das catedrais medievais e guarda tesouros e curiosidades.
Fachada da Catedral

Sua nave possui 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura. Tem capacidade para receber 9 mil pessoas. Ela foi palco de acontecimentos marcantes na história, como a coroação do monarca inglês Henrique VI e a beatificação de Joana D’Arc, em 1909.

Na catedral estão guardadas relíquias importantes, como o fragmento da verdadeira cruz de Jesus; esculturas, a imagem de Joana D’Arc e a Galeria dos Reis, composta por 28 estátuas 3,50 m de altura, cada uma, representando figuras do Antigo Testamento e monarcas franceses.

Catedral de Notre-Dame

Nenhum comentário:

Postar um comentário