segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tróia

Quem nunca ouviu falar da lenda de Tróia? Das histórias sobre essa cidade mítica (ou não), da guerra que foi travada em seus arredores e dos personagens envolvidos nela? Parte de uma elaborada mitologia ou não, agora falaremos um pouco sobre o filme que conta justamente ahistória dessa guerra titânica e também sobre a lenda do maior guerreiro que já viveu, Aquiles.

Primeiramente vamos relembrar o que sabemos sobre Aquiles. Filho de Tétis, uma ninfa (personagem da mitologia grega) imortal e de Peleu, um homem mortal, Aquiles nasceu na Grécia e quando bebê ainda, sua mãe o mergulhou em um rio, tornando-o invulnerável, mas como ela o segurou pelo tornozelo enquanto o submergia, aquele ponto em específico de se corpo se tornou frágil e vulnerável.

O bebê cresceu, criou nome e tornou-se um guerreiro temido e feroz. Treinou seu próprio grupo de guerreiros, os Mirmidões, a elite do exército grego e extremamente leais a ele e assim ele ia vivendo, participando de guerras quando bem entendia, criando amizades e inimigos e fazendo o que desejava, quando desejava. No filme, ele é interpretado por Brad Pitt.

A história do filme começa quando os príncipes troianos, Heitor e Páris, chegam a Esparta para tratar de uma aliança entre essas cidades (que nunca antes tinham estado em paz) e Páris se apaixona por Helena, esposa de Menelau e a leva consigo para Tróia. Completamente enraivecido, Menelau procura seu irmão Agamenon (rei de toda a Grécia) e pede para que ele vá à guerra com ele, contra Tróia. Agamenon usa isso como pretesto e reúne o exército grego para partir, e Aquiles também vai, após alguns conselhos.

Em Tróia, após algumas batalhas e com a história ainda não resolvida, o grego Ulisses tem a idéia de construir um cavalo gigante de madeira para conseguir invadir a cidade fortificada nunca antes conquistada, e finalmente os exército grego adentra o local, assim acabando com a guerra. Ao fim, Aquiles cai morto, atingido por uma flecha no calcanhar (e é claro, outras quatro flechas no estômago), lançadas por Páris.

Bom, na minha opinião, é um ótimo filme. Retrata bem como teria sido a guerra de Tróia e o Aquiles é muito bem interpretado por Pitt. As batalhas são épicas, os duelos são sensacionais e a história é demais (sou um amante de mitologias, por isso qualquer coisa que envolva mitos, eu estarei falando que é “demais” ou “incrível”). Filme não muito recente, mais para quem ainda não viu, recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário