domingo, 26 de setembro de 2010

Projeto Ficha Limpa


São indiscutíveis os avanços políticos conquistados pelo Projeto de Lei “Ficha Limpa”, em especial por tratar-se de iniciativa popular, angariando milhões de assinaturas pelo instrumento mais democrático já criado pelo homem, a Internet.
Após a rápida votação no Senado Federal, percebemos que havendo pressão pública é possível avançar nos trâmites burocráticos e emperrados que levam um Projeto de Lei à apreciação do sufrágio(voto).
Desculpe-me os entusiastas, balela de conversa fiada e sem função prática imediata o efusivo projeto.
Mesmo que haja a aplicação da nova futura lei nessas eleições, os bandidos de outrora vão continuar a se eleger, já que a aplicação é apenas para os crimes cometidos após a vigência do diploma.
Então a discussão de usar nesta ou nas próximas eleições é fantasia para enganar a massa. Afinal, vamos ser realistas, o próprio projeto é assumir a incompetência do povo em escolher seus candidatos, já que se houvesse discernimento, não precisaria de lei alguma, logo que a população no exercício do sufrágio, havendo o candidato reputação duvidosa, bastaria ser renegado nas urnas como protesto pela sua conduta desvirtuada.
Vejo o projeto como um remendo que não conserta o pneu furado. Continuaremos estacionados no acostamento da reforma política.
Novamente a massa estará sendo enganada, já que na verdade dos pequenos acreditarão estar vigente o filtro legal que veta a candidatura de bandidos, podendo votar no candidato do pleito sem analisar realmente sua vida pregressa.
Volto a dizer, o “Ficha Limpa” serviu para mostrar ao povo que a iniciativa popular tem espaço no campo legislativo e que a pressão da opinião pública interfere nas decisões colegiadas.
Nestas eleições, servirá para candidatos oportunistas arrancarem a camisa e baterem no peito que foram a favor, colocando outdoors em toda a cidade como propaganda eleitoral (inclusive extemporânea).
Até o pior dos piores votaria num projeto sem eficácia imediata. Dizem: em 2012 a gente resolve o problema!
Então, conhecedores desta verdade, qual o motivo de não iniciarmos a discutida reforma política? A reforma tributária? A reforma na previdência…
Basta de sermos enganados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário