domingo, 30 de maio de 2010

Corinthians aponta lesão moderada e descarta volta de Ronaldo antes da Copa

  • Equipe médica busca resposta para excesso de  problemas físicos com Ronaldo, que participou de apenas um jogo no  Campeonato Brasileiro.

    Equipe médica busca resposta para excesso de problemas físicos com Ronaldo, que participou de apenas um jogo no Campeonato Brasileiro.

O departamento médico do Corinthians descartou nesta sexta-feira a presença de Ronaldo para o clássico contra o Santos, domingo, às 16h, no Pacaembu, e estendeu o período de afastamento do atacante dos campos. O Fenômeno retornará ao time somente após a Copa do Mundo, quando o clube paulista encara o Ceará, dia 14 de julho, em Fortaleza.

Ronaldo não enfrentará também o Internacional, em São Paulo, e Botafogo, no Rio, antes do Mundial. Neste Brasileiro, o camisa 9 corintiano atuou apenas na rodada inicial, na vitória sobre o Atlético-PR.

Para anunciar o veto de Ronaldo, o Corinthians convocou os três profissionais responsáveis pelo tratamento do jogador: o fisioterapeuta Bruno Mazzioti, e os médicos Joaquim Grava e Paulo Faria.

Na avaliação da equipe que cuida de Ronaldo, a lesão é moderada, sendo que o jogador poderia retornar em 10 dias. Antecipar esse prazo poderia agravar o problema, sobretudo em virtude do histórico de lesões de Ronaldo.

“A lesão muscular é igual a todos. Acontece que com uma faixa etária mais elevada, o tempo de recuperação pode ser um pouco maior. O Ronaldo tem 33 anos e já possui um histórico de problemas na panturrilha. Por isso o cuidado maior, o que é natural”, explicou Mazzioti.

DUELO DE 'CAI-CAI' NO PACAEMBU

  • Dentinho e Neymar abusam de dribles e lances acrobáticos em campo. Paralelamente, são vistos pelos rivais como os maiores especialistas no quesito 'cai-cai' no futebol nacional. Adversários no clássico deste domingo, às 16h, no Pacaembu, os dois atacantes tentarão suprir as ausências de Ronaldo e Robinho e provar que as quedas no gramado são consequências das botinadas.

Sobre as seguidas contusões do atacante na temporada, o trio responsável pelo tratamento de Ronaldo avalia que as causas das lesões serão “analisadas”, mas lista uma série de motivos que podem ter levado ao esgotamento físico do jogador.

“O número de lesões pode decorrer de diversas possibilidades. Sobrepeso, sobrecarga de treinos, excesso de jogos. Fazemos o monitoramento semanalmente, mas o futebol pode trazer surpresas negativas. Com o Ronaldo não dá para atribuir uma causa”, disse Grava.

Na avaliação de Mazzioti, ao contrário do ano passado, quando Ronaldo não sofreu problemas musculares (parou em virtude de uma fratura na mão), neste ano o Corinthians teve compromisso adicional, citando a preparação para a Libertadores.

“Neste ano o Ronaldo começou as atividades bem antes, já que houve a Libertadores. Em 2009, conseguimos controlar histórico de lesões. Essa parada dele será importante. Ainda vamos buscar esse controle no segundo semestre”, disse o fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário