terça-feira, 18 de maio de 2010

Projetos para o Brasil

Colonizar para enriquecer com o Brasil

O Descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, trouxe dois desafios à Coroa portuguesa. O primeiro era garantir a posse do novo território e torná-lo uma boa fonte de riqueza; o segundo, fazer com que a pequena população portuguesa da época desse conta do desafio de colonizar um território imenso e desconhecido como era o Brasil. O primeiro século da colonização lusa foi marcado pela busca de soluções para essas duas questões.


No século XVII, Brasil defende fim do monopólio comercial
Enquanto as principais nações do mundo realizavam transações comerciais em ritmo cada vez maior, como resultado do desenvolvimento do capitalismo industrial, o pacto colonial entre Brasil e Portugal impedia que a Colônia negociasse a compra e a venda de produtos com qualquer outro país que não fosse a metrópole. Os representantes da classe dominante, principalmente os da aristocracia agrária, passaram a defender o fim do monopólio comercial, pois queriam ver a expansão de seus lucros. Ao mesmo tempo, chegavam ao Brasil as notícias da Independência dos Estados Unidos (1776) e os ideais iluministas, que defendiam o fim das monarquias absolutistas e das colônias. Tudo isso favoreceu o surgimento de movimentos emancipacionistas. Se, em Minas Gerais, foi a elite econômica que se rebelou, na Bahia foram as classes populares. Já em Pernambuco, os rebeldes conseguiram independência por dois meses. Todos esses movimentos enfraqueceram o regime colonial e favoreceram a Proclamação da Independência, em 1822.

Brasil concede privilégios aos ingleses
O Brasil herdou de Portugal as relações com a Inglaterra, que chegou ao final do século XVIII como uma das principais potências econômicas do mundo.O Bloqueio Continental, estabelecido pelos franceses em 1806 na disputa pela liderança européia, forçou a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, sob proteção britânica. Os privilégios obtidos pela Inglaterra nesse momento se mantiveram após a Independência, em 1822, e permearam as relações entre as duas nações. Para ter sua Independência reconhecida, o Brasil pagou 2 milhões de libras esterlinas a Portugal, com dinheiro obtido de um empréstimo concedido pela Inglaterra. A busca de capitais para desenvolver a economia a partir de então fez essa dívida crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário