terça-feira, 18 de maio de 2010

futebol









































Na Grécia Antiga havia um jogo em que se utilizavam bexigas de animais cheias de ar como bola. Em Roma, também. Com novas regras e novas técnicas, esses jogos acabaram na Inglaterra, onde originaram um dos mais importantes esportes do mundo.



Seleção brasileira de 1939

Treinamento de guerreiros


Seleção uruguaia, anfitriã da primeira Copa do Mundo organizada pela Fifa, em 1930.
Na China, dois séculos antes de Cristo, os guerreiros eram treinados com um jogo de bola com os pés. Na Grécia, era comum uma disputa chamada epyskiros, no qual dois grupos de atletas se esforçavam para levar uma bexiga de animal cheia de ar ou de areia até um ponto predefinido. Esse mesmo jogo tornou-se popular em Roma tempos depois, e recebeu o nome de harpastum. Na Europa da Idade Média, na cidade de Florença, um jogo muito praticado era o gioco del calcio, jogado por equipes de 27 jogadores e um campo dividido em duas partes. O objetivo era levar uma bola de couro cheia de ar até dois postes situados nas extremidades do campo.


Suíça e Alemanha na Copa da França, em 1938.
O jogo moderno


O futebol moderno surgiu na Inglaterra. Contam alguns historiadores que, em 1863, um grupo de amigos se reuniu para definir as regras do novo jogo. A conversa terminou em briga e daí veio o racha: um grupo criou o rúgbi e o outro, o futebol. Nos anos seguintes, o esporte se espalhou pela Europa e América Latina e, em 1904, sete países se uniram na criação da Fifa (Federação Internacional de Futebol Association): Bélgica, Dinamarca, França, Países Baixos, Espanha, Suécia e Suíça. O futebol conquistava o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário