sábado, 10 de abril de 2010

Cristiano Ronaldo x Messi ou Real Madrid x Barcelona? por Paulo Calçade

e

Os quatro gols de Lionel Messi no Arsenal, pela Uefa Champions League, criaram um confronto perigoso na “decisão” do Campeonato Espanhol, que acontece neste sábado.

Real Madrid x Barcelona (ESPN HD, a partir de 16h55) parece ter ficado em segundo plano, aos pés do argentino.

O clássico foi transformado na partida de um jogador espetacular contra uma instituição do tamanho do Real Madrid. Até Cristiano Ronaldo virou coadjuvante nessa história. Exagero.

O povo quer saber como parar Messi e quem vai marcá-lo. Mas esse grande jogo tem muito mais a oferecer.

O Real Madrid joga em casa e possui 12 vitórias consecutivas na competição. A última derrota na Liga aconteceu no dia 16 de janeiro, 1 a 0 para o Athletic, em Bilbao.

Os rivais deste sábado possuem o melhor aproveitamento da história do Campeonato Espanhol na 30ª. rodada. São 77 pontos, 85,55% de aproveitamento dos pontos disputados.

Os holofotes estão apontados para o argentino, mas o Real Madrid é o único time invicto em casa, com 100% de rendimento em 15 jogos, além de ter o melhor ataque.

Já o Barça, proprietário da melhor defesa, é o visitante mais indesejado, com a melhor pontuação fora de casa.

Se empatar ou vencer, o Barça terá a seu favor o primeiro e definitivo critério desempate: o confronto direto.

O Barcelona de Pep Guariola tem Messi e o melhor futebol coletivo do planeta, é um time de posse de bola, de troca de passes, da bola bem trabalhada. E que joga dentro e fora de casa da mesma forma.

O Real de Manuel Pellegrini ainda não alcançou um futebol coletivo compatível ao dinheiro investido em mais um projeto galático.

Kaká permanece fora da equipe, recuperando-se de pubalgia. Perto da Copa do Mundo, o jogador preocupa o Madrid e o Brasil.

Ibrahimovic e Abidal, contundidos, não enfrentam o Real Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário