domingo, 25 de abril de 2010

Um ano após 1ª final, Neymar cresce, ganha músculos e vira estrela


Esqueça a imagem daquele garotinho magricela, com sorriso metálico, que ia a pé à Vila Belmiro jogar bola pelo Santos. Em um ano, Neymar, 18 anos, o mais aclamado jogador deste Campeonato Paulista, sofreu transformações visíveis dentro e fora de campo e virou mania.

Há 364 dias, ele entrava em campo contra o badalado Corinthians do atacante Ronaldo na decisão do Estadual. Mas falhou. Neste domingo, às 16h, o jovem atacante inicia uma nova oportunidade de conquistar o Paulista, desta vez contra o Santo André, no Pacaembu, na primeira partida da decisão. A diferença é que, agora, Neymar ocupa o papel que foi do Fenômeno naquela final.

Ele cresceu dois centímetros, ganhou quatro quilos de músculos e, diz, está mais rápido e objetivo. De promessa, virou realidade. Agora o santista é a estrela do time, artilheiro da temporada com média de um gol por jogo e se transformou em um dos preferidos dos brasileiros para compor a seleção brasileira na Copa da África.

Os Meninos da Vila já passaram por todas as provas de maturidade até aqui. Venceram o Corinthians, derrotaram o São Paulo três vezes e mostraram força, seriedade e superação em momentos decisivos. Mas, especificamente para Neymar, conquistar o Estadual pode se tornar mais uma prova contundente de que é a principal revelação do futebol brasileiro dos últimos anos.

ANIVERSARIANTE, DORIVAL QUER GOLEADA

  • Divulgação/Santos FC

    Dia 25 de abril é dia da primeira partida final do Campeonato Paulista entre Santos e Santo André, e também aniversário de Dorival Júnior.

    O treinador completa 48 anos, e espera receber de presente uma goleada santista no Pacaembu.

E o sucesso do atleta santista dentro dos gramados refletiu diretamente fora dele. A própria reportagem atestou isso. Em março do ano passado, a reportagem esteve com o garoto em sua casa. Ele e sua família moravam a 100 metros da Vila. Hoje, residem em casa mais espaçosa em outro canto da cidade. Neymar ganhou um carro dele mesmo, com o aval do pai-patrão, que, ao contrário de 2009, agora o deixa usar brincos e correntes em entrevistas.

"Minha vida está mais corrida fora de campo", disse o jogador, que viu aumentar tanto seu salário quanto sua multa rescisória, em nova entrevista exclusiva à Folha de S.Paulo, em meio à preparação para o jogo deste domingo.

Diferentemente da entrevista do ano passado, desta vez o encontro foi marcado com antecedência maior, foi mais corrido e aconteceu no clube. Neymar surgiu ostentando um enorme colar de ouro com suas iniciais, mostrou mais ginga e cadência e respostas mais condizentes com o padrão boleiro. Não é mais tão tímido, e aqueles seus traços de criança começam a desaparecer.

"Tudo mudou. Meu estilo de jogar, minha forma física, o raciocínio. Estou mais experiente", disse o atacante, que mostra confiança quando o assunto é a pressão de jogar uma Copa ou atuar no exterior. "A bola lá fora também é redonda." Uma comparação tão simples quanto, para ele, fazer

Um comentário: