sábado, 17 de abril de 2010

fique esperto estudande,como fazer um trabalho,por Dom Bosco

Preparativos iniciais


Antes de se municiar com enciclopédias e livros, é interessante saber quais aspectos do tema serão tratados. Um jeito de definir isso é fazer uma lista de todos os pontos possíveis de ser abordados. A partir daí,
é só selecionar os tópicos realmente importantes para desenvolver.

Cercar o tema

Todo assunto pode ser investigado por vários ângulos e, por maior que seja o esforço, não dá para abordar tudo de uma vez. Normalmente, quando os professores pedem um trabalho, eles já dão uma "cercada" no tema, para facilitar a vida dos alunos. Mas se isso não acontecer, não se desespere. Delimitar um tema de pesquisa não é um bicho-de-sete-cabeças. Para isso, comece listando no papel todos os pontos possíveis de ser abordados, já com as informações que você tem sobre o assunto. Depois escolha aqueles que realmente devem ser desenvolvidos. Esse é um exercício muito interessante, porque as questões levantadas servirão como um pré-roteiro na hora de encaminhar a pesquisa e, depois, de elaborar o texto.

Quer um exemplo?
Se o trabalho é sobre a região Sudeste, você pode começar listando os estados que integram a região. A partir daí, considerar semelhanças e diferenças entre cada estado nos aspectos econômico, social, político ou cultural. Quando falamos em economia, quais as principais atividades da região? Existe predominância rural ou urbana? Quais as maiores cidades? Como é a distribuição de renda? Se pensarmos nos aspectos sociais, qual é a escolaridade da população? E o acesso a museus, bibliotecas e outros bens culturais? Como estão as taxas de natalidade e de mortalidade e o que isso representa?
Esse primeiro levantamento de questões deve ser o mais amplo possível, para depois ser reduzido a aspectos realmente fundamentais, que serão pesquisados em profundidade.


Reunir informações


Com o tema delimitado, é hora de arregaçar as mangas e recolher informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar, como manuais didáticos, enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na internet. Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Aí vem o momento de pânico: como ler tudo isso? Não perca tempo! Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e comece a destrinchá-las.


Dica importante!
Para trabalhar com material encontrado na internet, imprima ou faça download dos textos que parecerem realmente úteis. Dessa forma, você não precisa ficar muito tempo conectado a seu provedor.

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