quinta-feira, 15 de julho de 2010

Palmeiras reestreia nova casa contra domínio histórico do Santos no Pacaembu

É bom o Palmeiras se acostumar depressa à sua nova casa. Porque se depender do desempenho contra o Santos no Pacaembu, os comandados de Luiz Felipe Scolari terão dificuldades no duelo das 21h desta quinta-feira. Apesar de possuir um retrospecto geral de sucessos no estádio, o time alviverde entra em campo com o desafio de superar o domínio histórico do adversário no local.

Ao todo, o Palmeiras possui mais de 1600 partidas e quase quatro mil gols no Pacaembu. Não só isso, como o clube tem o status de ser o que mais conquistou títulos no estádio: 25 no total.

O problema é que esta máxima está longe de ser verdadeira se forem analisadas apenas as partidas contra o Santos. As duas equipes já travaram 74 duelos no estádio Paulo Machado de Carvalho, e o time da Baixada ficou com a vitória em 27 oportunidades contra 24 do Palmeiras e outros 23 empates.

Na verdade, a equipe alviverde leva a melhor no retrospecto geral contra o rival alvinegro. Além disso, o clube do Palestra Itália é o único que tem vantagem sobre o Santos até mesmo nos jogos disputados na Vila Belmiro. Mas agora o Palmeiras terá que resgatar esse domínio para quebrar a vantagem do time da Baixada no estádio municipal.

"O Pacaembu precisa ser a nossa nova casa. A torcida tem de comparecer como comparecia no Palestra. A distância entre um estádio e outro é bem pequena. Precisamos voltar a vencer por lá”, comentou o goleiro Marcos, lembrando da derrota para o Flamengo no estádio antes da Copa.

Apesar de ter vencido o Santos no único clássico entre as duas equipes do ano, o Palmeiras não sabe o que é derrotar o arquirrival no Pacaembu há um bom tempo. Desde março de 1994, Verdão não bate o clube praiano no estádio. Na ocasião, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo levou a melhor com uma goleada por 4 a 1.

Se não bastasse o tabu, o Palmeiras terá que superar o bom retrospecto do Santos no estádio em 2010. O time de Dorival Júnior já soma quatro triunfos e duas derrotas no local, sendo que uma delas ainda rendeu o título paulista à equipe (vitória do Santo André por 3 a 2 na final).

Agora, a missão da equipe alvinegra será manter a arrancada no Pacaembu após a parada da Copa do Mundo. “Não sei se o nosso ritmo pode ser o mesmo do primeiro semestre. Mas com o passar do tempo podemos alcançar a mesma condição em razão do trabalho desenvolvido na intertemporada”, ponderou Dorival Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário