terça-feira, 13 de julho de 2010

Rotary-consciencialização rotária

CONSCIENCIALIZAÇÃO ROTÁRIA

Rotary propõe para o mês de Janeiro, mais do que a consciencialização, uma larga oportunidade de reflexão.

A melhor forma de reflectir será perguntar a cada um de nós “por que estamos em Rotary?”. Se formos capazes de encontrar uma definição plausível para este porquê, então pensamos valer a pena aproveitar as múltiplas vertentes que Rotary disponibiliza para a nossa reflexão.

Estamos em Rotary, porque alguém nos convidou e nós aceitamos. Esta foi a condição básica. Infelizmente muitos são os Rotários que se ficam por aqui. Embora possuidores da melhor boa-vontade, acreditam estar servindo suficientemente os seus clubes unicamente porque frequentam com alguma assiduidade as reuniões semanais e de almoços ou jantares.

Disseram-lhes que um dos principais objectivos era a aproximação entre os homens e mulheres, o companheirismo e o Servir, mas acabam por concluir que estão a cumprir o seu dever de Rotários apenas com a sua presença.

Em princípio, foram escolhidos por gozarem de boa reputação nas suas ocupações profissionais e possuírem índole comunicativa, em suma poderem trazer para o movimento a sua experiência e capacidade de liderança. Mas uma vez aqui chegados, “não têm tempo”. Frase que se escuta com inúmera frequência.

Ser Rotário significa assumir um sério compromisso em termos de tempo e energia, assistir às reuniões semanais do Clube ou recuperar em qualquer outro, de modo a ter um mínimo de 60% de assiduidade. Ser Rotário é porém bastante mais. Exige participar activamente nos projectos do Clube, através das respectivas Comissões de Serviço e através delas adquirir os conhecimentos e a perseverança com os quais possa vir a servir num maior compromisso como o de Presidente.

Ser Rotário é saber enriquecer a vida dos outros e ao mesmo tempo descobrir o Mundo gratificante da Prestação de Serviços.

Ser Rotário é também pertencer à maior Associação Mundial de amigos, é usar na lapela um emblema que o distingue em qualquer parte do Mundo. É poder participar nas reuniões de mais de 33.000 Clubes.

Ser Rotário é, indiferente à língua, à raça ou ao credo, ajudar pelo mesmo ideal, transpondo barreiras, a contribuir para a aproximação dos povos e a Paz entre as Nações.

Rotary existirá enquanto o Mundo dele necessitar. Rotary existirá enquanto existirem Homens e Mulheres de Boa Vontade, empenhados em servir o próximo.

“Continuaremos a reflectir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário