COMPANHEIRO PAUL HARRIS
Quando em Janeiro de 1947 faleceu Paul Harris, surgiram na Rotary Foundation generosas contribuições que vieram fornecer um forte apoio à concessão de Bolsas Educacionais Pós-Graduação. Todavia, só dez anos depois, em 1957, nasceu a ideia de criar o Título COMPANHEIRO PAUL HARRIS, concedido a quem efectue uma doação de uma quantia equivalente a 1.000 doláres. Este projecto a partir dos anos 70, ganhou elevada popularidade.
A Medalha de Companheiro PAUL HARRIS, o distintivo de lapela e o Diploma, tornaram-se, assim, símbolos de um substancial compromisso financeiro, assumido pelos Rotários e seus amigos em todo o Mundo para com a Fundação Rotária de Rotary International.
Um distintivo especial de lapela é dado aos COMPANHEIROS PAUL HARRIS quando estes fazem doações de 1.000 dólares, à Fundação. Esse distintivo recebe uma Safira por cada 1.000 dólares, doado a mais pelo então já Companheiro Paul Harris até prefazer um total de 5.000 dólares = 5 Safiras.
O Título de COMPANHEIRO PAUL HARRIS, pode ser concedido a Rotários ou pessoas não Rotárias, que queiram fazer doações à Fundação com esse fim.
Existe ainda outro Título, o de Contribuinte Paul Harris, que é outorgado ao indivíduo que doou ou em cujo nome foi feita uma doação no valor de 100 dólares, ficando entretanto explícita a obrigação de fazer adicionais contribuições anuais, até perfazer a quantia de 1.000 dólares., obtendo então o título de COMPANHEIRO PAUL HARRIS.
Existem mais de 500.000 COMPANHEIROS PAUL HARRIS e cerca de 170.000 Contribuintes. As doações efectuadas constituem assim parte do capital com o qual a Rotary Foundation executa os seus programas anuais e objectivos.
Cabe-nos aqui prestar homenagem a quantos contribuíram, certos de que as suas contribuições foram creditados aos seu Clube.
“O Emblema do Rotary Distingue-o. Use-o Diariamente”
Nenhum comentário:
Postar um comentário