terça-feira, 13 de julho de 2010

Rotary-Serviço profissional

Serviços Profissionais. O berço do Rotary. A Avenida de Serviços Profissionais, como a conhecemos hoje, recebeu essa designação em 1927, na Convenção de Oostende, Bélgica, substituindo “Métodos de Negócios”, uma comissão organizada no Rotary de Chicago, no seu terceiro ano de vida, e presidida por Arthur Frederick Sheldon. Sheldon era um especialista em “relações comerciais”, pois era fundador de uma escola de vendedores, e estava apto a ajudar os seus companheiros Rotários a entender com clareza que os negócios poderiam ser considerados como um meio para servir à sociedade. É de Sheldon o lema: Mais se beneficia quem melhor serve”.

Herbert J. Taylor
Desde os primórdios, a ética nos negócios foi e é uma constante nas nossas publicações, palestras e seminários. Mas foi em 1930, que um jovem rotario e homem de negócios, nos Estados Unidos, no meio da Grande Depressão, introduziram um método simples de quatro perguntas conhecido como a

“Prova Quádrupla”. “Esta Prova foi criada para analisar a equidade das transacções comerciais. Porém, a partir daquela data, muitos Rotários a têm utilizado como uma escala prática para medir a verdade, a equidade, a boa vontade e a decência nos seus negócios, na comunidade e nos seus afazeres pessoais”. Herbert J.Taylor, autor da Prova Quadrupla, que legou os direitos autorais ao Rotary International, quando assumiu a presidência no ano 1954-55.

O Trabalho e o Servir
“Servir Através da Profissão”

é um lema bastante conhecido e divulgado, pois sendo o Objectivo do Rotary ;

“estimular e fomentar o Ideal de Servir,”

encontramos na actividade profissional o lugar ideal para sua aplicação.

Galeno dizia que:

“o trabalho é o remédio da natureza e essencial à felicidade do homem”.

Esse trabalho conjugado com o Servir, transformará a nossa actividade em algo muito importante, pois estaremos a dar algo mais, além do serviço prestado.


Nessa Avenida, o rotario pode fazer despertar na juventude ainda indecisa quanto ao futuro profissional, as Vocações Profissionais. Muitos clubes mantêm convénios com escolas para que os seus sócios falem sobre as suas profissões, despertando grande interesse entre os jovens. Nos Estados Unidos, os clubes criaram o programa (Sombra). Os jovens passam o dia a acompanhar os profissionais nas suas actividades, como verdadeiras sombras, tomam conhecimento do dia-a-dia daquelas actividades, esclarecendo e despertando para as suas vocações.

A actual legislação Rotária facilita a admissão de sócios com as mesmas classificações, mas é muito saudável a diversificação:

É como um jardim com grande variedade de flores, porém harmónicas entre si. Nos tempos bíblicos, havia menos de 100 classificações profissionais; hoje, registadas no Ministério do Trabalho como “ocupações profissionais”, temos 2.356 actividades. Muitos clubes dizem encontrar dificuldades para descobrir novos sócios com novas profissões, mas uma olhadela nas Páginas Amarelas da lista telefónica, revelará surpresas agradáveis.

Desafio do futuro
Ao ultrapassar o seu primeiro centenário, Rotary enfrenta o constante desafio do futuro:
“O espírito Rotario foi excelentemente descrito pelos fundadores, mas todas as suas metas e engrenagens devem funcionar hoje em dia num mundo completamente diferente”.

Estas palavras foram pronunciadas por um participante de uma pesquisa sobre Serviços Profissionais. Há verdade nela, o mundo de hoje não é o mesmo dos tempos da sua fundação, mas o princípio continua o mesmo:

”Cada rotario é um elo de ligação entre o idealismo do Rotary e o seu negócio ou profissão”."São palavras de Paul Harris, na sua autobiografia,"

“My Road to Rotary”.

Se a Avenida de Serviços Profissionais foi a nascente do Rotary, hoje ela é o leito que recebe homens e mulheres, formando extraordinária corrente de pessoas desejosas de tornar, através do Rotary, este planeta num mundo melhor.Assim, companheiros, muita atenção ao apresentar-se nas Reuniões Rotárias. “Cada Rotário é detentor duma Profissão e não de duas”.Frequentemente vemos companheiros a fazer a sua apresentação:F… Engenharia, Ensino; Automóveis distribuição, Serviços Sociais; Diácono, Ensino Secundário; Combustíveis, Serviços Sociais; Construção Civil, Comércio a retalho; Pronto-a-vestir de Madeira, Serviços Funerários etc.“Cada Sócio do Clube tem uma e não duas classificações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário