terça-feira, 13 de julho de 2010

Rotary-fundação rotaria portuguesa

Fundação Rotária Portuguesa

A Fundação Rotária Portuguesa, foi criada em 19 de Maio de 1958, com a aprovação dos seus estatutos durante a 12ª Conferência do Distrito realizada na CURIA, sendo então Governador o Companheiro Bernardo Mendes de Almeida do Rotary Club de Lisboa.

Nasceu oficialmente a 30 de Janeiro de 1959, por despacho do Ministro da Saúde e Assistência, mas a sua acção só se iniciou com a primeira reunião do seu Conselho de Administração em 19 de Abril de 1959, presidida pelo seu 1º Presidente Companheiro José dos Santos Pardal do Rotary Club de Braga.

A Fundação Rotária Portuguesa, é a maior expressão de solidariedade do Movimento Rotário Português.

A Fundação é de carácter perpétuo e do comprometimento pela vontade e Solidariedade de todos os Clubes Rotários Portugueses, visando servir no campo Educacional e vocacional. Possibilita aos Jovens Portugueses carenciados, BOLSAS DE ESTUDO, PRÉMIOS ESCOLARES e SUBSÍDIOS para (material escolar, transportes, etc.). Assim, os estudantes que não possuam recursos económicos suficientes para prosseguirem os seus estudos, e que estejam habilitados comos seus exames de admissão ou classificações mínimas indispensáveis aos respectivos cursos, podem recorrer das bolsas.

As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de Junho de cada ano, através de um Rotary Clube. São condições preferenciais e selecção ter melhor aproveitamento escolar e menor rendimento per capita do agregado familiar.

As receitas da Fundação, são constituídas pela quota mensal de todos os Rotários, pelos rendimentos de capitais próprios, por doações de rotários e particulares, constituição de capital por particulares ou empresas, destinado a prémios de Bolsas patrocinadas e contribuições de subscritores de mérito.

A Fundação Rotária Portuguesa foi agraciada em 17 de Abril de 1988 com o Título de Membro Honorário da Ordem de Mérito por Sua Exª. o Senhor Presidente da República, entregue na Sessão Comemorativa do 40º Aniversário, realizada no Casino da Figueira da Foz pelas mãos do Senhor Ministro da Educação.

“ Só a Bondade Enche a Alma”

Nenhum comentário:

Postar um comentário