terça-feira, 13 de julho de 2010

Rotary-ige

IGE – Intercâmbio de Grupos de Estudo

Outro Programa da Fundação Rotária que tem tido grande êxito na promoção da compreensão Mundial, é o Intercâmbio de Grupos de estudo, criado em 1965.

O programa consiste em efectuar, anualmente, a troca de grupos entre cada dois Distritos. Os candidatos de ambos os sexos, que não podem ser Rotários, devem ter entre 25 e 40 anos, e destacarem-se em negócios ou profissões nas suas Comunidades.

Devem igualmemte, ter boa apresentação, falar fluentemente, conhecer bem a sua profissão, e um mínimo de 2 anos de experiência profissional, além de bem identificados com Rotary.

Uma vez seleccionados em cada Distrito, são constituídos em equipas de 4 elementos, acompanhados por um Rotário, “Equipa Leader”. O grupo permanece normalmente cerca de 4 a seis semanas no outro Pais, durante o qual conhecem as realidades económicas e culturais da região que os recebe, visitando empresas, escolas, fábricas, escritórios de profissionais liberais, departamentos governamentais, etc. Nesta permanência é dado primordial relevo à consolidação de laços de amizade, que contribuem para aproximar os povos e consolidar a Paz Mundial. Este emparceiramento entre duas regiões (Distritos Rotários) de dois países, processa-se normalmente em simultâneo.

A Rotary Foundation paga as despesas de transporte entre os Distritos em intercâmbio. A alimentação, alojamento e viagens locais, são suportados pelos Clubes anfitriões.

Os resultados obtidos com este programa, recolhidos ao longo e vários anos, têm tido elevado sucesso, demonstrando que o IGE-Intercâmbio de Grupos de Estudo é um excepcional promotor da compreensão Mundial.

Portugal, há alguns anos que vem participando neste programa de “Embaixadores de Boa Vontade”, tendo promovido intercâmbio com vários países.

A Humanidade É uma Só. Criemos Pontes de Amizade em todo o Mundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário